Virar desenvolvedor JAVA sem experiência em JAVA mas com muita experiência em outras linguagens

Desculpa se coloquei esse tópico em uma área errada.
Mas queria a opinião de vocês.
Sou desenvolvedor Lotus Notes com 6 anos de experiência, trabalhei com um pouco de JAVA dentro do Notes com a tecnologia Xpages, utilizo muito html5, css3, javascript.
Desenvolvo em PHP também.
Minha dúvida é como conseguir entrar no mercado de JAVA?
Tenho muita experiência em desenvolvimento só preciso migrar para o JAVA, porém o mercado pede experiência em projetos JAVA.
Como posso esta mercado para isso? vocês sabem disso?

[quote=GeorgeGomesSilva]Desculpa se coloquei esse tópico em uma área errada.
Mas queria a opinião de vocês.
Sou desenvolvedor Lotus Notes com 6 anos de experiência, trabalhei com um pouco de JAVA dentro do Notes com a tecnologia Xpages, utilizo muito html5, css3, javascript.
Desenvolvo em PHP também.
Minha dúvida é como conseguir entrar no mercado de JAVA?
Tenho muita experiência em desenvolvimento só preciso migrar para o JAVA, porém o mercado pede experiência em projetos JAVA.
Como posso esta mercado para isso? vocês sabem disso?

[/quote]Começe a mandar seu CV para vagas de júnior, destaque em seu CV q você já trabalhou com Java dentro do Notes. Comece a estudar OO e Design Patterns e coloque isso também em seu CV.

Uma hora a vaga vai aparecer, apenas esteja preparado para uma provável queda de salário. (:

Hebert, vlw por responder.
A queda de salário eu já estou meio que preparado, sei que não ganharei a mesma coisa.
Mas por exemplo o quais conhecimentos o mercado de JAVA mais pede, quais frameworks?
Uma certificação ou curso ajudaria?

[quote=GeorgeGomesSilva]Hebert, vlw por responder.
A queda de salário eu já estou meio que preparado, sei que não ganharei a mesma coisa.
Mas por exemplo o quais conhecimentos o mercado de JAVA mais pede, quais frameworks?
Uma certificação ou curso ajudaria?
[/quote]Qualquer estudo é válido.

Eu focaria mais na base OO e Design Pattern do que em Frameworks. Dividiria meu estudo em 70% de OO e DP e o resto em framwork. Você entrando como Júnior terá como requisito maior conhecimento no básico do Java do que em frameworks.

Cursos e certificações ajudam, mas costumam ser caros. Você ler livros técnicos e colocar no CV também ajuda. (:

Muito obrigado pelas dicas.
Vou começar a estudar.

Além de estar preparado para uma possível queda no salário, esteja, principalmente, preparado em Java!
Arrume bons materiais, estude muito, pratique muito, faça cursos, etc.

Não entendi sobre queda de salário. Depois de 6 anos de experiência como desenvolvedor de soluções, querer trabalhar com uma tecnologia que não saiba no momento não quer dizer rebaixar o salário, pelo contrário, ainda mais se tratando de uma tecnologia valorizada.

Logicamente terá que se preparar sério antes, fazer projetos que possa apresentar, e não cair em furada de empresa ou setor que não tenha uma equipe madura.

javaflex, depois que você falou isso eu pensei bem. Tenho 6 anos de experiência em desenvolver soluções, para se adaptar em outra linguagem é bem mais fácil, ou seja, não sou um júnior. Então não devo ganhar como se fosse.
Vlw cara acabei tendo uma outra visão.

Não tem motivo pra se rebaixar tanto. Na verdade acho que é uma péssima idéia. Pelo menos eu ficaria desconfiado se um candidato com 6 anos de experiência em TI aparecesse pra se candidatar a uma vaga Junior.

[quote=GeorgeGomesSilva]javaflex, depois que você falou isso eu pensei bem. Tenho 6 anos de experiência em desenvolver soluções, para se adaptar em outra linguagem é bem mais fácil, ou seja, não sou um júnior. Então não devo ganhar como se fosse.
Vlw cara acabei tendo uma outra visão. [/quote]

Isso depende de uma série de fatores. É claro que a sua experiencia vai contar, mas, vai depender da sua adaptação à linguagem Java. Eu não conheço o Notes, imagino que a ferramenta para programação seja tipo RAD, se for, a transição para Java pode ser mais trabalhosa. Como você conhece várias linguagens, inclusive Java, pode não ser o seu caso, mas… fique atento.
Outro fator, é em que tipo de empresa vai entrar. Você pode procurar uma que tenha os dois ambientes de desenvolvimento, vai poder fazer uma transição mais suave.
Também vai depender da faixa salarial que se paga para o Lotus Notes e para Java.

