Visual do Form muda em Runtime

3 respostas
R

Sou novo em Java, por isso me desculpe se minha pergunta for muito básica.

Estou usando o NetBeans 5.5 e quando eu crio uma janela na IDE do NetBeans, com caixas de texto, labels, etc, eu tenho um visual, mas quando compilo e executo o programa, tenho um visual completamente diferente (e, por sinal, bem pior).

Isso é normal?

3 Respostas

gilliard_santos

Olha, eu nao conheço o Matisse (editor swing do Netbens) na pratica porque praticamente só trabalho com aplicacoes Web, mas provavelmente ali dentro do editor ele tá mostrando com algum LookAndFeel. Aquele botao preview nao mostra como sai quando voce executa? E pra finalizar, pra rodar a aplicacao voce esta usando Java 5? Porque a aparencia do 1.4 é bem pior mesmo…

R

Quando eu clico no botão Preview Design sai exatamente como está desenhado no Matisse, mas quando clico no botão Run Main Project ou F6, o visual é bem diferente.

Não sei se estou usando Java 5, mas acho que sim. Baixei o último JDK do site da Sun. As pastas de instalação são:
C:\Arquivos de Programas\Java\jdk1.5.0_09 e
C:\Arquivos de Programas\Java\jre1.5.0_09

Obrigado.

R

Consegui resolver o problema!

Eu fiz uma pesquisa sobre LookAndFeel (que o gilliard_santos falou) e descobri que era possível mudar a aparência da aplicação.

Bastou acrescentar a seguinte linha ao procedimento main do arquivo principal:

try{ UIManager.setLookAndFeel(UIManager.getSystemLookAndFeelClassName()); }catch(Exception e){}

Obrigado.

OBS.: …e claro, acrescentar a linha no início do arquivo:

Criado 30 de novembro de 2006
Ultima resposta 30 de nov. de 2006
Respostas 3
Participantes 2