Estava eu esses dias pensando sobre desenvolvimento de sistemas, se teria uma maneira de “padronizar” a interface das telas?
Como o mesmo look and feel, mesmo tamanho de botões, essas coisas.
Mas que não tivesse que alterar em todas as classes, como por exemplo no HTML, tem o CSS.
Visual das telas padronizado
2 Respostas
Não sei se existe uma maneira melhor ou mais rápida, mas eu faço da seguinte forma: crio classes q herdam das classes de cada componente q desejo padronizar e defino nessas classes suas características. Então quando crio minhas telas os componentes são do tipo de minha classe. Por exemplo: Criei uma classe chamada FramePadrao q extends de JFrame e na classe FramePadrao defino as características q desejo, então td tela q crio em vez de herdar de JFrame, ela passa a herdar de FramePadrao, dessa forma quando preciso alterar alguma coisa, basta alterar no FramePadrao q vale p tds as telas q fiz.
Este foi o caminho inicial do qual eu parti há 4 anos …
Fico contente em saber q estou a ponto de liberar um framework q desenvolve apps em Swing/Web/Pocket através de XML ou assistentes visuais, usando arquivos de definição de estilo e definições de comportamente, utilizando inclusive um Framework interno MVC para co-trabalhar com a estrutura Swing e para servir simultâneamente para as plataformas móveis e web.
Comece logo os estudos, este realmente é o caminho certo !