Versões do Java para certificações

Pessoal, desculpe postar isso aqui, mas não consegui encontrar um tópico que sanasse a minha dúvida. Eu quero tirar a certificação Java SCJP, certo? No tópico que tem alguns links sobre artigos, livros para estudo, etc aqui do fórum, vi que falam muito bem do livro Java 2: Certificação Sun: para Programador & Desenvolvedor Java 2, da Kathy Sierra. Porém, fiquei com uma dúvida: O Java não está na versão 6.0? Esse livro então não está um tanto desatualizado? Abraços…

O livro “Java 2” deve ser usado para a certificação 1.4 (que não é mais oferecida pela Sun).

Para Java 5 e 6, existe uma atualização do livro de Sierra e Bates.

Mas qual é a relação entre essas numerações? Java 2 - versão 1.4?? E tem uma atualização para a versão 1.5? Mas o que são essas versões 1.4 e 1.5?? E a versão 5 e 6 do java? São todas versões diferentes??

Java 1.5 = Java 5
Java 1.6 = Java 6

A prova mais atual é a da versão 6 do Java, que é o exame 310-065 da Sun. Esta é a mais atual e somente em inglês.

Porém a versão 5 da prova ainda está disponível e muitos optam por ela exatamente por causa do inglês. A versão 5 da prova é o exame 310-055 da Sun e está disponível também em português.

A Kathy Sierra tem os livros que abrangem ambas as versões da prova, tanto a da 5 como a da 6.

Esclarecido?

Quase lá, rs. Mas o livro em questão não muda o título certo? Continua sendo Java 2… Eles apenas atualizaram seu conteúdo, certo?

Essa numeração do Java dá bastante margem a confusões.

A primeira versão do Java (1.0) era bem tosca; a versão 1.1 foi a última que a Sun deixou a Microsoft fazer. Como essa versão era realmente muito tosca, então a Microsoft resolveu mexer um monte nela, e a Sun moveu um processo contra as modificações que a Microsoft fez.

A versão 1.2 do Java foi a primeira em que a Sun inventou a diferença entre Java Standard Edition e Java Enterprise Edition; a Sun fez isso e chamou essa versão, para efeitos mercadológicos, de Java 2.

As versões 1.3 e 1.4 também são chamadas de Java 2.

A versão 1.5 do Java é chamada de Java 5 (por efeitos mercadológicos também), assim como a versão 1.6 é chamada de Java 6.

Olha só, o livro que tenho chama-se: Certificação Sun para Programador Java 5. E embaixo ainda diz: Segunda Edição Revisada - que corrige erros e equivocos de tradução e outros da primeira versão.

E já tem disponível o com o título Certificação Sun para programador Java 6.

Então o que muda é só a versão do Java no final.

O livro em questão é este aqui:
http://www.temporeal.com.br/produtos.php?id=172379

Se ficou dúvida, posta aí…

A vs 1.4 ficou conhecida como vs 2, pois quando lançada a Sun nomeou as linhas do java em: j2se, j2ee e j2me. Porém este “2” queria indicar “para” e não a versão 2.
Em relação às versões 1.5 ser a 5 e a 1.6 ser a 6 … Isto é jogada de marketing… Li na época do Java 5 que este estava sendo lançado assim pois houve a necessidade de se versionar para 1.5, devido às várias mudanças na linguagem; como este negócio de 1.5, 1.6 não é interessante para “propagandear”, surge o Java 5, sem Java 3 e sem Java 4.

Hm… interessante. E o livro da Sierra abrange todas essas versões?

Cada um abrange sua própria versão.

O livro da versão 5 não cobre os objetivos que são específicos da versão 6.

Mas o livro da Sierra que eu encontrei é esse: Java 2: Certificação Sun: para Programador & Desenvolvedor Java 2

É o único que encontrei. Esse livro então não abrange as versões 1.5 e 1.6? Terei de procurar outros livros? É porque esse parece ser dos melhores, achava que esse autor tivesse revisado o livro e que também servisse para as versões atuais. Alguém tem esse livro e sabe se ele serve?

Desculpe, mas este eu não conheço.

O livro que a grande maioria do pessoal aqui do fórum utiliza para passar na prova foi este que te mencionei.

Ah sim, esse livro que você indicou é do mesmo autor. Bem, ele parece ser muito bom também. Obrigado pelos esclarecimentos. Espero ter sucesso para tirar a minha certificação pois estou atualmente buscando uma vaga no mercado como desenvolvedor e como moro no interior de São Paulo, não está nada fácil. Vlw!

Isso mesmo…

Boa sorte e bons estudos…

Uma última dúvida: Há o livro para o estudo da versão 1.5 e outro para a 1.6. Se eu comprar para a 1.6, estarei devidamente preparado para a 1.5 também? Abraços…

P.S.: Pelo jeito o pessoal reclama bastante da tradução do livro. Está tão ruim assim?

Isso. Comprando o livro da 6 você estará preparado mais do que o necessário para a versão 5 da prova.

Aliás, uma obs para você: A versão 5 e 6 da prova são praticamente identicas, tem uns 2 ou 3 assuntos novos que entram na versão 6 que não tem na 5.

Então:

• Se você estudar o livro da 6 estará super bem preparado.
  • Se estudar pelo livro da 5 estará igualmente preparado, precisando somente estudar uns 2 ou 3 assuntos rapidinhos por fora.

Muita gente tinha o livro da versão 5. Foi quando surgiu a versão 6 da prova. Então muita gente consegue, inclusive eu fiz isso, utilizar o livro da versão 5 para fazer a prova da 6, porque são poucos os assuntos novos que foram incluidos…

Isso aí.

Ok, muito obrigado!