Verificar se existe registro antes de inserir no bd

3 respostas
R

Galera como eu faço para verificar se já existe um registro com um codigo do cliente em um cadastro e se não houver ele gerar um automatico.

3 Respostas

saninaimayer
8             if(clienteTO.'select * from CODIGOCLI = ?'){      < ---------------------- aqui esta o erro   
9                 throw new Exception("Código Cliente já Existente");  
10             }

Cara dá uma olhada nessa linha 8. A condição do teu if está um pouco estranha. Se for isso mesmo que vc quis colocar tem como dá uma esplanada sobre?

t+.

R

Cara na verdade eu analisei minha pergunta novamente pois dessa forma que estou querendo ai vai ficar complicado pois cada vez que eu quiser inserir um cadastro novo tenho que ficar verificando se existe então gostaria de saber como eu posso fazer isso gerando um codigo de cliente automatico quando for inserir um novo cliente.

saninaimayer

Se o teu campo no banco de dados for um inteiro é só vc colocá-lo como auto incremento que dai a cada vez que vc inserir um novo registro ele gerará automaticamente um novo número sequencial. Por exemplo, se o último registro que você inseriou tem o código de cliente número 15 o próximo cliente será o número 16 e assim sucessivamente.

No SGDB MySQL é só vc marcar o campo como autoincrement, no postgresql que é o que uso atualmente é só vc colocar o campo com o tipo de dados Serial.

Flw, t+.

Criado 4 de setembro de 2008
Ultima resposta 4 de set. de 2008
Respostas 3
Participantes 2