Violão

10 respostas
J

Galera algum tempo já toco violão basico (bem Basico)
porem não consigo solar, tirar musica de ouvido…
voces sabem algum material que me ajudaria, que tenha escalas (solar em escalas), acho que um pouco de teoria ajudaria muito…

mais se alguem me informar algum material ,obrigado…

Terminator.

10 Respostas

Marcio_Nogueira

Acho importante você fazer exercícios de cordenação motora para aquecer as mãos antes de começar a tocar. Eu mesmo faço isso, pois possibilita o correto posicionamento da mão no braço do violão/guitarra, bem como o desenvolvimento da velocidade .
Se você deseja aprender a solar, acho importante estudar os cinco desenhos da escala maior,menor, pentatônica maior. pentatônica menor e a escala de blues. Após obter uma boa compreenção destas escalas, comece estudando improvisação por centro tonal por ser o modo de improvisação mais básico e fácil de utilizar. Uma pesquisada no google pode ajudar a obter todo meterial que você precisa.
Um abraço, boa sorte com seus estudos! :wink:

Marcio_Nogueira

Segue um link bem legal sobre escalas para violão/guitarra: http://www.cifras.com.br/escalas-guitarra.asp
:wink:

Link_pg

Pegue os shapes dos modos gregos. Ajuda muito. Eu até hoje pra improvisar fico solando o jóino pra cima e pra baixo, e fica bem bonito hauuaheuuaehu

bsmachado

Uma dica, aprenda escalas, pentatonicas, de Blues, ajuda muito na hora de solar… O improviso feito em cima dessas escalas, é legal… Ha na internet, varios estudos sobre isso…

fantomas

As dicas anteriores são ótimas, só me resta o seguinte:

1. Não fique ouvindo lixo.
  2. Não fique ouvindo lixo de novo.
  3. Não fique ouvindo lixo de novo e de novo.
  4. Seja insistente, os dedos vão doer mas é só no começo.
  5. Aprenda teoria musical, ao menos o básico.
  6. Aprenda divisão (use o BONA), se chegar na metade já tá bom mas não precisa parar; sem saber divisão não dá pra fazer nada com ela vc aprende a tocar qualquer coisa.
  7. Procure ter contato com alguem que saiba mais (só um pouco não muito) que vc.

flws

J

o q que é BONA?

fantomas

O BONA é um livro para exercícios de divisão do tempo, coisa extremamente importante dentro da música.

O livro é este aqui http://www.minasdeleitura.com.br/livros/001281.php

Tem uma galera dizendo que tem coisa bem melhor e mais moderna, porem mais cara, acho que vale a pena conferir. Dá uma olhada nesta thread aqui http://forum.cifraclub.terra.com.br/forum/4/62617/

Independente de qual material você irá escolher, fique atento e pesquise o máximo sobre este assunto “divisão”.

Mais uma dica: Faça exercícios diários, mesmo que seja apenas 5 minutos.

flws

D

Engraçado, eu estava lendo o Bona justamente ontem, fui procurar no fundo do baú, e achei o Pozzolli também que é muito bom.

O melhor conselho que dou é: Procure um professor.

Nada substitui um professor, existe um paradigma no meio da guitarra/violão que dá para ser autodidata e tal, aprender sozinho. Dá. Sim é possível.

Mas um professor vai encurtar muitos caminhos e te dar as dicas certas de modo que vc não fique quebrando a cabeça e muitas vezes entenda de maneira simples algo que aparenta ser complicado.

J

Tem um software muito bom para estudar música, o guitar pro.
Sobre melodias(solo). Tem que estudar tríades e tétrades. Não adianta decorar escalas nem os modos. Existem notas, que em determinado acorde são somente notas de passagem. Se digitar uma escala sem se importar com o acorde, a melodia se perde. A melodia tem que seguir o esqueleto harmônico(O acorde daquele momento).

cs.santos0

nossa o BONA é zuado demaissssssssssssssssss…tem outros melhores e mais simples de aprender…

o POZOLLI é mto melhor

Criado 10 de agosto de 2009
Ultima resposta 12 de ago. de 2009
Respostas 10
Participantes 8