Você já "esticou" uma nuvem?

Uma das possibilidades que mais me encantam quando o assunto é Cloud Computing é a capacidade que alguns Provedores oferecem de, via API, permitir que o desenvolvedor crie software capaz de “automatizar” os processos de “instanciação” e “destruição” de servidores, digamos, “on demand”.

A teoria diz que é possível, por exemplo, criar um software que monitora a capacidade de um servidor “na nuvem” e, se necessário, instancia outros servidores pré-configurados - tantos quanto necessário - para balanceamento de carga. Uma vez vencida a demanda por mais “capacidade”, também é possível “liberar recursos”, já que estes são cobrados por hora.

Sendo assim, pergunto: alguém aqui já desenvolveu software que “estica e encolhe” servidores na nuvem?

Já criei código que , usando a API remota do Ganeti (software de manipulação de VMs do Google), instanciava ou destruía VMs. Era muito legal, meu software ficava monitorando o estado das VMs e, conforme fosse, pedia a instanciação de novas VMs para determinado cliente.

Se bem que isso é grid computing, não cloud. :oops:

Pois é… pelo que sei do cloud computing é que a nuvem estica automatico conforme é necessário, você não precisa intervir. Um exemplo é o GAE/J, que faz isso de forma transparente.

Penso que não é assim não… pelo que eu sei você acessa o “Painel de Controle” de seu provedor, cria um Servidor e, se necessário, você “clona” ele, faz seu próprio, digamos, “grid”; esse processo me parece que pode ser automatizado via API, e é justamente essa a minha pergunta, se alguém já fez isso… :wink:

Penso que não é assim não… pelo que eu sei você acessa o “Painel de Controle” de seu provedor, cria um Servidor e, se necessário, você “clona” ele, faz seu próprio, digamos, “grid”; esse processo me parece que pode ser automatizado via API, e é justamente essa a minha pergunta, se alguém já fez isso… :wink: [/quote]

Foi isso que eu fiz pelo Ganeti, esquema automatizado e manual…