Qual o seu nível atual de satisfação na área de TI?
Sonha com uma carreira na área até se aposentar ou está de saco cheio e quer mudar?
Vote!
Você já não aguenta mais?
76 Respostas
Ótima pergunta, ainda mais contextualizando a coisa: sexta, fim de expediente!
Sinceramente, eu gostaria de estar fotografando as mulheres da playboy ou jogando futebol mundo afora, mas vou me divertindo com TI enquanto aguento :D.
Eu amo, é minha vida.
Eu votei “Não agüento mais, mas fazer o que” mas no meu caso não seria exatamente isso, mais algo do tipo "it sucks a bit mas vamo levando… "
Eu acho mais interessantes trabalhos que envolvam “melhorar o mundo”, e a TI entraria nisso como uma ferramenta e não como um fim como é pra muita gente e do que eu tento fugir…
Agora…, qual é Micrófilo! UHuheuheueeueh
Não diz que isso é a sua vida não, a vida é MUITO MAIS do que isso! 
Acho que eh apenas a forca de expressao Renato. Tambem votei nessa opcao, mas eh obvio que a vida nao eh soh isso. Acho que nao precisamos entrar na semantica de cada frase… senao teremos que mudar para uma escala de 1 a 5. 
Marcio Kuchma
Eu amo, é minha vida.
Se bem que eu começei essa vida a pouco tempo, nem tive tempo de ficar de saco cheio.
Eu votei em “É cansativo, mas eu agüento.” Não acho que seja a resposta ideal no meu caso, mas também não chega a ser minha vida. Uma resposta mais adequada para o que sinto seria “É cansativo, mas eu gosto muito”.
Acho que eh apenas a forca de expressao Renato. Tambem votei nessa opcao, mas eh obvio que a vida nao eh soh isso. Acho que nao precisamos entrar na semantica de cada frase… senao teremos que mudar para uma escala de 1 a 5. 
Marcio Kuchma
Entendo, mas pior que de certa forma há uma certa verdade nisso…
Quando eu estou longe do trabalho às vezes me sinto como se tivesse saído de uma realidade alternativa sem sentido…
Eu amo, é minha vida.
Ainda paga minhas contas, me possibilita morar em Floripa, o que mais posso dizer?
Não é algo tão específico da área ehhehehehehe
É cansativo, mas eu agüento.
Mas pra mim também ficaria melhor “É cansativo, mas eu gosto muito”.
Eu acho legal, porém bem cansativo.
Como estou cursando uma pós em negócios, estou abrindo meus horizontes e vendo que há vida lá fora. Quem sabe me mudo ano que vem.
É cansativo, mas eu agüento.Mas pra mim também ficaria melhor “É cansativo, mas eu gosto muito”.
Idem. Eu também sou apaixonado por física, matemática, história, literatura e filosofia.

Como não tinha É cansativo, mas eu gosto, então É cansativo, eu agüento.
Acho a área justa, inovadora, porém como toda área existem prós e contras, acho que uma coisa contra da área, é você ter que se virar pra resolver um problema, onde o contexto é livre, e isso por causar muitas surpresas, acaba desgastando um pouco.
Bom, eu voto em: É Cansativo mas eu aguento.
Por quê escolhi a pilula vermelha?? :? hehe… 
falows!
não aguento pagar tantos impostos…
Concordo. BTW:
In this world nothing is certain but death and taxes.
Benjamin Franklin
Marcio Kuchma
Como não tinha essa opção aí, votei na primeira. 
Eu amo minha vida!!!
Simplesmente escolhi a profissao certa, eu gosto muito de programar!!!
Olha, simplesmente não me imagino fazendo outro coisa na vida, mas que estressa, ahhh estressa.
Acho que para melhorar eu poderia ter uma secretária gostosa todo dia me trazendo cafezinho e dizendo:
- Chefe como você está produtivo hoje.....
Bom, enquanto esse dia não chega vou me entendendo com a máquina de café.
Ah,
Votei na primeira opcão.
