Eu gostava de programar Java no Vim, com a mesma facilidade que o faço no eclipse. Mas, eu não conheço plugins para instalar-se no vim que ofereçam as mesmas funcionalidades que o eclipse oferece (navegação do código, call hierarchy, refactory, etc).
Alguém sabe de alguma forma de facilitar este processo de aprendizagem?
Um editor muito conhecido para usuários de SOs baseados em UNIX, leva-se um pouco de tempo para domina-lo, porém quando isso ocorre a produtividade na edição e elaboração de texto é surpreendente, para isso deve-se memorizar uma infinidade de comandos acionados por combinações de teclas.
ps. Vim não é uma IDE logo não pode ser comparado ao Eclipse.
Se você tem de dar manutenção em algum sistema Unix onde você não pode instalar nada (normalmente em produção), é pré-requisito saber usar corretamente o “vi”.
Esse editor é pré-histórico e muito estranho - foi feito para funcionar corretamente com aqueles antigos terminais seriais - eu sei usá-lo mas sempre que o uso, ocorre o seguinte: levo um certo tempo para me reacostumar com ele - para um monte de coisas você usa ESC - e depois, quando volto a usar o velho ambiente Windows, tenho de me reacostumar com o Windows (deixar de teclar ESC toda hora).
Volta e meia acabo digitando “dd” ou “1G” em vez de deletar a linha corrente com alguma combinação das teclas Shift, flechas e Del, ou ir para a primeira linha com a tecla Home…
A funcionalidade que me dá mais jeito no eclipse é navegar pelo código, ver que classes invocam certos métodos, e quem invoca essas mesmas classes (call hierarchy).
Uma outra funcionalidade no eclipse é que posso abrir vários projectos e logo, tenho o autocomplete referenciado ao projecto que está aberto.
Depois também uso a refactorização.
Estas são as funcionalidades que eu considero mais importantes no eclipse, e são a razão por ainda não ter mudado para o VIM para desenvolver código Java.
Uma coisa que me aborrece é que o pessoal gosta de dizer que usa vim ou emacs, mas várias vezes pedi ajuda sobre algo, e nunca obtive uma resposta convincente.
No meu caso, eu gostaria usar o vim como um editor de java. Eu sei que sou novato no vim, e como estou habituado a usar o eclipse, não consigo ter a postura correcta para usar o vim. Ie, eu considero que os dois editores implicam posturas diferentes. É costume dizer que uma pessoa aprende a mexer com um IDE quando programa e quando programa com um editor, uma pessoa aprende a programar.
No entanto, eu quero trabalhar com o VIM num projecto que tem dezenas de packages, e muitas mais classes e estou a ter grandes dificuldades de fazer esse salto.
Eu não sei navegar pelo código com o vim. Ie, ter a funcionalidade do Call Hierarchy do eclipse, que me faz tanta falta quando quero estudar o código aonde eu estou a trabalhar.
é possível ter uma lista dos arquivos do projeto no VIM basta instalar a biblioteca vimproject no teu diretório .vim
ele até tem auto complete para java também, mas eu acho muito fraquinho …
Eu uso Eclipse para programar Java, e uso o VIM para programar Ruby