Velocidade de acesso a uma aplicação web

Saudações pessoal.

Mais uma vez estou precisando da ajuda dos amigos do forum ´tirar uma dúvida e trocar umas idéias.

Eu tenho uma aplicação web rodando na minha máquina usando o JBoss.
Há bastante tempo eu venho quebrando a cabeça pensando em uma forma de fazer a aplicação responder mais rápido quando alguem acessa o sistema pela internet. Nas aplicações que rodam na minha máquina, todas demoram muito para carregar a página inicial e as outras telas e relatórios do sistema. Chega a levar 20 segundos para carregar uma página. Absurdo!

Primeiramente, eu desconfiei da minha conexão pois uso Velox e a banda de upload poderia estar fraca.
Depois desconfiei que poderia ser o uso da porta 8080 e troquei para 80. Não adiantou nada.

Eu percebi então que ao acessar o meu servidor pela internet, e acessando apenas as aplicações de administração do JBoss, a velocidade de resposta é satisfatória e rápida!!
EX: http://endereco = Rápido
http://endereco/minhaapp = Muito Lento

Ai é que esta a questão: O que as aplicações de administração do JBoss tem que as torna rápida e as minhas lentas???

Se alguem tiver alguma idéia do que possa estar acontecendo eu agradeço muito as dicas.

Obrigado pessoal. Abração!

Tente verificar como sua página é montada pelo browser fazendo testes de stress e testes de “code” para saber se o CSS está montando corretamente, também quem usa ajax tem que verificar, pois muitas vezes o desenvolvedor inexperiente pensa que faz o ajax correto na intranet(localhost) mas não se lembra de deixá-lo apropriado para um acesso externo extranet (Internet).
Também tente verificar as imagens que sua aplicação contém dentro dela, pois muitas vezes essas imagens são inapropriadas para o acesso web (Existe um padrão que não me recordo agora, tipo .jpeg, .png que podem ser usados em aplicações web).
Verifique seu anti-vírus, pois alguns tem um “troço” que verifica a incidência de acesso malicioso (anti-spyware, linkScanner) fazendo com que ele verifique antes de abrir, trazendo uma sensação de que a página está lenta.

é isso, verifique esses pontos, pois seria a primeira coisa que eu verificaria.

[]'s e boa sorte.

Blz Diego!

Rapaz, obrigado pelas dicas.
Quanto ao uso de imagens e montagem do CSS, acho que não deve ser o problema pois eu construí páginas extremamente simples justamente para carregar rápido.
Quanto ao anti-virus também não deve ser porque a aplicação esta rodando em uma máquina Linux CENTOS 5.2 e não esta com anti-virus.

Agora você me clareou as idéias quando falou de AJAX. Eu estou usando os frameworks struts2 e Tiles para mvc. O uso destes frameworks pode estar sobrecarregando a quantidade de arquivos e contúdos enviados para o cliente a cada requisição.

Vou construir uma aplicação simples sem o uso destes frameworks e ver se vai ter alguma diferença.

Amanhã eu falo o resultado.

Valeu mesmo!

vi algumas dicas que falam muito sobre o hard, que deve ter memoria e outros componentes
mais robusto…

de acordo,
nao esquece tambem de verificar os arquivos em flash, se conter !!!
ou alguma imagem muito grande …

batistoni

Acho que para ajudar a galera lhe ajudar vc deveria falar mais sobre esta sua página:

  1. É apenas html?
  2. É JSP?
  3. Tem servlet envolvido?
  4. Qual é o fluxo desta página?
  5. Tem acesso a banco de dados envolvido com esta página?
  6. É lento apenas na primeira vez?
  7. Você faz os testes no mesmo browser (inclusive versão)?
  8. Os testes são feitos na mesma rede e máquina?
  9. Os teste são feitos no mesmo horário? (Pode haver processos agendados para o momento)

flws

Tudo bem fantomas?

Eu consegui descobrir onde era o gargalo da aplicação.

Mas eu vou explicar como é a aplicação com muito gosto.
A aplicação é bem simples: Um cadastro e consulta de pesquisas.
Ha bastante tempo eu sou adepto do famework Struts e esta é a primeira aplicação que fiz com o Struts2.
Bom então o sistema usa mais JSPs. Não tem nenhuma página de html puro.
O sistema usa um banco Postgres e camada de persistência com o framework Hibernate.
O sistema esta lento em qualquer situação. Eu fiz teste usando várias máquinas diferentes, em várias redes diferentes, em vários horários e em browsers diferentes.
Ai joguei a toalha e pedi ajuda aos amigos do forum.

O gargalo todo esta no uso de AJAX com o Struts2. Especificamente a biblioteca DOJO.js.
Quando se usa o thema ajax do Struts2 em um jsp, a cada requisição muitos arquivos são carregados primeiro pelo cliente. Isso deixa o acesso extremamente lento.
O recurso thema ajax é uma mão na roda pois simplifica a codificação e aumenta a usabilidade, agora percebí que deve ser usado com moderação.
Eu lí em alguns foruns que a biblioteca dojo já evoluiu bastante e a versão atual esta mais eficiente.

Eu já realizei alguns testes após remover o thema ajax de uma página e a resposta foi muito boa. Perfeita pra mim.

Finalizando, terei que rever todas as interfaces do meu sitema retirando o uso do thema ajax dos cadastros, ou só usar em último caso pois este é o gargalo da minha aplicação.
Apesar disso continuo firme e forte usando o Struts2.

Muito obrigado a Todos.
Abração!

isso serve de experiencia, e de informações muito preciosas …

É isso ai garoto, parabéns pelo esforço.

Obrigado por incluir seu depoimento no forum, outros poderão precisar dele.

Bem vindo ao forum!

:smiley: :smiley: :smiley: