Esses dias eu estava pensando que muito tem se falado sobre HTML 5, mas eu ainda estou meio cauteloso por questão de compatibilidade, mas as vezes por curiosidade dando umas inspecionadas em código de sites eu já tenho visto algumas tags HTML 5 correndo soltas por ai… então eu penso: “será que tá na hora de aprender?”.
queria só deixar essa dúvida aqui, vcs já estão estudando ou desenvolvendo em HTML 5?
Abraços,
Mesquita
Oi,
vale sim já aprender, mas muitos browser ainda nao possui suporte total aos recursos do html5.
Se voce quiser testar seu browser em questao de compatibilidade ao recursos de html5, pode entrar nesse site: www.html5test.com
ele dará uma nota e mostrará quais recursos seu navegador atual suporta.
não surpreenda que a versão mais nova do IE nao consegue nem metade de ponto dos outros.
Só faço umas animações usando a tag .
Já estudei somente por curiosidade, algumas coisas são interessantes usar se seu cliente já tiver um navegador mais novo e de preferência padronizado.
Lembrando que o HTML5 só vai ficar pronto em 2014 e a cada revisão que a especificação vem sofrendo, tem recursos que foram retirados do draft mas existem navegadores que o suportem (né, Safari?). E lembrando que o código HTML5 ainda tem comportamento bem diferente em cada navegador. Então se você desenvolver algo com intenção de servir pra qualquer cliente, a coisa fica bem mais complicada.
Na minha empresa em particular, utilizamos um framework próprio pra gerar o código e ele é bem pesado porque carregava compatibilidade até com o IE4 :shock: e como é um código muito complexo, ninguém animava mexer nele já que os programas que rodam com essa biblioteca são críticos.
Custei a convencer a gerência a “abraçar” essa causa e dar uma limpeza no código, pra explorar melhor CSS e recursos “modermos” sem se preocupar com navegadores que quase ninguém tem. IE4 died, as páginas “emagreceram” 15%. IE5 a caminho. Quem sabe até 2019 eu consiga chegar no HTML5. hehehehe