Vista não reconhece javac como comando

12 respostas
C

Oi, eu instalei o jdk no meu note, e uso o netbeans normalmente.
porém quando vou compilar arquivos dá erro dizendo que o javac não é reconhecido como comando interno
quando tenho um arquivo já compilado com o .class executa normal, porém não consigo compilar.
será que é pelo S.O se Vista?
Alguém sabe me dizer? :-o

12 Respostas

Jair_Rillo_Junior

tem certeza que instalou o JDK ou o JRE? Pois o javac tem apenas no JDK.

Tenha certeza tb que suas variaeis de ambiente (JAVA_HOME e CLASSPATH) estão setadas corretamente.

balthazar

utilizo o vista no meu note e funciona muito bem…
talvez vc nao tenha configurado direito o classpath ou algo assim

att,

C

As variaveis estão configuradas sim, e eu executa arquivos, só não compila… :cry:

K

uso vista e java funciona beleza na linha de comando

tenta reinstalar a JDK e reconfigurar as variaveis de ambiente

nosredna

Você configurou as variaveis de ambiente do usuario ou do sistema? Se foi nas variaveis de usúario, por algum motivo em algumas maquinas ou sei, se é so na mainha ou é em todas não funciona, configura nas variaveis de Ambiente do sistema mesmo para ver =) T+

xwillianss

Mostra como está suas variaveis.

aqui vai uma dica de como configura-la no seu WINDOWs

JAVA_HOME
c:\seu jdk

CLASSPATH
%JAVA_HOME%\lib;%JAVA_HOME%\jre\lib\ext;%CLASSPATH%

PATH
%JAVA_HOME%\bin;%PATH%

:slight_smile:

jbmsegundo

como vc consegue rodar um arquivo .class se vc não compila???

mostra o erro que ta sendo apresentado, e suas variáveis de ambiente, ficará melhor de ajudá-lo

[]s

Jair_Rillo_Junior

Isso não quer dizer muita coisa.
Porque quem executa é o java.exe (que pertence ao pacote JRE) enquanto quem compila é o javac.exe que pertence ao pacote do JDK.

Não tenho Windows aqui (muito menos o Vista), mas pelo que eu me lembro, o Java por default é instalado dentro do C:\Arquivos de Programas\ Java…
Verifica se você relamente tem o JDK instalado

C

as variveis do sitema estão ok, e eu consigo executar os .class que são compilados em outra máquina e tenho salvo no pendrive, vou reistalar o jdk pra ver se funciona.

C

OBRIGADA, VERIFIQUEI AS VARIAVEIS, E TAA FALTANDO CONFIGURAR A PAHT…

B

cmosilva:
as variveis do sitema estão ok, e eu consigo executar os .class que são compilados em outra máquina e tenho salvo no pendrive, vou reistalar o jdk pra ver se funciona.
acabei de comprar um notebook com o vista e estou tendo o mesmo problema que vc teve, vc pode me repassar como configurou as variáveis no vista, obrigado

B

ola acabei de comprar um notebook e estou tendo dificuldade de configurar as variaveis, sequi suas instruçoes mais continuara nao reconhecendo o comando javac, já instalei , reinstalei o jdk, corrigi todas as variaveis fiz o que pude mas nao da certo, vc pode me ajudar.

Criado 31 de julho de 2008
Ultima resposta 7 de ago. de 2008
Respostas 12
Participantes 8