Estudei o Use A Cabeça Java inteiro ano passado, junto com facul e trabalho. Desde janeiro, também com facul e trabalho, estudando o SCJP da Kathy Sierra.
Devo ter escrito centenas de classes pequenas pra testar tudo o possível.
Chegou no final já tava de saco cheio, fiz uns 10 simulados, aí fui fazer a prova essa semana.
Chegou lá a prova era mais fácil que os simulados do livro, mas não encorajo ninguém a ir acreditando nisso, porque tinham questões decisivas que cobravam muita coisa junta.
muita questão de subscrição, polimorfismo, escopo. Muitaa Pegadinha!
A preparação com o livro da Kathy Sierra é fundamental. Eu tirei 81%, mas eu poderia ter feito mais simulados e revisado mais. O pass score é 58%.
Tenho interesse em tirar, mas eu devia ter comprado o voucher quando a Sun dava aquele desconto pelo SAI.
Paguei mto barato no meu voucher de SCJP.
[]'s[/quote]
Hiram, depende do seu objetivo, no seu caso que tem a scjp só compensaria se você tivesse um voucher sobrando ou comprasse muito barato. Ela não trará muito retorno pra você no máximo ajuda no cv.
A prova é bem básica em consideração a SCJP, os pontos mais chatos você ja viu ao ler os 4 primeiros capilos do SCJP (K&B), de resto é mais suave, UML (diagrama de classe), O.O, e algumas perguntas bem superficiais sobre tecnologias client e server (JSP,JMS,RMI,EJB,JS coisas basicas sobre a função de cada).
Eu particularmente gostei de ter prestado essa certificação, principalmente pelo conteúdo diversificado e tals, acho que ela poderia ser mais dificil e tals, assim talvez teria mais credito na comunidade BR, mas caso é caso, te aconselharia a ir direto pra uma das demais, SCWCD/SCBCD/SCJD etc.
Resolvendo realizar mesmo esta prova, me manda uma MP, que compartilho algum material que ainda devo ter no PC.