VISUAL EDITOR NO GANYMEDE - Tutorial muito legal!

2 respostas
Valder_Olmo_Correa

Olá, amigos do GUJ !
Faz tempo que não posto alguma coisa aqui.
Bem, estava há umas semanas tentando fazer o visual editor funcionar no Eclipse Ganymede e não conseguia de maneira nenhuma.
Fiz várias pesquisas aqui no GUJ e sempre me deparava com comentários de que o visual editor fora descontinuado. Inclusive fiquei muito chateado por isso, pois gosto muito de usar o Eclipse. Num desses tópicos que encontrei com pesquisa vi inclusive um notório membro do GUJ, VinniGodoy, dizendo que havia migrado para o NetBeans por causa da descontinuação do Visual Editor. Pensei, putz ! se o Vinni não conseguiu fazer essa bagaça funcionar no Ganymede ninguém mais consegue ! :smiley: hehehehe !!(Vinni sabe tudo e mais um pouco).
Fiquei a madrugada inteira fuçando o Google e encontrei um pequeno, porém bom tutorial. A versão do Visual Editor para o Ganymede está sendo desenvolvida pela Eclipse Fundation, porém há uma empresa, Soyatec, que desenvolveu sua versão e a disponibilizou.

Bem, chega de escrever. Se quiserem fazer o Visual Editor funcionar no Ganymede, sigam o tutorial no link abaixo:

http://www.felipeassis.com.br/blog/?p=39#comment-13

Eu o segui e funcionou bem com a versão de teste. Porém, cabe uma ressalva:

Ao criar a classe, após clicar em “other”, não aparecerá a opção visual class, como o tutorial diz, pelo menos aqui foi assim. Para “enxergarr” essa opção, após clicar em “other”, abrirá uma janela, nessa janela aparecerá a opção “java”, ao clicar nessa opção aí sim, veremos a opção visual class.
Após feito isso é só continuar seguindo os passos do tutorial que dará tudo certo.

ViiniGodoy, agora você já pode voltar a usar o Eclipse ! :lol: hehehehe !!!

É isso, pessoal, espero ter ajudado aqueles que queriam o visual editor funcionando no Ganymede.

Abraços !

2 Respostas

root_

Muito bom o post, que pena q isso n foi lançado a 3 anos atraz… agora o netbeans ta bem legal… creio q seja dificil voltar para o eclipse…

Valder_Olmo_Correa

Root,
Há três anos eu não sei, mas há um ano pelo menos já existia o Visual Editor funcionando até a versão 3.2. Mas parece que há o Visual Editor há mais tempo sim.
Realmente o NetBeans ficou muito bom, a versão 6.1 em diante já vem com as paletas bem legais e com uma incrível forma de se inserir os componentes no formulário, dá para alinhar perfeitamente.
Mas o NetBeans tem um editor esquisito, o editor do Eclipse é bem melhor, mais bonito e a interface me agrada bastante, a cor azul do Eclipse me chama atenção.
Eu acho qe vale a pena fazer um teste com a versão Ganymede sim.

Valeu aí, pessoal.

Criado 29 de janeiro de 2009
Ultima resposta 30 de jan. de 2009
Respostas 2
Participantes 2