Verificar lista vazia

Olá pessoal, estou com o seguinte problema: Tenho um método que me retorna uma lista de string, e tenho outro método que faz a validação e salva os registros. São esses dois métodos:
Lista

public List<Carroceria> carrocerias(String descricao) { return carroceriaService.getCarroceriaWithDescricao(descricao); }
Salvar

[code]public void finishAddCarreta() {

Carreta cta = carretaService.getByDescricao(carreta.getDescricao(), carreta.getPlaca());

if (carreta.getCodigo() == null && cta != null) {
		FacesContext.getCurrentInstance().addMessage(null, new FacesMessage(FacesMessage.SEVERITY_ERROR, "Erro:", "Descrição ou Placa já cadastrada"));
	} else {
		carretaService.addCarreta(carreta);
		FacesContext.getCurrentInstance().addMessage(null, new FacesMessage(FacesMessage.SEVERITY_INFO, "Sucesso:", "Registro salvo com sucesso"));
	}
}[/code]

Como faço para verificar se aquele método de lista esta retornando uma lista vazia aqui no método salvar?

if(lista.size() == 0){
     System.out.println("Lista vazia!");
}else{
     System.out.println("Lista preenchida!");
}

vê te ajuda em alguma coisa.

Já tinha pensado em fazer assim, mas no meu pegaria o nome do método? Assim:

if(carrocerias.size() == 0){ System.out.println("Lista vazia!"); }else{ System.out.println("Lista preenchida!"); }
Nao da amigo…

List<Carroceria> carrocerias = this.carrocerias("descCarroceiria");

if ( carrocerias.isEmpty()){
    System.out.println("Lista vazia!"); 
}else{
    System.out.println("Lista preenchida!"); 
}

Faz o que o ErickMacedo fez, que dá certo.

Como nosso amigo ErickMacedo falou,
use o método isEmpty(), este método returna true se não houver elementos na lista.

Como havia dito em cima usa o metodo isEmpty().

Vou me explicar melhor. Tenho um p:autoComplete que quando clico nele aparece todas as carrocerias já cadastradas, mas o problema é quando eu digito nesse combo, ele me deixa digitar qualquer coisa lá, mesmo nao tendo cadastrado, entende?
Dai queria fazer uma validação pra isso nao acontecer.
XHTML

<p:autoComplete id="carroceria" value="#{carretaMBean.carreta.carroceria}" completeMethod="#{carretaMBean.carrocerias}" var="carroceria" itemValue="#{carroceria}" itemLabel="#{carroceria.descricao}" dropdown="true" converter="#{carretaMBean.converterCarroceria}"/>

Tenho que comparar o que eu digitei no combo com o que tem no banco. Como faço isso?

Cara, da um contains na sua lista passando o objeto carroceria e implementa o equals hashcode incluindo o campo descrição.
ou apenas recupera os e da um equals na sua descrição

Assim:

if(carrocerias.contains(getCarroceria())) { FacesContext.getCurrentInstance().addMessage(null, new FacesMessage(FacesMessage.SEVERITY_ERROR, "Erro:", "Preencha os campos corretamente"));
fazer o equals e hashcode do que?

O contains usa o equals para poder saber a condição de comparação que você deseja Ex: vc considera que uma carroceria é igual a outra pela sua descrição? ou pela sua placa? com o equals você define isto , desta forma sujiro quevocê estude esses dois métodos equals e hashcode.

(list.size() <1)

[removido]