Verificação generica se String é EBCDIC ou ASCII isEbcdic()

Pessoal;

Tenho uma aplicação que trabalha tanto com arquivos no formato ASCII quanto EBCDIC.
Ela já é capaz de fazer a conversão normalmente ; mas tenho que sempre separar pela regra de negócio qual tipo de arquivo estou lendo.

O fato é que em uma nova funcionalidade necessito de verificar o formato, de forma GENÉRICA.

Procurei bastante por alguma API onde teria algum método do tipo isEbcdic(String str) porem nao tive resultados satisfatórios.

1. BintypeDate : consigo ver que nesta API há um método que possa me satisfazer (“Convinience method to determine if the value of the input string is EBCDIC.”); mas qual jar para utiliza-la e/ou verificar sua implementação ?
  2. Properties.java : isEbcdic(BufferedInputStream in).
    Esta implementação não me serve. Os arquivos podem ser gigantescos; por isso é inviável um verificação completa do arquivo.

Alguem tem idéia de como implementar isto genericamente ?
Obrigado

keywords: verify verifying java isEbcdic ehEbcdic ebcdic ascii ansi metodo éEbcdic verificaEbcdic

hehe… se você descobrir alguma forma de descobrir ou te informarem por outro lugar, por favor deixe aqui como que isso está sendo feito… eu tenho uma aplicação aqui que trafega mensagens que poderia ser util saber isso, atualmente eu tenho fixo, o que vier de um determinado canal eu trato como sendo ebcdic, de outro como asc, de outro como big endian…

editando… dei uma pesquisada (mais mesmo por curiosidade, não preciso realmente fazer isso, só seria uma coisa legal… ^^), você chegou a ver a classe CharsetDecoder ??