Boa tarde.
Vocês conhecem alguma técnica para versionar classes?
Com esta informação disponível, seria necessário com algum executável ou classe que consiga acessar atl informação, mesmo que a classe desejada esteja com alguma exceção que não permita sua instanciação.
Existem dois tipos de versionamento de classes: um que garante que os contratos delas nao mudam, e outro que diz que o formato serializado delas vai continuar compativel (mas nao necessariamente o mesmo).
No primeiro caso, o pessoal do Eclipse achou um jeito bem interessante (nao muito elegante, mas simples): caso vc va fazer uma alteracao que estraga o contrato da classe, crie uma nova chamada NomeDaClasse2 (3, 4, 5…), e deixe a classe antiga deprecada, deixando uma mensagem do tipo “ei, voce esta olhando no lugar errado! Veja em Foo2!”.
Sobre o segundo (compatibilidade binaria, se eh que podemos chamar assim), de uma lida na especificacao do mecanismo de serializacao do Java. Acho que ele explica bem melhor do que eu poderia
Muito obrigado CV.
Estarei dando uma olhada no documento e informando a conclusão.
Grato.
Ederson
Luca
Olá
Será que entendi bem?
O CVS versiona as classes. Você pode montar seu aplicativo (.jar) usando as versões corretas de cada classe.
[]s
Luca
cv1
Pois eh, Luca… acho que vc viajou um pouquinho
Note esse trecho:
Acho meio dificil fazer isso no CVS
Mas a dica de usar um sistema de controle de versao para o codigo-fonte eh sempre valida, claro
E
Ederson_Soares
Bom dia a todos.
Realmente mantêr-se o versionamento do código fonte é sempre importante, mas na atual empresa onde estou prestando consultoria eles gostariam que fosse possível visualizar tal informação durante execução das classes.
Um exemplo apresentado seria, quando ocorre-se o erro em determinado ponto da aplicação, seriam apresentados nome de classe, método em que ocorreu a falha e a versão desta, para verificar se houve falha em versionamente antes de criar o pacote jar ou outros possíveis erros.
Estou dando uma estudada na serialização delas, assim que conseguir algo realmente interessante e que realmente faça valer a pena utilizar coloco para todos aqui.
Agradeço a atenção de todos e tenham um bom dia.
Ederson.
cv1
Leia com bastante carinho a parte da spec de serializacao que fala sobre o serialVersionUID - eu nao quero estragar a surpresa, mas eh exatamente disso que vc precisa