Versionamento de classes

Boa tarde.
Vocês conhecem alguma técnica para versionar classes?

Com esta informação disponível, seria necessário com algum executável ou classe que consiga acessar atl informação, mesmo que a classe desejada esteja com alguma exceção que não permita sua instanciação.

Grato.
Ederson.

Deixa eu ver se entendi…

Você quer manter um histórico de modificações de suas classes?! e ao mesmo tempo manter um controle por versões não é?

Olha… Não conheco técnica nenhuma, mas o CVS faz isso direitinho para você… versiona todas as tuas classes e mantém um histórico de todas as modificações.

Era essa a dúvida?!

8O
Abraços,

Blz…???

Apreveitando o assunto, onde eu poderia abaixar um CVS para Windows?

Valeu… :slight_smile:

Olá EltonK.

Não é exatamente isto que pretendo fazer.
Haverá sim o versionamento através de outra ferramenta, através do plugin VSS do Eclipse, mas este estará com um versionamento dele, com registros de controle internos.
A idéia seria se, existe alguma forma de criar uma assinatura da classe com a sua versão, e que fosse possível verificar qual é mesmo que esta esteja com problemas de exceção.
Cheguei a pensar que criaria um atributo para ela, mas caí nos casos de exceção e estou buscando uma nova alternativa. Estou analisando algumas informações e realizando alguns testes, se puder ajudar estarei grato.

Abraços.
Ederson.

Existe um mecanismo de versão embutido nas classes Java que é
usado na serialização de objetos. Ele só funciona para classes que implementam a interface Serializable. Se uma versão nova de uma classe tenta ler um objeto serializado da mesma classe, porém de uma versão antiga, é detonada uma exceção.
Esta identificação é gravada em cada objeto serializado através do identificador SUID, de 64 bits, que é salvo no campo serialVersionUID.
Este valor pode, em casos extremos, ser modificado pelo programador, combinando várias características da classe e aplicando o algoritmo SHA-1 do NIST.

Não sei se isso se aplica ao seu caso, em todo o caso…

Realmente está ficando um pouco sem lógica utilizar a serialização apenas para versionar uma classe e facilitar a visualização.
Vou ver se encontro uma saída mais tranquila.

Obrigado a todos.
Ederson

desculpa abrir o topico novamente, sei q ele ja eh antigo…mas tenho uma duvida sobre esse tal de serialVersionUID…o q ele eh e pra que serve??? pq o eclipse me da como warning que ta faltando essa tal variavel??? ela eh tao importante assim??? :oops: :oops: :oops: