Video aula ou Documentação?

Estou começando os estudos em programação agora, tenho uma dúvida, qual seria a melhor forma de aprender por videos no YTB ou lendo a documentação? OBS: Conheco o básico de programação como: variaveis, tipagem, estruturas de condições e repetições.

Imagine o seguinte: você quer construir uma frase. Você começa aprendendo com quem sabe e está disposta a ensinar. Ele te mostra quais os elementos básicos de uma frase, mas ele te mostra frases simples. Depois, recorrendo a um livro de gramática e ao dicionário você pode refinar, melhorar as frases que você aprendeu, trocando alguns vocábulos por outros mais ‘elegantes’ que você teve acesso por meio do dicionário. Aos poucos vai criando as suas próprias frases e até textos inteiros sempre usando o livro de gramática e o dicionário como referência. Nesse exemplo, as vídeo-aulas podem te ajudar a começar na linguagem, assim como a pessoa que se dispôs a explicar como construir uma frase. Aos poucos, tu vai modificando o código que tu aprendeu consultando um livro sobre a linguagem, como por exemplo o JCP. Aliado ao livro, vais consultando o dicionário, ou melhor a documentação da linguagem. Com o tempo, tu começa a construir suas próprias frases, isto é, seus próprios códigos.

3 curtidas

A forma que você achar melhor. Eu por exemplo não tenho paciência pra video aulas, prefiro tutoriais e livros, pq dá pra fazer leitura dinâmica, “find” pra encontrar o que quiser rapidamente, copiar e colar código pra entender o funcionamento, etc. Nao curto documentação, pq é pouco prático.

Eu geralmente estudo por cursos, documentação eu acompanho só a título de dúvidas sobre o funcionamento de alguma coisa.

Bem vindo ao GUJ.

Estude do jeito que você sentir que é melhor. A internet não é o ensino médio que te engessa em métodos. Você pode encontrar ótimas documentações e ótimos professores em vídeos. Minha experiência melhor é com vídeo-aula, geralmente são mais objetivas e nos mostram macetes para alcançar certos objetivos. A programação hoje em dia é uma prova com consulta, o que você não souber sobre algo pode pesquisar, se algo for realmente tão importante pra você aprender vai pesquisar uma vez e usar tanto que vai aprender.
Busque praticar, escolha uma área que te atrai e tenta desenvolver códigos para ela, assim você se habitua as ferramentas que vai precisar.

1 curtida