Verificando sessão em JSP/Servlets

Bom dia pessoal. Estou dando uma fuçada aqui no jsp e fiquei com uma dúvida. Como eu sei que a sessão do cliente expirou? fui dar uma conferida nos métodos da HttpSession e não vi nada muito sugestivo.
Então analisei quais os métodos retornavam boolean (pensando em algo do tipo isSessaoAindaEstaOkOuNao hehehe) e vi a isNew();
pelo que eu entendi, ela retorna false quando “ainda não expirou” e true quando “expirou”, ou seja, true pq já é uma nova sessão. é isso mesmo?
eu posso usar isso pra validar as sessões ou tem um jeito melhor?

valeu!

O que seria “validar sessoes”?!

No momento em que voce dar um getSession(), voce ja tem uma sessao valida. O que pode acontecer eh essa sessao ter um ID diferente do ID anterior, caso o usuario tenha ficado muito tempo inativo no site ( mas sem sair dele, o que tambem forcaria a ter um ID de sessao novo )…

O isNew() vai te retornar true se, para aquele request, a sessao ainda nao tinha sido criada / nao estava associada com o ID dela…

Voce pode monitorar a criacao / destruicao de sessoes implementando um SessionListener. De uma procurada no forum sobre este assunto, pois ja teve uns topicos falando a respeito.

Rafael

brigado rapaz… era isso me eu keria confirmar… o lance da sessão…
SessionListener eu ja to usando…
quando a bagassa tiver funcionando eu peço pra vcs testarem pra mim…
[]s! e obrigado!