Verificando Usuário e Senha no Banco de dados

Pessoal, eu tenho uma tabela do banco de dados chamada Usuario, nela contém vários usuários e senhas. E eu preciso criar uma interface gráfica que quando o cliente digitar o nome do usuário e a senha ele vai pesquisar nessa tabela todos os usuários e senhas e localizar o usuário e a senha digitada!!!

Seŕa que alguém pode me ajudar !!!

Gostaria de saber como ficaria o código no Java pois:

Em uma condição normal ficaria:

if(usuario == “u”) && (senha==“s”)

Mas e com o banco de dados como fica

Ok… isso seria mais conhecido como Autenticação? ou Login? heheheheheh

esta ai o select

select 1 from usuario where login = ? and senha = ?

se retornar alguma coisa é que o usuario e senha estao batendo corretamente e se nao trouxer nada,
é pq não existe Login e Senha, o usuário passou login ou senha inválidos.

espero ter ajudado

Faz um select com um where de usuario e senha e ve se trás resultado. Com hibernate fica algo assim:

public Usuario carregaLogin(String usuario, String senha){ Session session = HibernateUtil.getSession(); Query q = session.createQuery("from Usuario u where u.usuario = :usuario and u.senha = :senha"); q.setParameter("usuario", usuario); q.setParameter("senha", senha); Usuario login = (Usuario) q.uniqueResult(); return login; }

Valeu pessoal

[quote=ferquirino]Faz um select com um where de usuario e senha e ve se trás resultado. Com hibernate fica algo assim:

public Usuario carregaLogin(String usuario, String senha){ Session session = HibernateUtil.getSession(); Query q = session.createQuery("from Usuario u where u.usuario = :usuario and u.senha = :senha"); q.setParameter("usuario", usuario); q.setParameter("senha", senha); Usuario login = (Usuario) q.uniqueResult(); return login; }[/quote]

mas aí não teria que fazer a verificação se retornou alguma coisa??
pode dar NullpointerException não ??

até mais! abraço

[quote=nandolup]Ok… isso seria mais conhecido como Autenticação? ou Login? heheheheheh

esta ai o select

select 1 from usuario where login = ? and senha = ?

se retornar alguma coisa é que o usuario e senha estao batendo corretamente e se nao trouxer nada,
é pq não existe Login e Senha, o usuário passou login ou senha inválidos.

espero ter ajudado

[/quote]

Obrigado. Serviu pra mim. :smiley: