Voce é a favor ou contra a regulamentação da profissão?

10 respostas
tRuNkSnEt

Bom, está ai um tema que gera muita discursão nos tempos atuais.

De um lado esta a comunidade científica da computação brasileira que atualmente se posiciona contra a questão da regulamentação da profissão de Informática e do outro esta a ENEC (Executiva Nacional dos Estudantes de Educação) que diz ser a favor da regulamentação. Amblas com argumentos muito fortes a respeito do assunto. Veja o Parecer!

Posição SBC
Posição ENEC

:arrow: E então, você se posiciona contra ou a favor da regulamentação, porque? (Eu estou estudando mais a questão logo eu me pronunciarei!)

Obs: 1 - O encontro anual da ENEC era realizado junto com o Congresso da SBC. Esse ano vai ser separado!
-ENECON - ocorrerá na cidade de BONITO - MS, de 01 a 05 de Agosto, nas dependências da IESF/UNIGRAN - Instituto de Ensino Superior da Funlec / Centro Universitário da Grande Dourados.
-Congresso SBC - 22 a 29 de julho - São Leopoldo (RS).

Eu ja participei dos dois encontros é e show!
Bom, agora é sair de um e ir para outro, marque suas ferias nesse periodo que alem de tudo voce pode aproveitar as belezas da duas cidades. :wink:
2 - Interessante: O site da ENEC utiliza uma ferramenta chamada twiki que permite aos proprios membros da ENEC modificarem, atualizarem, mecherem no site. Interessante que ate hoje ninguem avacalhou. :slight_smile:

10 Respostas

Luca

Olá

O que significa regulamentar? Criar um cartório tipo CREA? Impedir que não formados exerçam a profissão? E precisará ser formado em que?

Antigamente informática de uma hora para outra passou a ser propriedade dos administradores de empresa. Para abrir uma empresa com informática no nome precisava de um adm.de empresas entre os sócios. Depois isto caiu. Agora o que pretende este novo cartório que querem criar? Nem vou ler para não me aborrecer.

[]s
Luca (Engenheiro, que programa computadores desde 1968 mas que conhece muita gente boa que mal tem o colegial)

tRuNkSnEt

É isso mesmo :!: Impedir que não formados exerçam a profissão!! Isso e bom ou ruim ??¿¿ Leia os posicionamentos!!

E nao e brincadeira, amblas ja socaram projetos de leis no senado e a coisa ta andando …

O fato de voce conhecer alguns caras que são bons para min nao quer dizer nada, tem isso em todas as profissões, mas nao tem um grande impacto sobre o todo. Eu ja vi vagas de analistas preenchidas por pessoas que tem o segundo grau, nao que elas nao tenham capacidade, so nao tem capacitação !!! De certa forma atrapalha principalmente quem esta começando! FODA-SE se o cara nao sabe bosta nenhum, tem e de morrer mesmo! Veja o curso de direito que a AOB so chama de advogado mesmo 15% dos formandos do ano.

Mantenha-se possicionado dos dos lados, tanto do universitario como do patrao! Voce quer um cara fdp trabalhando na sua empresa?? Voce que é um bom profissional quer ver um fdp pegando sua vaga so pq ele pode receber metade do que voce merece!

Essas e outras perguntas que devem ser consideradas

Annyssima

tRuNkSnEt:
Bom, está ai um tema que gera muita discursão nos tempos atuais.

De um lado esta a comunidade científica da computação brasileira que atualmente se posiciona contra a questão da regulamentação da profissão de Informática e do outro esta a ENEC (Executiva Nacional dos Estudantes de Educação) que diz ser a favor da regulamentação. Amblas com argumentos muito fortes a respeito do assunto. Veja o Parecer!

:arrow: E então, você se posiciona contra ou a favor da regulamentação, porque? (Eu estou estudando mais a questão logo eu me pronunciarei!)
-ENECON - ocorrerá na cidade de BONITO - MS, de 01 a 05 de Agosto, nas dependências da IESF/UNIGRAN - Instituto de Ensino Superior da Funlec / Centro Universitário da Grande Dourados.

