Você conhece alguma empresa séria que permita trabalho não presencial?

37 respostas
brunohansen

Alguém conhece algo do tipo?

37 Respostas

luistiagos

eu não conheço…

maquiavelbona

Eu acho que o fmeyer pode falar algo da empresa que ele trabalha, pois até última notícia, ele trabalhava num esquema não presencial.

Até!

fmeyer

brunohansen:

Que eu saiba tem eu ( redhat ) e o louds ( novel )

Pedrosa

Parece que na Avaya tambem existe esquema de Home Officce.

brunohansen

fmeyer:
brunohansen:

Tu sabe se no site tem alguma referência sobre isso?

richardpeder

IBM

É a mais famosa…existe muitas pessoas trabalhando remotamente.

ate mais…

fmeyer

brunohansen:
fmeyer:
brunohansen:

O que voce quer saber ?

titanius

Sem querer ser intrometido mas ja sendo, não achei nada nos sites dessas empresas sobre estes empregos… tipo, como se faz pra se candidatar a algo assim? Já tem que ser lá de dentro e tals?

[]s

brunohansen

fmeyer:
brunohansen:
fmeyer:
brunohansen:

O que voce quer saber ?

Queria saber como é organizado o trabalho. O depoimento da empresa sobre o funcionamento do mesmo…

fmeyer

O nosso trabalho na equipe é medido por performance, ou seja vc tem teus tickets no jira pra cuidar e outras coisas a mais, como suporte a comunidade e clientes. nada muito fora do comum

fmeyer

titanius:
Sem querer ser intrometido mas ja sendo, não achei nada nos sites dessas empresas sobre estes empregos… tipo, como se faz pra se candidatar a algo assim? Já tem que ser lá de dentro e tals?
[]s

Ao menos no jboss nao é assim que funciona. um bom começo é ser commiter de algum projeto e se destacar nesta função

Eduardo_Bregaida

brunohansen:

a BR Express, mas o projeto tem que sair no prazo =)

faelcavalcanti

me lembro de ter visto algumas matérias na infoexame sobre destaque em java como consultor trabalhando em casa. nesta matéria tinha um exemplo de um cara que trabalhava na ibm.

Ironlynx

Isso é o futuro em muitos países…
Deveria haver uma “CLT Flex” só para isso. :slight_smile:
Sem VT, sem Ticket, 6 horas-dia e um salário 10%-15% menor.Quem tem disciplina para isso, a produtividade dispara…

louds

titanius:

[]s

Ser membro participante da comunidade é importante, assim como estar ligado naquilo que é escrito sobre ela. Trabalho com Mono e consegui meu emprego atraves do blog do Miguel. Ele escreveu que estava contratando, me candidatei e cá estou me divertindo com o Mono :slight_smile:

Meu trabalho funciona de forma parecida com a do Fernando, fundamentalmente é a mesma coisa, somos cobrados por performance e resultados, só isso e tudo isso.

B

Ironlynx:
Isso é o futuro em muitos países…
Deveria haver uma “CLT Flex” só para isso. :slight_smile:
Sem VT, sem Ticket, 6 horas-dia e um salário 10%-15% menor.Quem tem disciplina para isso, a produtividade dispara…

No meu caso a produtividade diminui. Uma das partes mais legais do meu trampo é dar risada jutno com os outros, sair pra tomar chopp, kart, futebol, churras etc. Pra mim falta aquela parte presencial sabe?
Não entendo como quem trabalha em casa consegue lidar com isso, sem colegas de trabalho do lado.

rodrigo_corinthians

bobmoe:
Uma das partes mais legais do meu trampo é dar risada jutno com os outros, sair pra tomar chopp, kart, futebol, churras etc.
Mas isso que vc disse serve nas horas vagas e não no trabalho, eu acho que as empresas gastam dinheiro a tôa com localização, hardware, infra mantendo a equipe fisicamente no local, tirando ainda que tem muita gente q não respeita os outros faz um monte de gracinha, atrapalha o desenvolvimento mas entaum ainda não tive uma oportunidade pra trampar home office pra ver como seria mas eu acho q iria adorar… :lol:

Andre_Fonseca

nos EUA parece que o home-office já é bem difundido… e a produtividade tende a aumentar… a propósito eu conheço duas pessoas que trabalham home-office na IBM… e elas dizem que conseguem organizar o tempo-livre e trabalho de uma forma tranquila…

L

Bem dessa, conheço uma pessoa que trabalhava na IBM também (mas era PJ) e trabalhava em casa, ou em qualquer lugar com uma banda-larga disponivel.

