Vetoresss

tenho varios cliente armazenados em um vetor armazena_clientes[i], nesse vetor contem varios dados do cliente, mas minha duvida eh o seguinte!
como devo fazer para efetuar uma venda para esse cliente, devo usar o mesmo vetos? com indices diferentes??

alguem tem um exemplo?

tipo asism armazena_cliente[i] esta armazenado os dados do meu cliente, dai eu quero efetuar uma venda para ele como eu faço para usar o nome do cliente que esta na posição i do vetor e ver se o nome digitado para efetuar a venda existe no vetor?

Bem, no seu método efetuar venda ele receberá uma String contendo o nome do cliente para quem será efetuada a venda, para busca o nome no seu vetor, retorne o nome contido em cada índice. Creio que os clientes que você esteja armazenando no seu vetor provenham de uma classe que você criou, então nessa classe, se não tiver, crie um método que retorna o nome do cliente. Isso é uma maneira de efetuar a venda da maneira que você está querendo!

[quote=michelato]tenho varios cliente armazenados em um vetor armazena_clientes[i], nesse vetor contem varios dados do cliente, mas minha duvida eh o seguinte!
como devo fazer para efetuar uma venda para esse cliente, devo usar o mesmo vetos? com indices diferentes??

alguem tem um exemplo?[/quote]

Salve, primeiro gostaria que voce consultasse as apostilas da caelum fj11 e fj21, la voce vai ver que usar ArrayList é muito bom…
voce vai ter que percorrer o vetor e verficar se o atributo tá lá… se esta usando metodos get e set como deveria ser e so usar a referencia do vetor ponto metodo ou atributo

[code]String nomeParam = “Paulo”;

for(int x=0;x<clientes.length;x++){

if(nomeParam.equals(clientes[i].nome)){ // ------> ou clientes[i].getNome; e houver o o metodo getNome na sua classe com nome private…

//regras da venda.....
 }

}[/code]

espero ter ajudado
qualquer duvida posta ai

[code]or(i=0 ; i<tcadastro_clientes ; i++){
if(nomecliente.equals(armazena_clientes[i].getNome())){
System.out.println(“Cliente encontrado”);
}else{
System.out.println(“Cliente não encontrado”);
}
}[quote]

o eu gostaria apenas que retornasse apenas uma mensagem de encontrado ou nao encontrado, mas tipo, se meu cliente esta no posição 8 ele mostra 7 mensagens de nao encontrado, ha outra formula?

tipo pessoal meo programa eu nao posso usar array list!

eu tenho que achar um nome em um vetor e efetuar uma venda, dai depois tenho q imprimir o nome do cliente com as compras que ele fez, alguem tem um exemplo basico disso, ja estou com uma noção mas ainda ao consegui…

Este não é um ótimo exemplo???

[quote=michelato] for(i=0 ; i<tcadastro_clientes ; i++){ if(nomecliente.equals(armazena_clientes[i].getNome())){ System.out.println("Cliente encontrado"); }else{ System.out.println("Cliente não encontrado"); } }

o problema disso eh que dai ele vai imprimir um monte de vez entendeu??