Cara sem querer ser chata mas ja sendo, é ENECOMP.
Acho a computação, tão excluida as vezes, mas não sei se isso leva a
algo assim, acho q ta bom desse jeito, q se… o resto. :lol: Mas quanto
ao congresso, é bem interessante participar, e como é aqui pertinho,
tenho q ir né? Curtir Bonito é uma bela idéia…

pcalcado

de…novo…? :cry:

Fabricio_Cozer_Marti

Regulamentar é formalizar a profissão, colocar ordem na casa, é não deixar que apareçam pessoas querendo exercer funções que não são de sua competência.
Mas tem diversas propostas de regulamentação, e tem uma delas que diz que uma pessoa pode sim exercer a profissão de Analista de sistemas , apenas comprovando em carteira que já exerce a mesma por pelo menos 5 anos.

A criação de um conselho será para proteger e centralizar toda a documentação do profissional e de muitas outras atividades administrativas competentes.
Seria o CREI (Regional) e o CONFEI (Federal), segundo a proposta http://www.abes.org.br/old/gruptrab/legislacao/pl_1947-03.htm

Hoje em dia o que existe é autonomia própria de cada empresa.

Sem dúvida alguma, regulamentar é a melhor forma da computação ser um curso acadêmico tão respeitado quanto medicina e direito.

tRuNkSnEt

Voce nunca ouviu falar no movimento das aguas?? Reciclagem ou coisa desse tipo??

ENECOMP é o nome do Encontro
ENEC é quem faz o encontro

danieldestro

Assunto já discutido: http://www.guj.com.br/posts/list/15/10460.java

tRuNkSnEt

Me respondam uma coisa … que embasamento um cara usa para dizer que o assunto ja foi discutido e coisa e tal, existe ALGUMA REGRA que diz, proibido discutir topicos ja discutidos???

O que faz de um cara chegar e dizer

DENOVO???

Me perdoem a indiscrição, mas se voce esta de saco cheio, se esta achando ruim e so pegar vazando ou pular o topico sacou??? ninguem te obriga a discutir algo que ja foi discutido, de oportunidade para quem quiser discutir ora bolas!!!

Denovo !!! Isso não me acrescenta em nada. Eu levo isso aqui como se fosse um papo na rua. Quantas vezes vc ja falou que seu time é o melhor e ja discutiu sobre isso N e N vezes, mesma coisa é eu… eu to discutindo agora, para min e algo novo … E volto a repetir

se voce esta de saco cheio, se esta achando ruim e so pegar vazando ou pular o topico sacou!!!?

Voce ja parou para pensar quantas vezes voce ja falou, denovo??? Pow se e para ter so assunto estatico desmonta o site e faz um so para tutoriais pq ai evita de ter assunto repetido e massante!!!

Luca

Olá

Mas se eu disser que dos 10 caras mais competentes que conheço em Java pelo menos 3 (todos aqui do GUJ) nunca pisaram em uma faculdade da área de informática ou não terminaram o curso? E nenhum deles tem 5 anos comprovados de experiência. E se eu disser que um dos caras que conheço que mais conhece administração de redes é formado em contabilidade?

Na argentina o curso de informática dura 6 anos. Aqui tem cursinho de 3 anos que não ensina nada. Já entrevistei candidatos que não sabiam nada de base de dados, não sabiam o que era sort, nunca tinham ouvido falar em árvore binária e coisas piores.

Aqui no GUJ tem um amigo nosso que hoje é arquiteto de software de uma empresa multinacional, que quando eu o contratei o que me impressionou no currículo dele foi justamente o fato dele ser fera em Java e cursar marketing.

[]s
Luca (que é contra os cartórios porque paga o CREA há 35 anos e NUNCA recebeu nada em troca)

danieldestro

Eu tentei ser legal e educado te apresentando um link com a mesma discussão, para você ler e já se esclarecer.

Bom, como você foi grosso comigo, eu fiquei magoado e dicidí trancar o tópico para evitar mais grosserias de quem quer que seja.

Abraços e boa noite.

Criado 20 de maio de 2005
Ultima resposta 20 de mai. de 2005
Respostas 10
Participantes 6