Visualizar Swing padrão no NetBeans 5.5

Olá a todos, o meu nome é Carlos e estou com um problema relacionado com o NetBeans. Eu tenho utilizado o JBuilder como IDE e, agora a minha empresa decidiu adoptar o NetBeans5.5 como ferramenta de desenvolvimento. Após consultar a documentação do netbeans constatei que não é possível visualizar graficamente classes do tipo swing no NetBeans (isto por causa do projecto Matisse e dos seus ficheiros .form). Bem sei que, eu posso manipular o swing por código. Mas para manutenção de código, e para uniformização do projecto, seria mais fácil e rápido que isso fosse feito visualmente. Alguém daqui do forum poderá ajudar-me? eu já tentei através da instalação do módulo “.form File Generator Module” mas não deu resultado (dá-me excepções ao gerar .forms).

Alguém tem alguma pista?
cumprimentos
Carlos Porto

Estranho, eu consigo manipular telas Swing visualmente, tem certeza q vc foi no lugar certo? Tb uso NetBeans 5.5

olá, e obrigado por tentar ajudar-me. Não não consigo editar e, nem tão pouco aparece o tab “design”, tal como eu escrevi anteriormente, isto deve-se ao facto de não existir o .form (Matisse), as classes de que eu me refiro foram criadas no JBuilder, que usa o swing puro e na documentação vem o seguinte:

requently Asked Questions

Can I visually edit my JBuilder Swing forms in NetBeans IDE?
Unfortunately, no. However, you might find it worthwhile to use
the Matisse GUI Builder within NetBeans IDE to recreate syour
legacy forms. Matisse provides makes use of the new GroupLayout
layout manager and slick WYSIWIG features to take GUI design to a
whole new level of simplicity.

Realmente, se você não criou as suas classes visuais pelo Netbeans ele não vai abrir para vc editar pelo matisse (Por motivo do .form) … Aguardo anciosamente o dia que o pessoal do netbeans fizerem isso…

olá emmanuel.silva, por acaso não ouviu/ leu algo que possa contornar isso, mas, o mais engraçado, o NetBeans tem um module que permite importar projectos de outros ide’s (como JBuilder), mas, depois tem esta limitação, enfim…
cumprimentos
Carlos Porto

Pois é, ja importei projetos do Eclipse, não JBuilder, e também tive esse problema, ou seja, esse é um dos unicos pontos fracos do netbeans… mais eu ja vi um plugin que le classes visuais e gera os arquivos .form para elas, vou ver se eu acho e te passo, mais o pessoal do Netbeans ta pensando em uma solução para isso…

OK emmanuel.silva, fico aguardar por notícias suas,
obrigado
Carlos Porto