É um troço cansativo, mas eu aguento até pq no fundo eu gosto…como um alto executivo da minha empresa disse: Trabalhar na nossa área é só pra corajosos…pq a cada projeto acontece algo diferente…nunca sabemos o que vai acontecer…é uma área instável e cheia de altos e baixos! 
ate mais…
Opção B.
Eu me divirto bastante, as vezes nem tanto. Não me imagino fazendo outra coisa no momento, mas também não é o que pretendo fazer pelo resto de minha vida.
Respondi “estou procurando em outra área”, após 11 anos, estou realmente de saco cheio da rotina diária, programação ou arquitetura não me motivam mais.
Acho interessantíssimo ler à respeito das inovações das linguagens/ plataformas, conhecer à fundo projetos que podem mudar o curso das coisas, mas não tenho mais paciência de ficar num escritório implementando.
Como gosto muito da área e adoro ler à respeito de modelo de negócios, nova idéias, estou tentando aliar as duas coisas.
Final do ano começo um curso em economia (segunda graduação) e pretendo fazer um MBA lá fora especializado em Venture Capital, investimento em empresas de TI e tecnologia da informação, fazer IPO na bolsa e tudo mais.
Acho que tem mais haver comigo … 
Nossa… quero logo é trabalhar com gente.
Gosto de tecnologia e tudo +, até programo direitinho. + tive a experiência de trabalhar com pessoas e achei muito recompensador.
Um programa nunca te fala: “Muito obrigado” (com lágrimas nos olhos) como as crianças com as quais trabalhei.
hasta. (;
Se você está de saco cheio do trabalho, acho que também deve se perguntar se talvez uma mudança de empresa, mesmo que atuando na mesma área de TI, não seria benéfica.
Buscar novos ares para exercer seu trabalho pode ser uma experiência diferente, pois cada empresa possui uma política de gerenciamento de pessoal.
Alterar de uma hora para outra o seu ramo de atividade, dependendo do caso, vai te obrigar a praticamente jogar fora todo o aprendizado que você acumulou durante todos os anos em que trabalhou com programação/análise, acho que o ideal seria ir para algum trabalho em que você pudesse aproveitar a sua bagagem de conhecimento.
Quando eu era trainee, trabalhava numa consultoria em que a gente tinha que fazer muitas viagens a clientes. Embora atrapalhasse muitas vezes, era legal pois conhecia outros lugares, pessoas, etc.
Agora estou numa fábrica de software em que o salário é melhor, mas uma coisa que enche é a rotina de todo dia sentar no mesmo lugar, ver o mesmo pessoal, os mesmos problemas, etc. Neste ponto a outra empresa era melhor.
Não gostei das opções.
Minha única reclamação quanto a área de TI é:
-
Me deixou muito racional. Tudo pra mim é IF/THEN/ELSE.
-
Exige muito do meu pobre cérebro.
-
Me deixou um pouco anti-social (será que isso tem mesmo haver com TI?)
-
As mulheres no geral não gostam de caras que trabalham com programação/computadores.
Essas são as desvantagens… Tem muita vantagem tb, é claro:
-
Bons salários
-
Demanda sempre alta por profissionais
etc
Isso ficou contraditorio visto que mulher principalmente as boas gostam é de dinheiro :D:D:D
Isso ficou contraditorio visto que mulher principalmente as boas gostam é de dinheiro :D:D:D
Esse eh um dos maiores absurdos q eu já li nesse forum.
Se você está de saco cheio do trabalho, acho que também deve se perguntar se talvez uma mudança de empresa, mesmo que atuando na mesma área de TI, não seria benéfica.
Buscar novos ares para exercer seu trabalho pode ser uma experiência diferente, pois cada empresa possui uma política de gerenciamento de pessoal.