W

Pode ate ser que nos EUA seja popular esse tipo de trabalho esses gringos nao fazem nada da vida, como outro carinha acima disse o bom de trabalhar e ter contato com pessoas, dar risada com a palhacada dos nerds, sair pra tomar umas brejas.

H

Accenture!!!
Trabalho na accenture e conto nos dedos as vezes que tive que ir realmente para a empresa resolver alguma coisa!!! funcionamos por demandas de caso de uso!!! dai vem os cálculos de produtividade, mas para se manter longe do escritório, tenho que entregar pontualmente minha demanda!!

LPJava

foi uma revista de julho do ano passado sei qual é…
Bom a IBM tem projetos nessa linha, aqui no forum temos a veronica que trabalha na ibm, e de maneira home office… sempre qdo converso com ela… volta meia ela fala… to na cama e o note no colo e acabei de acordar huauhauha vida mansa!
Bom vc tb pode encontrar aqui: www.netcarreiras.com.br digite na pesquisa HOME. E veja o mercado :smiley:

peczenyj

Aqui na HP aconteceu o seguinte: durante uma amigavel partida de futebol, um desenvolvedor rompeu o tendão. Ele veio trabalhar de muleta e, como morava longe, recebeu um pen-drive com a chave de encriptação necessária para trabalhar de casa enquanto esperava a cirurgia.

L

Semi-presencial: IBM

richardpeder

IBM trabalha com semi-presencial, presencial e full home office. Depende do projeto.

ate mais…

nbluis

Acho uma forma legal de trabalho.
Mas acho válido para profissionais realmente experientes.

No meu ponto de vista, o real problema desse modelo de trabalho é a comunicação, que perde muito com este.

Talvez o desenvolvimento fique meio obscuro com tudo isso, cada um faz o que tem que fazer sem precisar entender o resto do projeto. Principalmente em projetos mais específicos como sistemas corporativos onde as regras de negócios tem muita complexidade.

Adolfo_Rodrigues

Pra quem trabalha com metodologias ágeis fica bem complicado. Como se faz pair programming com cada um na sua casa? No livro “Scrum and XP from the trenches” o autor conta que eles têm nas quartas-feira a opção de trabalhar em casa ou no escritório…

louds

nbluis:
Acho uma forma legal de trabalho.
Mas acho válido para profissionais realmente experientes.

No meu ponto de vista, o real problema desse modelo de trabalho é a comunicação, que perde muito com este.

Talvez o desenvolvimento fique meio obscuro com tudo isso, cada um faz o que tem que fazer sem precisar entender o resto do projeto. Principalmente em projetos mais específicos como sistemas corporativos onde as regras de negócios tem muita complexidade.

Essa questão de comunicação é mito. No Mono temos gente espalhada por todos fusos, então enquanto um colega meu está indo embora para casa (ele vai pro escritório), eu estou acordando. Nós funcionamos e trabalhamos muito bem usando irq, emails, mailing-lists e telefonia - somos uma equipe de 30 pessoas, o trabalho flue extremamente bem e o não escrevemos sisteminha feijão com arroz.

Ironlynx, por que alguém trabalhando em casa tem que ganhar menos benefícios que alguém que vai para o escritório? Pode te surpreender, mas eu almoço e faço supermercado, então VT e VR me são tão úteis também. O salário deveria ser maior, pois de casa as pessoas tendem a ser mais produtivas, já não tenho como fazer aquelas 2horas diárias de cafezinho, e também custam muito menos, já que não precisam ter uma mesa no escritório, um posto de trabalho confortável custa 300 reais por mês na Paulista de aluguel.

rodrigo_corinthians, concordo com você que home office não interfere em nada nas atividades realizadas fora da empresa. quem trabalha em casa também tem uma equipe e colegas de trabalho.

ramilani12

foi uma revista de julho do ano passado sei qual é…
Bom a IBM tem projetos nessa linha, aqui no forum temos a veronica que trabalha na ibm, e de maneira home office… sempre qdo converso com ela… volta meia ela fala… to na cama e o note no colo e acabei de acordar huauhauha vida mansa!
Bom vc tb pode encontrar aqui: www.netcarreiras.com.br digite na pesquisa HOME. E veja o mercado :D

Essa matéria saiu na Infoexame

brunohansen

Aqui na empresa onde trabalho estavamos questionando a possibilidade de disponibilizar o tal home-office.

