Versões do Java para certificações

16 respostas
tiidle

Pessoal, desculpe postar isso aqui, mas não consegui encontrar um tópico que sanasse a minha dúvida. Eu quero tirar a certificação Java SCJP, certo? No tópico que tem alguns links sobre artigos, livros para estudo, etc aqui do fórum, vi que falam muito bem do livro Java 2: Certificação Sun: para Programador & Desenvolvedor Java 2, da Kathy Sierra. Porém, fiquei com uma dúvida: O Java não está na versão 6.0? Esse livro então não está um tanto desatualizado? Abraços…

16 Respostas

T

O livro “Java 2” deve ser usado para a certificação 1.4 (que não é mais oferecida pela Sun).

Para Java 5 e 6, existe uma atualização do livro de Sierra e Bates.

tiidle

Mas qual é a relação entre essas numerações? Java 2 - versão 1.4?? E tem uma atualização para a versão 1.5? Mas o que são essas versões 1.4 e 1.5?? E a versão 5 e 6 do java? São todas versões diferentes??

F

Java 1.5 = Java 5
Java 1.6 = Java 6

A prova mais atual é a da versão 6 do Java, que é o exame 310-065 da Sun. Esta é a mais atual e somente em inglês.

Porém a versão 5 da prova ainda está disponível e muitos optam por ela exatamente por causa do inglês. A versão 5 da prova é o exame 310-055 da Sun e está disponível também em português.

A Kathy Sierra tem os livros que abrangem ambas as versões da prova, tanto a da 5 como a da 6.

Esclarecido?

tiidle

Quase lá, rs. Mas o livro em questão não muda o título certo? Continua sendo Java 2… Eles apenas atualizaram seu conteúdo, certo?

T

Essa numeração do Java dá bastante margem a confusões.

A primeira versão do Java (1.0) era bem tosca; a versão 1.1 foi a última que a Sun deixou a Microsoft fazer. Como essa versão era realmente muito tosca, então a Microsoft resolveu mexer um monte nela, e a Sun moveu um processo contra as modificações que a Microsoft fez.

A versão 1.2 do Java foi a primeira em que a Sun inventou a diferença entre Java Standard Edition e Java Enterprise Edition; a Sun fez isso e chamou essa versão, para efeitos mercadológicos, de Java 2.

As versões 1.3 e 1.4 também são chamadas de Java 2.

A versão 1.5 do Java é chamada de Java 5 (por efeitos mercadológicos também), assim como a versão 1.6 é chamada de Java 6.

F

Olha só, o livro que tenho chama-se: Certificação Sun para Programador Java 5. E embaixo ainda diz: Segunda Edição Revisada - que corrige erros e equivocos de tradução e outros da primeira versão.

E já tem disponível o com o título Certificação Sun para programador Java 6.

Então o que muda é só a versão do Java no final.

O livro em questão é este aqui:
http://www.temporeal.com.br/produtos.php?id=172379

Se ficou dúvida, posta aí…

L

A vs 1.4 ficou conhecida como vs 2, pois quando lançada a Sun nomeou as linhas do java em: j2se, j2ee e j2me. Porém este “2” queria indicar “para” e não a versão 2.
Em relação às versões 1.5 ser a 5 e a 1.6 ser a 6 … Isto é jogada de marketing… Li na época do Java 5 que este estava sendo lançado assim pois houve a necessidade de se versionar para 1.5, devido às várias mudanças na linguagem; como este negócio de 1.5, 1.6 não é interessante para “propagandear”, surge o Java 5, sem Java 3 e sem Java 4.

tiidle

Hm… interessante. E o livro da Sierra abrange todas essas versões?

F

Cada um abrange sua própria versão.

O livro da versão 5 não cobre os objetivos que são específicos da versão 6.

tiidle

Mas o livro da Sierra que eu encontrei é esse: Java 2: Certificação Sun: para Programador & Desenvolvedor Java 2

É o único que encontrei. Esse livro então não abrange as versões 1.5 e 1.6? Terei de procurar outros livros? É porque esse parece ser dos melhores, achava que esse autor tivesse revisado o livro e que também servisse para as versões atuais. Alguém tem esse livro e sabe se ele serve?

F

Desculpe, mas este eu não conheço.

O livro que a grande maioria do pessoal aqui do fórum utiliza para passar na prova foi este que te mencionei.

tiidle

Ah sim, esse livro que você indicou é do mesmo autor. Bem, ele parece ser muito bom também. Obrigado pelos esclarecimentos. Espero ter sucesso para tirar a minha certificação pois estou atualmente buscando uma vaga no mercado como desenvolvedor e como moro no interior de São Paulo, não está nada fácil. Vlw!

F

Isso mesmo…

Boa sorte e bons estudos…

tiidle

Uma última dúvida: Há o livro para o estudo da versão 1.5 e outro para a 1.6. Se eu comprar para a 1.6, estarei devidamente preparado para a 1.5 também? Abraços…

P.S.: Pelo jeito o pessoal reclama bastante da tradução do livro. Está tão ruim assim?

F

Isso. Comprando o livro da 6 você estará preparado mais do que o necessário para a versão 5 da prova.

Aliás, uma obs para você: A versão 5 e 6 da prova são praticamente identicas, tem uns 2 ou 3 assuntos novos que entram na versão 6 que não tem na 5.

Então:

• Se você estudar o livro da 6 estará super bem preparado.
  • Se estudar pelo livro da 5 estará igualmente preparado, precisando somente estudar uns 2 ou 3 assuntos rapidinhos por fora.

Muita gente tinha o livro da versão 5. Foi quando surgiu a versão 6 da prova. Então muita gente consegue, inclusive eu fiz isso, utilizar o livro da versão 5 para fazer a prova da 6, porque são poucos os assuntos novos que foram incluidos…

Isso aí.

tiidle

Ok, muito obrigado!

Criado 30 de março de 2009
Ultima resposta 30 de mar. de 2009
Respostas 16
Participantes 4