Alterar de uma hora para outra o seu ramo de atividade, dependendo do caso, vai te obrigar a praticamente jogar fora todo o aprendizado que você acumulou durante todos os anos em que trabalhou com programação/análise, acho que o ideal seria ir para algum trabalho em que você pudesse aproveitar a sua bagagem de conhecimento.
bom, eu trabalhava com TI. Dai larguei tudo (emprego, faculdade e namorada) e fui trabalhar com crianças por um ano, que é uma coisa que eu gosto muito. Além das crianças, dava desses treinamentos de liderança e trabalho em equipe (aqui no Brasil chama de eco-treinamento) que é realmente o que eu + gostei de fazer em toda minha vida.
Acabada a experiência, voltei pra TI. + já estou olhando outras possibilidades de voltar a trabalhar com gente. + preciso me capacitar antes de tentar qualquer investida nessa área. Enquanto isso, TI paga minhas contas. (;
Isso ficou contraditorio visto que mulher principalmente as boas gostam é de dinheiro :D:D:DEsse eh um dos maiores absurdos q eu já li nesse forum.
De duas umas ou não percebeu que era uma brincadeira, ou não tem senso de humor.
Sem stress cara…
- As mulheres no geral não gostam de caras que trabalham com programação/computadores.
X
- Bons salários
Isso ficou contraditorio visto que mulher principalmente as boas gostam é de dinheiro :D:D:D
Acredite em mim. Só dinheiro não é suficiente para marcar um gol. Há muitas outras variáveis que contam na hora da sedução.
É claro que tem mulher que só está afim de dinheiro mesmo, mas essas podem parecer boas mas não são.
- As mulheres no geral não gostam de caras que trabalham com programação/computadores.
X
- Bons salários
Isso ficou contraditorio visto que mulher principalmente as boas gostam é de dinheiro :D:D:D
Acredite em mim. Só dinheiro não é suficiente para marcar um gol. Há muitas outras variáveis que contam na hora da sedução.
É claro que tem mulher que só está afim de dinheiro mesmo, mas essas literalmente eu não considero boas.
Sergio,
Foi só uma brincadeira…
Tranquilo. Eu achei que vc estava falando sério, pois eu também já pensei assim.
É cansativo, mas eu agüento…
Mais para frente penso em ter meu próprio negócio em outra área, e me dedicar a TI apenas em meio período do dia. Quem sabe um restaurante…
(x) é cansativo, mas fazer o que…
essa seria a minha resposta
eu to de saco cheio de arrumar cagada dos outros no trabalho…
complicado…
pessoal vende codigo pros outros e faz varias “experiencias” ai… se não der certo… não deu o importante e entregar…
no final o sistema fica uma %¨¨%$#$%¨e ta tudo certo… vamos ao proximo cliente… uha…
Por isso eu digo… a area e muito legal…
Sustentar código eu não aguento +…
Vou votar cansativo… mais aguento…
Todo mundo do GUJ não sabe perceber brincadeiras 
Tranquilo. Eu achei que vc estava falando sério, pois eu também já pensei assim.Todo mundo do GUJ não sabe perceber brincadeiras :D
Isso é realmente complicado… senso de humor varia e quando vc está num fórum, precisa tomar certos cuidados.
Quem me conhece pessoalmente sabe q sou meio porra loka, galerinha do guj que foi tomar breja comigo viu só um pquinho …rsss mas aqui, o cidadão precisa ser comedido, senão vai ficar gastando posts e mais posts se justificando.
Normal, acredito q em qualquer fórum é assim …então sugiro q as piadas sejam auto-explicativas 8)
No caso do flaleite estava meio óbvio que era brincadeira, por causa disso:

++
se bem que só fotografar não tem graça 
Eu amo… ir a praia.
Gosto de TI porque sempre surge uma novidade para me deixar curioso, mas, na maior parte do tempo, olho pra coisa como trabalho.
valeuz…
O que eu não curto na minha área(como qualquer outra aonde tu sejas empregado) é saber que tem alguém ganhando mais do que eu pra vender o produto que é fruto do MEU trabalho. Mas isso vai mudar!
hehehehe
eu ja pensei assim também, mas passei a não achar isto tão ruim, quando me lembrei que eu só ganho o meu salario se o cara conseguir vender o produto/serviço …
ainda mais que tenho certeza de que EU não consigo vender 
Só fala que salario faz vc achar a vida de TI maravilhos quem não conhece a melhor profissão do mundo!!! HERDEIRO!!
