Verificar inserção(BD) e msg de retorno

E ae galera,
beleza?

Tenho um projeto que faz inserções no banco de dados através de uma interface,ao salvar o objeto no banco eu queria fazer com que o sistema verificasse se foi inserido com sucesso e avisasse o usuário.Como faço isso?O hibernate tem alguma classe que faz essa verificação?Faço através de um Try-Catch?O que coloco no Try-Catch?
Valeuu!

vc pode usar Try/Catch…Try(salvou) Catch(nao salvou)…pronto !

simples e eficiente.

t+ e boa sorte

fernando,
mas através de que métodos eu vou verificar que realmente foi inserido?
o id do objeto é gerado automaticamente,não tenho como pesquisar por ele no banco para saber se foi inserido…essa é minha dúvida,não sei outra forma de verificar isso,pode me ajudar?
vlw pela atenção, cara!

faz um try catch mesmo, ai no final do try vc coloca o retorno e no catch o erro !

porém caso vc mesmo assim queira verificar se o dado está no banco adicione um select no banco após a inclusão e se a resposta nao for nula ai retorne o aviso de ok !’

ed: se nao me engano quando o hibernate salva o dado ele já inclui no objeto o id, ai é só usar ele !

ele realmente inclui o id no objeto antes de salvá-lo no banco,
então vou fazer a pesquisa pelo id que foi passado para objeto.
muito obrigado pela atenção galera,vcs são sempre muito prestativos!
vlw ae!

galera,tem algo errado

esse é o bloco do try-catch:

try{ new BateriaDAO().insere(bateriaBean); BateriaController bc = new BateriaController(); Bateria bateriaVerificadora = bc.RetornaCadastro(bateriaBean.getIdBateria()); if (bateriaVerificadora.getIdBateria()==bateriaBean.getIdBateria()){ JOptionPane.showMessageDialog(this, "Bateria inserida!"); } } catch(HibernateException exc){ JOptionPane.showMessageDialog(this, "Bateria não inserida!"); }

essa é a assinatura do método insere:

public void insere(Bateria bateria) throws HibernateException {código}

quando vou inserir o objeto no banco,se ele foi inserido normalmente a msg “Bateria inserida!” aparece,mas caso o objeto não seja inserido,não está aparecendo a msg que diz “Bateria não inserida!”,pq isso?