… pergunta para free-lancers, projetistas open-source, aventureiros …
Você é um bom designer (além de programador) e faz o design dos seus sistemas, compra templates, paga alguem para fazer, trabalha junto com um amigo que faz esta parte ou o que ?
… pergunta para free-lancers, projetistas open-source, aventureiros …
Você é um bom designer (além de programador) e faz o design dos seus sistemas, compra templates, paga alguem para fazer, trabalha junto com um amigo que faz esta parte ou o que ?
Eu normalmente pago alguém para fazer… não tenho o minimo dom para designer e ai eu digo, cada macaco no seu galho :-). Cada um no seu quadrado (putz rs).
Acho que cada um deve fazer bem o que sabe.
Abraço.
Aqui na empresa tem um time de designer que eh composto por pessoas que sao especializadas (tem mestrado e alguns Ph.D) em interacao humano-computador e varios designers.
Geralmente esse pessoal define design e tb como o usuario interagem com o sistema.
//Daniel
Nos frreelas, eu mesmo faço… Em geral não me saio mal, só que levo mais tempo que um designer…
Quando à questão de cada um no seu quadrado, eu acredito que programadores podem sim ser bons designers.
Veja meu caso: eu comecei minha carreira como desginer! Até modelo de computador em 3d me pediram pra fazer. Eu precisei começar a dizer não para esses trabalhos, porque meu chefe só queria me passar designer e eu queria programar, projetar, arquitetar, compilar, fuçar, mexer, maquinar… rssrrsrs
Então comecei a programar de gaiato em vários projetos, na raça, até começarem a ver que eu tinha jeito pra coisa (povo deve gter fumado muito oregano quando viu isso… rssrsr).
Então comecei a dizer não pra design e passar esse trabalho pra outros colegas. Não aceitava e pronto.
Hoje, me arrependo de ter sido tão radical. E estou estudando de novo pra poder complementar minhas habilidades. Hoje me viro com designer. Minha dificuldade não é com “inspiração”, mas com ferramentas mesmo. rssrr e com técnicas. Por isso que quero aprender!
Um profissional pode sim, ter várias habilidades. E quanto mais tiver, melhor! Mas habilidade não vem de nascença. Vem de esforço!
Abraços
Aqui na empresa tem um time de designer que eh composto por pessoas que sao especializadas (tem mestrado e alguns Ph.D) em interacao humano-computador e varios designers.
Geralmente esse pessoal define design e tb como o usuario interagem com o sistema.
Este tipo de coisa é que faz a gente sentir vontade trabalhar fora do Brasil hahahah.
Aqui é no improviso, o desenvolvedor dá o ponto pé inicial sabendo que vai ficar ruim, mas depois passa por algumas críticas internas/clientes até chegar em um ponto de estabilidade.
[]'s
a única maneira do meu “design” ficar “aceitável” é quando trabalho com Flex ou Richfaces (que já tem todos os estilos prontos si pá)
porque de resto… meu design é que nem de programador… faço pra funcionar, sou um mané total em fazer designs bonitos (a não ser que seja em desktop, que eu, modéstia a parte mando bem, agora na web… é um desastre)
Depende do cliente, mas gosto de ter um designer para aprimorar as ideias.
Aqui eu sou tudo:
e ganho ($) pra nenhum desse acima…
ê vontade de sair do Brasil.
Aqui eu sou tudo:
- Designer
- Programador
- Testador
- Analista de Sistemas
- Analista de Negócios
- Suporte
idem…e tb mecho com rede/configuro servidor de vez emquando… coisas amsisimples ja q nao manjo mto…
Aqui não, sou obrigado a obedecer uma metodologia e uma estrutura que nem mesmo o pessoal que a criou aprova.
Aqui eu sou tudo:
- Designer
- Programador
- Testador
- Analista de Sistemas
- Analista de Negócios
- Suporte
ué por que você tá dizendo isso?
você faz essas coisas porque tu quer e se sujeita a tal
Pra felicidade dos usuários, não.
Aqui temos também pessoal específico para fazer design.
Até com Flex consigo fazer coisa feia…haha
Pra felicidade dos usuários, não.
Aqui temos também pessoal específico para fazer design.Até com Flex consigo fazer coisa feia…haha
se vc sabe q é feio já deu o primeiro passo para o design 
Geralmente esse pessoal define design e tb como o usuario interagem com o sistema.Este tipo de coisa é que faz a gente sentir vontade trabalhar fora do Brasil hahahah.
Aqui é no improviso, o desenvolvedor dá o ponto pé inicial sabendo que vai ficar ruim, mas depois passa por algumas críticas internas/clientes até chegar em um ponto de estabilidade.
[]'s
Isso eh verdade, quando eu trabalhava ai no Brasil eu era DBA, SysAdm, desenvolvedor e webdesigner. hehehe.
Pra mim nao rola trabalhar mais assim. As vezes eu tenho que dar uns “tapas” numa interface de administracao em um sistema antigo que existe aqui e o design foi feito por programadores, eh legal a interface mas tem MUITA coisa que poderia ser melhorada em termos de usabilidade e tb nao eh nem um pouquinho bonita.
Os sistemas mais recentes eh tudo o time de design que faz.
Mas eu nao acredito que toda empresa seja assim, quando eu trabalhava na Lehman Brothers pelo menos no projeto que eu estava eram os proprios desenvolvedores que faziam o design das telas etc etc… Algumas eram bem legais e intuitivas mas outras complicadissimas.
Mas com certeza ai no Brasil eh muito mais comum desenvolvedor-faz-tudo, por isso que vc ve vagas pedindo desde html,photoshop, flash passando por preparar cappuccino, stored procedures, j2ee, jdbc etc hehe
//Daniel
eu mesmo faço o design, levando em conta layout clear e os recursos de usabilidade. Uma vantagem que começei a carreira como design grafico, depois web designer…
flw!
"
Nos freela eu peço auxilio pra um camarada que manda muito bem,
nao tenho o menor jeito com design…
abs…
Eu sempre achei que usabilidade todo mundo pode e deve colaborar.
desenvolvedor tem que ter alguma consciencia de usabilidade, pois também utiliza sistemas e acaba tendo alguma noção do que é bom ou ruim.
a única maneira do meu “design” ficar “aceitável” é quando trabalho com Flex ou Richfaces (que já tem todos os estilos prontos si pá)porque de resto… meu design é que nem de programador… faço pra funcionar, sou um mané total em fazer designs bonitos (a não ser que seja em desktop, que eu, modéstia a parte mando bem, agora na web… é um desastre)
Exatamente o meu caso, sem tirar uma palavra, ate com relação ao desktop que tambem mando bem.
De resto RichFaces neles :lol:
Eu sempre achei que usabilidade todo mundo pode e deve colaborar.
desenvolvedor tem que ter alguma consciencia de usabilidade, pois também utiliza sistemas e acaba tendo alguma noção do que é bom ou ruim.
Uma coisa é usabilidade, isso eu posso saber fazer da melhor maneira, a outra é saber desenhar mesmo, fico um dia inteiro tentanto fazer um design bacana e nao sai muita coisa, vai um designer e faz em 5 minutos, com cores legais e tal.
Eu quem faço os designs, porém, quando trabalho em grupo, procuro focar na parte de programação e banco de dados. Além de eu gostar muito mais, sei fazer melhor, em design eu só quebro galho.
"