Vignette

Já vi em diversas vagas de emprego para desenvolvedor Java, exigirem conhecimento em Vignette. Ja dei uma procurada no google, mas não achei nada que me defina exatamente o que é. Alguém saberia me dar uma definição do que seja?

Grato.

Rafael

Pelo o que eu sei, o Vignette é uma solução para gerenciamento de portais.

Site com urls estranhas como:

http://www.qualquercoisa.com/0,6993,821,00.html

geralmente usam vignette

a globo.com usa, por exemplo.

JSR 168.

Rafael

Olá

Do site deles:
“Vignette é uma plataforma integrada de aplicações e serviços Web para criação e gestão de informacões, processos de negócio, portais e aplicações.”

Um site web pode crescer descontroladamente e se tornar muito difícil de gerenciar e manter. Daí a necessidade de sistemas geradores e transformadores de conteúdo dinâmico a partir de arquivos, bases de dados e outras fontes mais. São os chamados “Content Management System (CMS)”

Fora a questão de portais que não sei se ele vai bem nesta função, como CMS o Vignette é um produto comercial bastante caro mas ainda muito usado. É um pouco antigo e hoje suas limitações estão abrindo espaço para concorrentes, inclusive alguns free como o Cocoon e o Nukes on JBoss recém lançado na versão 1.0:

Apache Cocoon
"Apache Cocoon is a web development framework built around the concepts of separation of concerns (making sure people can interact and collaborate on a project, without stepping on each other toes) and component-based web development. "

Veja sobre o Cocoon na JavaMagazine número 9. Sei de um caso de negócio onde o Vignette está sendo substituído pelo Cocoon.

Nukes on JBoss
"Nukes on JBoss is a full fledged Content Management System (CMS) with advanced user/group management, security rules and pluggable components. Components can be deployed at runtime while the application is running. It is all written in JBoss and most importantly nukes powers this website you are looking at it. "

Há outros baseados em Java ou não como se pode ver nesta lista Open Source Content Management System List

Lista de alguns CMS comerciais “leading CMS vendors in Europe”

Sem falar em IBM, Microsoft e muitos outros big partners que transitam nesta área.

[]s
Luca

Hellowz,

Deixe me dizer algumas coisas:
A Vignette é uma empresa multinacional americana que foi fundade em 1996 e possui vários produtos como:

• Gerenciador de Conteúdo
  • Gerenciador de Campanhas de Email Marketing
  • Portal
  • Integração
  • Gerenciador Eletrônico de Documentos
  • Record Management.

O Carro chefe da empresa até então é o Vignette Content Management que é o Gerenciador de Conteúdo.
Algumas pessoas pensam que Gerenciar é algo simples e que envolve simplesmente a publicação de conteúdo, quando na realidade existem vários fundamentos necessários para se gerir o ciclo de vida do conteúdo como categorização, taxonomia, modelagem de tipos de conteúdo, processos de workflow de aprovação, revisão e publicação, além de boa dose de paciência para mapear os requisitos dos usuários de negócio de Marketing, Vendas e RH para as funcionalidades do Gestor. Além disso na parte de arquitetura a solução é totalmente J2EE e possui agentes de publicacao baseado em filas JMS que publicam o conteúdo em diversos sites ao mesmo tempo, com segurança e escalabilidade.
Então quando uma vaga pede “Vignette” exige-se a compreensão da ferramenta de gestão de conteúdo bem como dos conceitos que existem nessa área.

Só uma observação, O Luca falou que o Vignette é antigo. Na realidade a Empresa é antiga sim, desde 1996 porém o produto é o número 1 em seu segmento de mercado e utiliza tecnologia de ponta J2EE rodando em vários App Servers de Mercado e vários banco de dados.
Sites como IG, Terra, Globo.com usam o Vignette além de mais 7.000 sites em todo o mundo.

Abraços

Wow … cool!!!

