Verificar se Radio está True ou False

Fala Galera estou com um problema aqui.

Tenho esse codigo que é são radios que irão mostrar os valores aonde o usuario pode escolher apenas um, porem esse valores vem do banco, conforme está no codigo.

try{

Unidade uni = new Unidade();  
    	ResultSet rsUnidade = uni.VisualizarUnidade();  

while(rsUnidade.next()){

%>
      <td height="28" bgcolor="#EFEFEF" class="style15"><div align="left">
          <input type="radio" name="radio" value="<%=rsUnidade.getString("ID")%>"  />
          <%=rsUnidade.getString("UNIDADE")%></div>

</td>
      <%
      }
      }catch(Exception r){
    	  r.printStackTrace();
      }%>

Quando clico no botão

<input name="Submit" type="submit" value="Adicionar Materiais" />

Eu queria que alem de ele me levar para a pagina JSP que processo os dados eu queria que ele verificasse se esse Radio está selecionado ou não, é Tipo uma verificação se nenhum estiver selecionado me manda uma mensagem se algum estiver selecionando ai ele passa reto.

Eu Consigo fazer com o radio estatico em JAVASCRIPT mas quando uso o radio para pegar os valores do Banco o mesmo Javascript não funciona.

<script language="JavaScript">

function checa(){

if(document.form1.radio.checked==false){
   alert("Selecione Uma Unidade!!!");
   return false;
   }

return true;
}

</script>

Será que alguem me Ajuda???

Ao inves de vc usar um botão rádio sem estar selecionado, por que vc não utiliza um check button?

Acho mais usual para o que vc que fazer.
Usando este checkbox, pode ser feita validação para saber se o botão foi selecionado ou não.

Veja se é isso que precisa:

Clicando no botão:

Abraço.

Mas Se eu usar o Checkbox não tem como eu definir apenas um valor, com o radio ele faz isso automatico, eu quero apenas um valor da minha lista de radio.

Se com o checkBox tiver como eu fazer isso ai resolvo meu problema!

Você está fazendo um while no banco e colocando os IDs no value dos seus botões radio só para ter os Ids nos Radios ?

Não poderia ser em um ?

Explique melhor…

kra eu sei verificar em javascript, serve?

só vc passar o nome do seu radio, que pelo que eu vi vai se chamar “radio”… :lol: , que ele vai retornar o valor do que está selecionado!!

function pegaValorRadio(nomeRadio) { var resposta = null; radio = document.getElementsByTagName("input"); for(i=0; i&lt;radio.length; i++) { if (radio[i].getAttribute("type") == "radio" && radio[i].getAttribute("name") == nomeRadio && radio[i].checked == true) { resposta = radio[i].value; } } return resposta; }>

Sim faço While e jogo os ids no value do radio, para que quando eu pegar os valores na outra pagina eu saber que tipo de produto o usuario escolheu, por isso estou usando o radio, o problema é que com o while eu não consigo fazer a verificação dos radios se estão ou não selecionado, pois quero clicar no botão e antes de passar para outra pagina ele verificar se algum radio está selecionado, se não ele retorna mensagem " Selecione uma Unidade (RAdio)"

Alguma ideia ??

Vc Precisa que mais de uma unidade seja passada para a outra página?
Ou apenas a Unidade que está selecionada?

Apenas a unidade que está selecionada!!!

OK.

Pode ser feito assim:

Ao inves de vc usar os rádios e validações, vc tira os rádios e transforma o nome das unidades em link e passa o ID pelo link montando a URL.

while(rsUnidade.next()){

<a href="sua_outra_pagina.jsp?idUnidade=<%=rsUnidade.getString(“ID”)%> "> <%=rsUnidade.getString(“UNIDADE”)%>

}

[quote=edu2306]OK.

Pode ser feito assim:

Ao inves de vc usar os rádios e validações, vc tira os rádios e transforma o nome das unidades em link e passa o ID pelo link montando a URL.

while(rsUnidade.next()){

<a href="sua_outra_pagina.jsp?idUnidade=<%=rsUnidade.getString(“ID”)%> "> <%=rsUnidade.getString(“UNIDADE”)%>

}[/quote]

Sim dessa Forma funcionaria, Porem o Motivo de eu ter escolhido o Radio é que eu preciso apenas selecionar a unidade, porque eu ainda tenho mais coisas para selecionar na pagina, depois de tudo escolhido ai que eu clico em um botão que ira chamar outra pagina aonde eu chamo a unidade para selecionar materiais da mesma unidade. Por Exemplo :

Escolha a Unidade : () A () B () C

Escolha o Material : [botão] no botão do produto que eu chamo a pagina aonde pela unidade ele tras todos os produtos da unidade.

Escolha os Acessorios : [botão] Aqui a mesma coisa.

A Unidade é a referencia de tudo quando irei escolher alguma coisa.

Por isso preciso que quando clicarem em algum botão preciso saber se alguma unidade foi selecionada se SIM passa para proxima pagina se não vem Mensagem ( “Escolha Unidade”)

Você tentou ver o método, em javaScript, que postei acima? Não resolve?

Ele retorna o valor do radio que está selecionado, se não tiver nenhum retorna null.

Estou com a mesma dúvida dele, porém, preciso do retorno em jsp.
Tenhos dois botões de rádio e preciso saber se A ou B está checado para tomar uma decisão.
Ex. botão A está checado por padrão mas depois não sei se o usuário trocou a opção.

Espero uma ajudinha, obrigado.

[quote=softlesk]Você tentou ver o método, em javaScript, que postei acima? Não resolve?

Ele retorna o valor do radio que está selecionado, se não tiver nenhum retorna null.[/quote]

Nõ estou conseguindo usar o metodo que vc enviou, será que estou chamando errado

&lt;input type="subbmit" value="Enviar" name="enviar" onclick="pegaValorRadio('radio')"&gt;

Da alguma msg de erro?

desta forma que vc está fazendo, vc não obtém o retorno.

Cria uma função JavaScript que valida seu formulario, e nesta função, vc chama esta que te passei, verifica em um if o valor retornado e toma uma decisão

Entendeu?