Verificação de antivirus em anexos

3 respostas
D

Prezados,

Tenho uma aplicação java cliente/servidor que utliza toncat, struts e um banco mysql.

Em um de meus formulários existe a possibilidade do usuario anexar um arquivo( .doc, .sxw, txt, ou pdf ).Decidi armazenar esses arquivos em umbanco de dados usando o tipo BLOB.Até ai nenhum problema.

Mas surgiu a preocupação de serem anexados arquivos maliciosos contendo vírus.

gostaria de saber se já se depararam com essa questão , ou seja , ter que varrer o arquivo antes de armazená-lo no banco.

o antivirus trendMicro possui uma varredura em tempo real, acho que ate é usado pelo hotmail.mas será que ele identifica que estou enviando no form um arquivo ou apenas um monte de codigo.

Não sei se eu soube explicar bem mas é isso ai…

Desde já agradeço

Obrigado

3 Respostas

MarcioTavares

Nunca fiz um trabalho desse tipo, mas existem versões de antivírus próprias para servidores que provavelmente disponibilizam algum serviço próprio para esse fim, de onde vc obtém um serviço na rede (sei lá, como se fosse JNDI) e faz a verificação dos arquivos. Verifique a documentação do seu antivírus ou, se for cópia capitão gancho, dê uma olhada no site dos antivírus mais usados e converse com o seu cliente para, se for o caso, comprar uma cópia.

P

Para esses casos eu gravo somente a path no banco e deixo o arquivo em uma pasta determinada.
Com o aquivo na pasta posso disparar o antivirus tranquilamente, agora só é preciso verificar se o antivirus pode emitir uma resposta (tipo um log em txt, etc) para vc poder ler no Java e dentro do próprio programa tomar atitude para o caso de uma possível infecção.

MarcioTavares

Seria uma saída, mas eu imagino que versões servidoras de antivírus disponibilizam algum tipo de serviço justamente pra não ter que fazer esse trabalho na mão, como vc mostrou. É o caso de pesquisar.

Criado 15 de agosto de 2006
Ultima resposta 15 de ago. de 2006
Respostas 3
Participantes 3