O GUJ tá atraindo a atenção da galera :lol:

Boa a explicação … bem esclarecedora 8)

Olá

Adriano, excelentes suas explicações principalmente porque vieram de quem conhece bem o produto.

[]s
Luca

Muita boa sua explicação, Adriano, mas…

… seu eu nunca trabalhei com essa ferramenta, onde e como eu posso conhecê-la?

[quote=dreamspeaker]Muita boa sua explicação, Adriano, mas…

… seu eu nunca trabalhei com essa ferramenta, onde e como eu posso conhecê-la?[/quote]

Como o vignette é uma solução corporativa é dificil ter acesso a ela sem as licenças que são bastante caras, geralmente quem aprende é dentro da empresa já, ou pagando os caros treinamentos da open text…

Po mano, pq nao esperou mais 2 meses… quase vc ressucitou um tópico de 6 ANOS hahahaha

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: new Record.

Eu acho que pro JForum 3.0 poderiam por uma feature do tipo que se o cara fosse dar um reply em um tópico com deteminado tempo desde o ultimo reply, tempo este definido pelos adm, o cara receberia um aviso na cara, de preferencia em VERMELHO, dizendo que esta ressucitando um topico antigo e a data do mesmo, seria bacana.

Essa semana esta contante a ressucitação dos mortos :lol:

No link abaixo tem uma demonstração da nova versão:

http://www.vignette.com/dafiles/vcm8-demo/

Um amigo trabalha com Vignette disse q os treinamentos são realmente caros, mas que há uma boa demanda por profissionais (os poucos q existem no mercado).

Eu acho que pro JForum 3.0 poderiam por uma feature do tipo que se o cara fosse dar um reply em um tópico com deteminado tempo desde o ultimo reply, tempo este definido pelos adm, o cara receberia um aviso na cara, de preferencia em VERMELHO, dizendo que esta ressucitando um topico antigo e a data do mesmo, seria bacana.
[/quote]

Sinceramente, não vejo nenhum problema em ressuscitar tópicos de 6, 7, 10 anos que seja… eu mesmo, recebi uma proposta pra trabalhar com Vignette, não sabia o que era, fui procurar e encontrei esse aqui. Se não tivessem ressuscitado o tópico, não teria visto, por exemplo, o demo do vignette.

Se eu tenho algo a acrescentar sobre determinado assunto, POR QUE NÃO adicionar algo que será enriquecedor para todos? Não vejo sentido nisso.

Sei que globo.com, abril, terra utilizavam Vignette, não sei se ainda utilizam.
Mas é um gerenciador de conteúdo muito potente, parrudo mesmo e muito caro!
Sei também que é java.

Eu vejo como uma boa oportunidade trabalhar com Vignette.

Boa sorte

Portal de Vagas - http://www.portaldevagas.com
@portaldevagas

[/quote]

Sinceramente, não vejo nenhum problema em ressuscitar tópicos de 6, 7, 10 anos que seja… eu mesmo, recebi uma proposta pra trabalhar com Vignette, não sabia o que era, fui procurar e encontrei esse aqui. Se não tivessem ressuscitado o tópico, não teria visto, por exemplo, o demo do vignette.

Se eu tenho algo a acrescentar sobre determinado assunto, POR QUE NÃO adicionar algo que será enriquecedor para todos? Não vejo sentido nisso.[/quote]

Tbm concordo.

Deve ser um assunto interessante , estou vendo algo implementando isso em SpringFrameWork , isso me fez lembrar algo similar a TIBCO , eu disse similar ; -), mas se tratando de uma solução CMS talvez seja legal dar uma estudada já que tantos fornecedores de Portais a utilizam na sua solução.

Falando sobre o que é caro em Java , eu não acho que java é para pensar sobre o que é caro de inicial já que você tem java para pensar no que é da migração e depois para implementar J2EE como nucleo de solução na Enterprise do Cliente, que vai ser sim proprietária do cliente, algum Weblogic, solução IBM etc…

Abrasss
[]s