Pessoal, tenho que fazer uma aplicação web onde o usuario ao requisitar um serviço ele deve digitar os caracteres mostrados dentro de uma figura, é aquele método de segurança contra ataques de robos que derrubam seu servidor com um monte de requisições, existe no site da receita federal, no chat do uol e outros. Pois então, queria saber se alguem sabe me indicar como seria a melhor forma de implementar este tipo de sistema, já ouvi falar que em php tem como fazer que a propria aplicação gere a figura, ou seja, eu nao precisaria te-la em arquivo, ela seria gerada em tempo de execução, alguem sabe se é possivel fazer da mesma forma utilizando java? Mesmo se nao for, qualquer palpite ajudará muito.
Obrigado a atenção de todos
Sim, é possível manipular imagens 2d com Java. Procure por essa API que encontrará exemplos de como gerar e distorcer imagens.
Um exemplo é o próprio Java2Demo que aparece no diretório demo\jfc\Java2D quando se instala o JDK. Lá tem aquele exemplo que pega algumas letras e as gira, inclina e achata. Clique no tab “Fonts” ou “Transforms” para poder ver um exemplo.
Agora, se você precisa fazer alguma transformação não-linear (como no site do mail.yahoo.com, que patenteou o processo), ou seja, com letras tortas mesmo (não somente inclinadas ou giradas), aí é um pouco mais complicado, mas acredito que não seja tão difícil assim.