Ou seja, você pode até ter um aumento salarial!

Mas, o primeiro passo é dominar o Java…

6 anos de área você aprende java em 1 mês.
Java não é um bicho de outro mundo não o for de php faz a mesma coisa no for de Java

[quote=GeorgeGomesSilva]javaflex, depois que você falou isso eu pensei bem. Tenho 6 anos de experiência em desenvolver soluções, para se adaptar em outra linguagem é bem mais fácil, ou seja, não sou um júnior. Então não devo ganhar como se fosse.
Vlw cara acabei tendo uma outra visão. [/quote] Eu já cansei de ver isso acontecendo. Pessoa sendo sênior em uma tecnologia e virar júnior em outra.

Se você na entrevista ñ mostrar que tem base no necessário de Java, não vão te contratar para um cargo alto.

GeorgeGomesSilva, a sua curva de aprendizado com certeza será menor, você provavelmente já conhece os conceitos de orientação a objetos, deve conhecer bem SQL, lógica, como funciona um sistema, o ideal é que você faça um projeto em Java com JSP talvez ou JSF pra você sentir como que funciona, como o Hebert mencionou é importante dominar Design Patterns, isso vai valer pra qualquer linguagem orientada a objetos.

Precisa ser muito idiota pra aceitar ser explorado dessa maneira.

[quote=Hebert Coelho]Eu já cansei de ver isso acontecendo. Pessoa sendo sênior em uma tecnologia e virar júnior em outra.

Se você na entrevista ñ mostrar que tem base no necessário de Java, não vão te contratar para um cargo alto.[/quote]Exato, a empresa irá querer saber o que você já fez com Java. Claro que existem outros fatores como por exemplo, atuar na mesma área de negócios que atuava anteriormente, inglês fluente, etc. Tudo isso pode dar um UP na sua chegada, mas tirando isso, você (pelo menos pra mim) está começando agora. Eu como gestor poderia até te contratar levando em consideração seu tempo de atuação, mas por pelo menos 6 meses ia querer saber o que você tem a oferecer pra mim com Java. Aumentaria ou não seu salário de acordo com isso, mas logo de cara? Porque eu pagaria sendo que posso pagar o mesmo por um cara que tem a experiência, mesmo que menor, mas na tecnologia que eu uso???

Só quero que fique claro, que a visão aqui é do cara que está para contratar um desconhecido pra trabalhar pra ele, não estou dizendo que você é pior ou melhor do que ninguém, até porque outros fatores pra mim são determinantes, como responsabilidade, fácil absorção de novas ideias, capacidade de se adaptar a novas equipes, etc.

Mas olhando pelo lado do contratante (em 90% dos ambientes que corporativos), provavelmente ele está atrás de alguém que chegue logo batendo Penalty na final do campeonato e em Java.

Abs [] e sucesso no novo caminho.

No seu caso acho que seria bom tirar uma certificação de Java programmer, para colocar no currículo. Procure aprender outras linguagens, como Python, Ruby. Assim poderia ter mais opções de mercado.

Experiência independe de tecnologia , aqui no Rio de janeiro , algum tempo atrás uma empresa estava contratando programadores de qualquer linguagem para trabalhar com JAVA desde que possuissem um bom nível de inglês e a empresa iria efetuar o treinamento em Java.
Claro , o mercado não esta nem ai , mas acho que é isso que deveria mudar na cabeça dos RHs , nesse aspecto nossos contratadores são muito imaturos !

meus dois cents: prefira ser um PROGRAMADOR, ao invés de PROGRAMADOR JAVA.

mais portas serão abertas, você pode trabalhar com uma linguagem que nunca trabalhou antes e teu salário também não muda, ao passo que com isso, automaticamente o teu CV irá filtrar recrutadores com pensamento de fábrica.

Falou tudo, mas infelizmente ainda é assim. Lembrando. Estamos falando do ambiente Mega Corporativo, onde estão a maioria dos melhores salários, nem sempre dos melhores empregos e empregadores.

Porém concordo com tudo que você e o Landro acabaram de dizer. No final das contas sempre fica aquela briga entre o fazer certo e bem e o fazer torto porque o cara que te paga quer assim de qualquer jeito. No final das contas, eu corro todo dia atrás de ser um bom programador, mas aqui onde trabalho, só posso ser um bom programador Java.

Abs []

Estamos?