Vetores

Bom dia,

Gostaria de uma explicação para vetores em java: para que usar, em quais situações os vetores são essenciais.Enfim toda ajuda será bem vinda.

https://www.caelum.com.br/apostila-java-orientacao-objetos/um-pouco-de-arrays/
https://www.caelum.com.br/apostila-java-estrutura-dados/vetores/

1 curtida

Baseando-se na minha pouca experiência com Java, vou te ajudar com o que sei. Vetores (ou arrays) são objetos, portanto eles residem numa região de memória denominada heap, que é uma região de memória onde os objetos ficam ao serem criados. Os vetores precisam sempre declarar seu tamanho, não tem como aumentar o tamanho deles dinamicamente, ou seja, se eu for adicionando elementos a um vetor, ele não vai aumentando o seu tamanho, como um ArrayList por exemplo. Se usa os vetores para armazenar múltiplos dados de um mesmo tipo (também podemos armazenar valores de tipos diversos se você declarar um vetor de tipo Object), evitando assim que eu crie dezenas de variáveis para armazenar esses mesmos valores. Os vetores são essenciais em situações onde eu precise ter uma coleção de elementos de mesmo tipo e eu precisar fazer uma busca, imprimir os valores de uma determinada variável de instância, etc. Os vetores não são tão bons pois eles não possuem métodos. Se você quiser pesquisar se um valor está contido num certo vetor, você vai ter que fazer um loop e percorrê-lo. Se você quiser também remover um elemento do vetor, você teria que fazer o mesmo, e dentre outras coisas como obter o valor de uma determinada posição, verificar se o vetor está vazio, etc. Por isso eles são uteis até certo ponto, mas se você quiser um Array personalizado, você deve utilizar a classe java.util.ArrayList. Espero ter ajudado =)

1 curtida

Vetores são essenciais quando se precisa de um código para determinada função.
ex: um controle aeroportuário.
você vai ter x aeroportos, não pode fazer simplesmente uma variável para cada,
seria mais lógico ter um vetor contendo x aeroportos.
suponhamos:

int[] vetorDeAeroportos;

vc n sabe quantos aeroportos podem vir, vc pede para a pessoa dar a quantidade de aeroportos, e o armazena em uma variavel ficando :

vetorDeAeroportos =  new int[qtdAeroportos];

seria como um armário contendo varias variáveis dentro dele ou até mesmo objetos, e pode percorre-lo para guardar ou pegar dados:

for(int i =0; i <qtdAeroportos; i++)
  vetorDeAeroportos[i] = novoAeroporto;
1 curtida

Obrigado mano, ajudou bastante.

Valeu cara!