Vim no java

Oi,

Eu gostava de programar Java no Vim, com a mesma facilidade que o faço no eclipse. Mas, eu não conheço plugins para instalar-se no vim que ofereçam as mesmas funcionalidades que o eclipse oferece (navegação do código, call hierarchy, refactory, etc).

Alguém sabe de alguma forma de facilitar este processo de aprendizagem?

Obrigado.

nao é exatamente oq vc pediu, mas veja se resolve o seu caso

eclim
vimplugin

flw, t+

VIM :shock:

nunca ouvi falar :?

é bom? melhor q eclipse?

Vim

Um editor muito conhecido para usuários de SOs baseados em UNIX, leva-se um pouco de tempo para domina-lo, porém quando isso ocorre a produtividade na edição e elaboração de texto é surpreendente, para isso deve-se memorizar uma infinidade de comandos acionados por combinações de teclas.

ps. Vim não é uma IDE logo não pode ser comparado ao Eclipse.

Se você tem de dar manutenção em algum sistema Unix onde você não pode instalar nada (normalmente em produção), é pré-requisito saber usar corretamente o “vi”.

Esse editor é pré-histórico e muito estranho - foi feito para funcionar corretamente com aqueles antigos terminais seriais - eu sei usá-lo mas sempre que o uso, ocorre o seguinte: levo um certo tempo para me reacostumar com ele - para um monte de coisas você usa ESC - e depois, quando volto a usar o velho ambiente Windows, tenho de me reacostumar com o Windows (deixar de teclar ESC toda hora).

Volta e meia acabo digitando “dd” ou “1G” em vez de deletar a linha corrente com alguma combinação das teclas Shift, flechas e Del, ou ir para a primeira linha com a tecla Home…

A funcionalidade que me dá mais jeito no eclipse é navegar pelo código, ver que classes invocam certos métodos, e quem invoca essas mesmas classes (call hierarchy).

Uma outra funcionalidade no eclipse é que posso abrir vários projectos e logo, tenho o autocomplete referenciado ao projecto que está aberto.

Depois também uso a refactorização.

Estas são as funcionalidades que eu considero mais importantes no eclipse, e são a razão por ainda não ter mudado para o VIM para desenvolver código Java.

Isto não é nada pessoal com este post.

Uma coisa que me aborrece é que o pessoal gosta de dizer que usa vim ou emacs, mas várias vezes pedi ajuda sobre algo, e nunca obtive uma resposta convincente.

No meu caso, eu gostaria usar o vim como um editor de java. Eu sei que sou novato no vim, e como estou habituado a usar o eclipse, não consigo ter a postura correcta para usar o vim. Ie, eu considero que os dois editores implicam posturas diferentes. É costume dizer que uma pessoa aprende a mexer com um IDE quando programa e quando programa com um editor, uma pessoa aprende a programar.

No entanto, eu quero trabalhar com o VIM num projecto que tem dezenas de packages, e muitas mais classes e estou a ter grandes dificuldades de fazer esse salto.

Eu não sei navegar pelo código com o vim. Ie, ter a funcionalidade do Call Hierarchy do eclipse, que me faz tanta falta quando quero estudar o código aonde eu estou a trabalhar.

é possível ter uma lista dos arquivos do projeto no VIM basta instalar a biblioteca vimproject no teu diretório .vim
ele até tem auto complete para java também, mas eu acho muito fraquinho …

Eu uso Eclipse para programar Java, e uso o VIM para programar Ruby :smiley:

Alguem já conseguil instalar o editor vim no android?