View JSF com filtros de consulta, dúvida!

Pessoal,

em minha aplicação JSF tenho uma página simples aonde são listados alguns registros. Mas nesta página, só tenho a listagem (view), conforme abaixo:

<h:form>
        <h:dataTable value="#{usuariosView.todos}" var="item" border="1" cellpadding="2" cellspacing="0"
                     first="#{usuariosView.paginaAtual}" rows="#{usuariosView.maxPorPagina}">

<f:facet name="header">
            <h:outputText value="Mostrar usuários" />
          </f:facet>

<h:column>
            <f:facet name="header">
              <h:outputText value="Cód. usuário" />
            </f:facet>
            <h:commandLink action="#{usuariosView.editar}" value="#{item.id_usuario}" />
          </h:column>
      </h:form>

Gostaria que nesta mesma página, antes do ‘datatable’ houvesse alguns campos de filtro de pesquisa, tipo “data, cód, descricao”.
Se o “h:form” já dispara automcaticamente o método de consulta, que componentes eu poderia usar e como ficaria para que os campos de filtro fossem submetidos ao managedBean para a pesquisa com os filtros?

Obrigado.

pode colocar alguns inputText e um commandButton que submeta os dados digitados para que seja realizada a pesquisa…

Mas como vou pegar os parâmetros ou pegar os valores atribuídos ao managedBean?

quando vc faz esta linha por exemplo:

<h:inputText value="#{MB.nome}" /> 

na sua MB vc terá que ter uma variável chamada nome, que depois que vc fizer um botão Pesquisar por exemplo, o valor que o usuário digitou la na jsp vai ser atribuida a variável representada por esta linha…