Tenho uma máquina com windows vista e outra com ubuntu linux.
Ao baixar um arquivo, no Windows Vista a taxa de download fica somente em 145 Kb/s
Baixando o mesmo arquivo no Ubuntu, a taxa de download fica normal, em 246 Kb/s
O Windows “naturalmente” não consegue usar toda a minha conexão com a internet ou tá tendo algum problema?
Uma coisa que provavelmente devem ter solicitado à Microsoft é que voluntariamente o Internet Explorer não usasse toda a banda disponível.
É por isso que existem esses tais “download accelerators”, que usam várias conexões ao mesmo servidor e outros truques, para usar o máximo de banda disponível.
[quote=thingol]“Baixar” um arquivo quer dizer baixá-lo com o Internet Explorer no primeiro caso e com o Download Manager ou DownThemAll! do Firefox no segundo caso?
Ou, usando o mesmo método de baixar o arquivo nos dois sistemas operacionais, os resultados são realmente diferentes?
Se for usado o mesmo método, veja se o problema no Windows não está relacionado a MTU ou coisa parecida. (Por favor, procure…)
[/quote]
Estou fazendo o download de um arquivo de 40 MB. Não estou usando nenhum gerenciador de download nos dois testes.
Fiz o teste usando o Windows Vista. No caso do Windows Vista, tanto no IE7 quanto no Firefox, a conexão ficava em 145 KB/s. (anormal)
No Linux, usando o Firefox (claro), a taxa de transferencia estava em 245 KB/s. (taxa normal)
Iniciar/Execultar/ gpedit.msc
Configuração do computador > Modelos Administrativos > Rede
Selecione, na janela esquerda, ?Agendador de pacotes QoS?
Na janela da direita, dê duplo-clique na em ?Limite de reserva de banda?.
Na aba Configuração, selecione Ativado. Na linha ?Limitar % da banda?, digite 0 OK… Painel de Controle > Conexões de Rede > botão direito na conexão existente, selecione Propriedades. Na aba Geral, habilite o Agendador de
Pacotes QoS (se já estiver habilitado, deixe como está). Reinicie o computador.
Obs: Se houver mais de um computador em rede, é preciso seguir os passos acima para todos. [/color]
[color=darkblue]Tudo é muito relativo, não sei se tenho o cacife necessário para responder, mas em certos aspectos o Linux com certeza realmente é superior [/color]
O Linux diferentemente do Windows, não consome toda a banda disponível. O que explica esta velocidade “extra”, tanto para download, assim como para upload.