Só fala que salario faz vc achar a vida de TI maravilhos quem não conhece a melhor profissão do mundo!!! HERDEIRO!!Pra quem tem cabeça né? Até os filhinhos de papai estão voltados ao crime, citando o exemplo do Edinho, filho do Pelé.
Voltando ao assunto de TI, eu sinceramente acho a profissão maravilhosa, mas acho tão maravilhosa quanto qualquer outra, como Medicina, Engenharia, Direito…
Claro que honestamente, para fazer qualquer coisa.
Só fala que salario faz vc achar a vida de TI maravilhos quem não conhece a melhor profissão do mundo!!! HERDEIRO!!Pra quem tem cabeça né? Até os filhinhos de papai estão voltados ao crime, citando o exemplo do Edinho, filho do Pelé.Voltando ao assunto de TI, eu sinceramente acho a profissão maravilhosa, mas acho tão maravilhosa quanto qualquer outra, como Medicina, Engenharia, Direito…
Claro que honestamente, para fazer qualquer coisa.
Sinceramente ainda acho baixa a remuneração da área, após um certo período ela estaciona. No start é muito bom, ganha-se acima da média das outras profissões citadas, mas depois entra em estagnação. Dificlmente um profissional conseguirá romper a barreira dos 15 mil mensal.
[]´s
Felipe.
Ele consegue se for pra área gerencial, tirando a mão da massa…
O que irrita os técnicos na realidade são pessoas que não passaram por programadores e chegam na área gerencial… esses são os piores chefes que acham que fazer um programa é brincar de Tetris e juntar as pecinhas.
A minha resposta seria:
(x) Se me arrumaram um emprego em outra área pra ganhar o mesmo e ter a mesma demanda, eu troco.
O que não gosto na em TI é:
- 80% é nerd bobão, que não tem vida social e adora trabalhar 30hs por dia.
- Raramente tem mulher bonita.
- QUANDO tem mulher, geralmente são feias.
- Todo mundo pensa que vc sabe pq o windows esta travando, como se faz alguma coisa no word, concertar hardware e etc.
- Numa rodinha de pessoas, se falar que é programador, já te olham diferente hehehe
- Gerentes sem noção que vendem prazos absurdos e que quem se ferra somos nós.
- etc etc etc
O que me agrada:
- Salário bom.
- Alta demanda de vagas.
- Horários flexiveis (depende muito da empresa).
É mais ou menos por ai… hehe
Também irrita os técnicos que acham que podem ser gerentes e não sabem gerenciar pessoas, projetos etc.
Também irrita os técnicos que acham que podem ser gerentes e não sabem gerenciar pessoas, projetos etc.
É verdade! 
Eu tinha um chefe assim que falava: “Isso até minha filha de 6 anos faz em um dia”. E muitas vezes o pessoal respondia: “então chama a garota que a gente vai precisar!”. :lol:
Tinha um técnioc-não-gerente-que-tentava-gerenciar que vinha, parava ao meu lado, olhava e, querendo saber o status do projeto, perguntava: “E ai?”.
E eu respondia: “Tudo bem e você? O que conta?”.
hehehehehehe
Eu acho que um bom chefe é aquele que OUVE os subordinados e os DEIXA DECIDIR, como se fosse uma democracia…
Desculpe a franqueza, mas chefe é foda… eu sempre penso que quem tem chefe é índio. Temos que ter líderes.
Eu já tive vários chefes, pouquíssimos líderes. Isso que eu acho ruim demais.
Eu tive um chefe que adorava falar alto. Uma certa vez ele ligou para o departamento de redes e começou: - Alô? É, eu acho que tô com vírus na máquina. Não, poxa, não consigo mandar e-mail, aparece aqui esse mêiler-demon (mailer daemon), eu acho que é coisa de hacker. (ficou escutando a explicação em silêncio, desligou em silêncio e foi beber água)Todos se olharam pensando: é amigão, a coisa não tá fácil.
