Preciso carregar dois vetores (vet_a[5] e vet_b[5]) de 5 elementos cada (um com numero par e outro com impar) e depois carregar em um outro vetor (vetor_c[10]) com os dados dos dois vetores (vet_a[5] e vet_b[5]) um de cada vez…
,ou seja,
vet_a = 2,4,6,8,10
vet_b = 1,3,5,7,9
resultado vet_c = 2,1,4,3,6,5,8,7,10,9
consigo carregar os dois vetores (vet_a[5] e vet_b[5]) mas nao tenhu idéia como posso carregar eles no vetor c… Alguem poderia me ajudar
assim nao conseguir entender exatamente o que vc quer fazer… tenta ser um pouco mais claro ai… com o que está fazendo se puder colocar a parte do codigo que nao está conseguindo implementar facilita…
Mto obrigado rodrigoallemand e felipealbuquerque consegui resolver meu problema…
import javax.swing.*;
public class Vetores{
public static void main (String args[])
{
int vet_a[]= new int [5];
int vet_b[]= new int[5];
for (int i=0; i<5; i++){
vet_a[i]=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(" Entre com os Numeros do Vetor A"));
}
for (int j=0; j<5; j++){
vet_b[j]=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(" Entre com os Numeros do Vetor B"));
}
int[] vetC = new int[10];
int i = 0;
int j = 0;
while (i < vet_a.length) {
vetC[j] = vet_a[i];
j++;
vetC[j] = vet_b[i];
j++;
i++;
}
for (j=0; j<20; j++)
System.out.println(+vetC[j]);
}
}
é esse ai o arquivo só que esta dando uma mensagem depos de imprimir na tela o vetor c=
Exception in thread “main” java.lang.ArrayIndexOutOfBoundsException: 10
at Vetores.main(Vetores.java:35)
for (j=0; j<20; j++)
System.out.println(+vetC[j]);
}
Quando j >= 10, você estará tentando pegar uma posição do array vetC que não existe. O array vetC somente tem 10 posições, e você pode acessá-las com “vetC[j]”, onde j vai de 0 a 9. Se j for maior que 9, essa Exception, que indica que você está tentando acessar uma posição inexistente do array, será lançada.
Ao iterar por um array, ao invés de utilizar uma literal, utilize o atributo length do mesmo. Você terá menores probabilidades de errar.
Segue o código correto:
for (j=0; j<vetC.length; j++)
System.out.println(vetC[j]);
}