Vetor de jCheckBox

ola,
to eu aqui colocando uma pergunda facinha de responde… pra quem ja sabe programa em java!!!
mas pra burriciante como eu ta complicado!!! e outra n encontrei nada parecido, so criando um componente novo meuArray[1] = new jCheckBox()… detalhe assim da erro tbm…

//////////////////////////cria vetor de checkbox... public static JCheckBox meuArray[]; /////////////////////////////////////////////////////// ///os componentes ja foram criados... jCheckBox1 = new javax.swing.JCheckBox(); jCheckBox2 = new javax.swing.JCheckBox(); jCheckBox3 = new javax.swing.JCheckBox(); jCheckBox4 = new javax.swing.JCheckBox(); jCheckBox5 = new javax.swing.JCheckBox(); jCheckBox6 = new javax.swing.JCheckBox(); jCheckBox7 = new javax.swing.JCheckBox(); jCheckBox8 = new javax.swing.JCheckBox();

e agora eu quero passar os checkbox para o vetor…

meuArray[1] = jCheckBox1; //n funciona
meuArray[1].add(jCheckBox1); //n funciona

poderiam me ajudar??

Vou me conter a apenas responder sua pergunta:

meuArray = new JCheckBox[8];

meuArray[0] = jCheckBox1;
...
meuArray[7] = jCheckBox8;

mas com certeza te digo que te como vc melhorar essa sua tela, sem criar esses componentes desse jeito.

cara

meuArray = newJCheckBox[8]; //da erro…

o correto n é

JCheckBox meuArray[] = new JCheckBox[8]; ///assim n da erro…

qual a forma correta de declerar um vetor em java??

mas vc nao se deu nem ao trabalho de separar o ‘new’ do ‘JCheckBox[8]’?

ctrl+c - ctrl+v só não resolve :wink:

cara a n ser q tenha algum problema com o netbeans!!!

meuArray = new JCheckBox[8]; /// da erro…

o espaço eu coloquei sim…

Estou supondo que vc ja declarou o array anteriormente certo?

public JCheckBox meuArray[];
meuArray = new JCheckBox[8];

Opa, beleza?Tente assim:

nomeArray[1] = new JComboBox();

Comigo funcinou!!

Refiz aqui tinha dois erros grotescos aqui na declaração e o vetor começa de zero…

mas fabiocsi vc falou

"mas com certeza te digo que te como vc melhorar essa sua tela, sem criar esses componentes desse jeito. "

pode me dar alguma dica? sempre trabalhei programação de forma estruturada… to me enrolando um pouco mas ja concegui fazer alguma coisa utilizando implements e extends…