Isso é foda mesmo… os negos mal aprender programar e querem achar que só pq fazer milhares numa IDE são os fodões do universo.
Quando eu trabalhava com rede era igual, os “raquerszinhos” se acham os donos do universo pq aprendiam a usar um snifer hehehe.

Sei não, mas acho que gerente de projeto teria que vir de uma área de administração. Acho que muitas empresas pecam por ter um gerente que venha de área técnica.
Acho que via de regra, pra se gerenciar um projeto, não é necessário saber java, c, protocolos de redes e etc.
Alias que as vezes noto, muitas pessoas que fizeram faculdade de informática, aprenderam a programar, lógica de programação, redes, e querem ser gerentes de projetos, e fico pensando se a idéia é mesmo essa, poxa, o cara passou um tempão na faculdade vendo lógica, C, Java, Redes, Sistemas Operacionais e por ai vai, pra terminar mexendo em MS Project, viver em salas de reuniões e coisas do genero. Não vejo sentido nisso…
A minha idéia seria crescer na parte técnica, analista jr, pleno, senior, arquiteto, especialista… Posso estar errado, mas pelo menos no momento é assim que eu penso. 
A proposito, votei em “Não sei nem porque eu comecei” . :lol:
Mas to achando maneiro.
Abçs
Numa empresa pequena que eu trabalhei, o admin dono do universo cuidava da rede , ele teve a capacidade de mudar de emprego saindo da empresa sem deixar nenhuma senha do servidor! :shock:
Quando o pessoal precisou o meu ex-chefe ficou desesperado e ligou pra ele, e ainda por cima o rapaz não queria dar a senha… eu escutei falando no telefone umas três vezes: “Nada de papo de segurança! Você NÃO trabalha mais aqui! Passe a senha agora mesmo!”
Foi uma comédia… 
O que me dá preguiça na nossa área é justamente esses tipos de pessoas, que sabem o que é um ping e acham que sabem tudo de redes, se acham os melhores e tudo mais. Até alguns que realmente sabem alguma coisa mais avançada, mais se acham os deuses.
Sempre detestei pessoas arrogantes e metidas, isso acaba com qualquer pessoa para mim.
Pois é, eu mesmo não tenho muitas pretensões em seguir carreira na área técnica não, quando você é novo, blza, cada resultado bom que você tem fazendo algo funcionar, seja programando, seja configurando, etc… é emocionante, mas quando você vai ficando mais velho, pelo menos eu, me interesso mais pela área humana, com as situações que ocorrem no cotidiano, etc… É por isso que tenho vontade de fazer algum outro curso na área de humanas e futuramente conversar na mesa de bar sobre situações que agradam a todos e não só de java, computação, etc…
Falar de chefe em público não é lá das coisas mais recomendáveis. Mas o “E aí?” que o Daniel falou é realmente constrangedor.
Eu já tive um chefe gaúcho e ele sempre perguntava “E aí, como estão as pendências?” com o sotaque típico do sul. Imagine a vontade de ri que nós, nordestinos, não ficávamos toda vez que ele perguntava isso. Nada contra gaúcho, mas é normal uma região achar o sotaque de outra engraçado. Aliás, acho que o sotaque aqui do nordeste é um dos mais toscos do Brasil.
Mas pior do que o “e aí, como estão as pendências?” era o “mas porque que tu ainda não terminou?”. Era de travar de rir. :mrgreen:
Se um dia eu quisesse mudar de área, eu acho que tentaria montar uma banda de heavy metal! Ou aprender a desenhar!
hehehehe
eu ja pensei assim também, mas passei a não achar isto tão ruim, quando me lembrei que eu só ganho o meu salario se o cara conseguir vender o produto/serviço …
ainda mais que tenho certeza de que EU não consigo vender :D
Sim, concordo que tenha que existir vendedores, mas isso não quer dizer que gerentes/administradores/vendedores tenham que ganhar mais que eu. Mas não da pra discutir muito isso tambem, isso é um principio básico de capitalismo. Tem uma frase de Karl Marx que define muito bem isso: No capitalismo quem trabalha não ganha, quem ganha não trabalha. 
