Verificar se Programa "X" está em execução

Ola pessoal,

Não sou tão experiente em java, mas estou buscando me aperfeiçoar, creio que com a ajuda de vocês não será tao difícil.

Minha situação é a seguinte:
Gostaria de criar uma aplicação desktop (LAUnCHER) para passar algumas informações aos usuários e depois executar o “PROGRAMA X” através de um botão.
Acontece que eu preciso verificar se o “PROGRAMA Y” está e execução no computador, se este programa estiver sendo executado, minha aplicação não permite ao usuario executar o “PROGRAMA X”.

Com esse launcher, eu pretendo permitir que o usuário faça um login para “Liberar” a conta dele, e caso o launcher feche, ele encerre o “PROGRAMA X” e volte a “travar” a conta do usuário.

Não sei se fui muito claro nas minhas explicações, caso alguem não entenda, é so postar que eu tento explicar melhor.
Desde já agradeço a ajuda de todos.
Obrigado!

Você quer listar os processos em execução? Isso pode ser feito com algum comando do seu sistema operacional.

No Linux e Unix você tem o comando “ps”; no Windows, você precisa instalar algum programa (como o PSList do SysInternals, http://www.sysinternals.com ) ou o TaskList, que vem em algumas versões do Windows.

Ola thiagol, vlw pela resposta rapida…

Não sei se os processos em execução fariam o que eu preciso.
Não sei qual a melhor forma de verificar se determinado programa está sendo executado.
No caso do programa sugerido (PSList), todos meus clientes teriam que instala-lo?
Como eu implementaria isto em java? Se tiver algum exemplo ou tutorial ajudaria bastante.
Obrigado