Mas algumas questões surgiram: (Se vcs quiserem debater)

1- Como agente vai formar estagiários, sem o contato com pessoas já experientes? (Já que os experientes vão estar em casa. Como vamos criar as pratas da casa? Será que só fóruns é suficiente?)
2- Tem como inicializar um projeto totalmente novo sem contato presencial? Sem reuniões, brain storms e coffee breaks. Justamente sem os momentos onde se montam a cultura do projeto e as pespectivas são traçadas.

Conforme eu for lembrando de outras questões eu vou colocando aqui.

Eu ainda acho mais bacana trabalhar com horário flexível.

titanius

Cara, sei lá… mas acho que a “solução” para isso seria um semi-presencial… bom, mesmo que o cara bom esteja em casa, ele deve manter contato com a empresa (pelo menos as que eu pesquisei são assim), e desde que ele mantenha contato está tudo certo, se a empresa mantem contato, o estagiário também pode…

Sei que nada supera ter “o cara” ali do lado, pra socorrer na hora do aperto…

No meu ponto de vista, o home-office só tem vantagens, e principalmente para a empresa… já ouviram aquele ditado, funcionário feliz é funcionário produtivo? então…

Bom, posso ter falado bobagens, mas, estamos aí pra discutir… :wink:

[]s

W

brunohansen wrote:
Tem como inicializar um projeto totalmente novo sem contato presencial? Sem reuniões, brain storms e coffee breaks. Justamente sem os momentos onde se montam a cultura do projeto e as pespectivas são traçadas.

Essa resposta foi muito bem colocada pelo louds .:

Essa questão de comunicação é mito. No Mono temos gente espalhada por todos fusos, então enquanto um colega meu está indo embora para casa (ele vai pro escritório), eu estou acordando. Nós funcionamos e trabalhamos muito bem usando irq, emails, mailing-lists e telefonia - somos uma equipe de 30 pessoas, o trabalho flue extremamente bem e o não escrevemos sisteminha feijão com arroz.
.

bandrade

William… para entrar no projeto Mono, não rola de ser estagiário… Mono é um projeto bem diferente, a experiência dos participantes é um bocado fora de série…

para as empresas mais heterogeneas no quadro, acho essas reunioes essenciais.

louds

bandrade:
William… para entrar no projeto Mono, não rola de ser estagiário… Mono é um projeto bem diferente, a experiência dos participantes é um bocado fora de série…

para as empresas mais heterogeneas no quadro, acho essas reunioes essenciais.

\

Nós temos estagiarios sim no time!

brunohansen, o google vem fazendo o maior e melhor programa de estágio do globo. Chama-se google Summer of Code. Nele o estagiario assume um projeto junto com um mentor e irão trabalhar juntos durante o verão todo. É bem comum mentor e alumni estarem em continentes diferentes.

Poucas coisas realmente precisam ser presenciais, brainstorming pode ser feito online, concordo que não é tão eficiente. No mono mesmo não operamos 100% em home-office, ocasionalmente a equipe se reune - por ocasional entenda algumas poucas vezes ao longo do ano.

Operar como home-office é fundamental para cidades como São Paulo, na qual se jogam fora bilhões de reais todo ano por conta do transito. Home-office é uma questão de sustentabilidade.

Outro ponto é que com o advento de notebook poderosos e baratos, com 4 mil reais você tem uma estação de trabalho movel de primeira, os funcionários em home office vão naturalmente se compor em células de acordo com o bairro que moram. Isso de certa forma reduz o tal “custo de comunicação presencial”. Fora que com ferramentas como Skype ou Illuminate é MUITO facil fazer reuniões - é muito melhor pois todo mundo pode participar e não fica feio respoder email durante.

brunohansen

Interessante! Será que eu arrumo um estágio assim para eu ver qual é?

louds

brunohansen:
louds:

brunohansen, o google vem fazendo o maior e melhor programa de estágio do globo. Chama-se google Summer of Code. Nele o estagiario assume um projeto junto com um mentor e irão trabalhar juntos durante o verão todo. É bem comum mentor e alumni estarem em continentes diferentes.

Interessante! Será que eu arrumo um estágio assim para eu ver qual é?

O processo começa em março

Luca

Olá

O que vem a ser isto? Qual o link?

O que achei no google não tem nada a ver.

[]s
Luca

Criado 10 de outubro de 2007
Ultima resposta 15 de out. de 2007
Respostas 37
Participantes 26