Visual Studio & Visual Studio Code

Em breve terei que fazer alguns mini projetos em csharp, queria perguntar a vocês se possuem alguma diferença entre utilizar Visual Studio ou VStudioCode, na plataforma .NET?

Sou totalmente leigo nas stack da Microsoft, estudo Java por conta própria, mas a faculdade está pedindo fazer projetos em Csharp. Meu notebook contém a configuração muito baixa - Intel i3 1°, 4GB Ram. Visual Studio não suporta.

Ao pesquisar no sub, vejo muitas pessoa comentando que tem diferença entre VS e o VScode. Quais diferenças?

Que tipo de projetos você precisa fazer? Se forem exercícios ou projetos pequenos, é perfeitamente possível usar só o VS Code. Você só terá mais trabalho e menos facilidades. Veja por exemplo: Como programar em C# usando apenas o Visual Studio Code. .

O VS Code é um editor extensível, enquanto que o Visual Studio é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE).

Editores são mais simples, mas o VS Code vem com um bom conjunto de funcionalidades, e pode ter mais funcionalidades usando extensões. IDEs, como o nome diz, são mais completos e visam não só editar arquivos, mas gerenciar projetos, configurações, entrega (deploy), e muito mais.

Note que, no caso do Visual Studio, você pode baixar versões mais antigas, que usam menos recursos. Então, se realmente precisa de algo que só está disponível nele, e não consegue rodar a versão mais recente, pode ver se alguma das anteriores roda, mesmo que ainda seja lenta.

Abraço.

2 curtidas

Isso mesmo! Seria para fazer exercicios e treino em console. Mas caso queira me interessar a plataforma .NET, é possível desenvolver Web API ou API Rest no VSCode?

Sobre o VisualStudio, possivelmente única versao que roda dboa, seria 2013-, mas apartir dessa versão não seria. NET Core, apenas o legado. Não sei, a versão 2016, rodaria dboa num i3 com 4GB. Se meu notebook roda “liso” Eclipse IDE, a última versão.