Acho que o que eu sinto mais falta na minha àrea é de pessoas mais humanas, menos argumentativas…
É muito bom ficar longe dos colegas de profissão às vezes 
A minha resposta foi: “Não agüento mais, mas fazer o que.”
Na verdade, ultimamente estou pensando no seguinte: “Se eu realmente estou de saco cheio, vou mudar para onde então?”
Espero que seja apenas uma questão de ‘estado’. Bem que o ideal seria viver de música, mas…
Sei não, mas acho que gerente de projeto teria que vir de uma área de administração. Acho que muitas empresas pecam por ter um gerente que venha de área técnica.
Acho que via de regra, pra se gerenciar um projeto, não é necessário saber java, c, protocolos de redes e etc.Alias que as vezes noto, muitas pessoas que fizeram faculdade de informática, aprenderam a programar, lógica de programação, redes, e querem ser gerentes de projetos, e fico pensando se a idéia é mesmo essa, poxa, o cara passou um tempão na faculdade vendo lógica, C, Java, Redes, Sistemas Operacionais e por ai vai, pra terminar mexendo em MS Project, viver em salas de reuniões e coisas do genero. Não vejo sentido nisso…
A minha idéia seria crescer na parte técnica, analista jr, pleno, senior, arquiteto, especialista… Posso estar errado, mas pelo menos no momento é assim que eu penso.A proposito, votei em “Não sei nem porque eu comecei” . :lol:
Mas to achando maneiro.Abçs
Machado107, concordo em parte com o que disse. Acho que as pessoas que gerenciam tem que ter conhecimento sobre o que gerenciam. Porque o Senna era um grande corredor? Porque ele além de ser piloto tambem conhecia muito de carro e motor.
E vc quer coisa melhor que isso? Pra que perder a vida trabalhando? pq é vida pedida, vc poderia estar viajando, conhecendo lugares, pessoas, cuidando das coisas que interessam pra sua vida, e não digitando o dia inteiro igual um retardado pra uma pessoa que “não faz nada” ganhar muito mais que vc.
É a diferença entre o pedreiro e o engenheiro, é exatamente igual, embora muita gente não goste dessa comparação. hehehe
A maioria é pedreiro, então tem que ficar pianinho e saber a posição que está. Quer crescer? tira a mão do teclado e vá para as outras áreas.
Eu já trabalhei como CLT, carreira solo e como PJ… em todas as vezes o problema foi o mesmo: lider de projeto que viaja nos prazos e analista que acha que tudo é possivel no mesmo espaço de tempo…
Tirando isso, eu me considero um cara satisfeito com a profissão…
P.S.: :twisted: Precisa estudar pra ser lider de projeto?!?!?!?!? Então me indica alguem que estudou!!! :twisted:
Eu particularmente não me incomodo se estão ganhando mais ou menos do que eu, mas concordo plenamente que é uma puta perca de tempo. Eu até gosto, é divertido a área de TI, mas ficar fazendo essas coisas comerciais o tempo todo é broxante. E não pretendo ficar muito tempo nessa(tá, mais alguns 5/10 anos) mas a vida é curta demais pra eu perder muito dela na frente de um pc escrevendo códigos que em poucos meses vão pro lixo. Tem tanta coisa legal pra se fazer por aí…
Eu já trabalhei como CLT, carreira solo e como PJ… em todas as vezes o problema foi o mesmo: lider de projeto que viaja nos prazos e analista que acha que tudo é possivel no mesmo espaço de tempo…No último projeto que fiz, o líder de projeto, um cara que tinha sucrilhões de certificados MS, era instrutor, era fodão blá blá blá saiu fora porque não aguentou o tranco.Tirando isso, eu me considero um cara satisfeito com a profissão…
P.S.: :twisted: Precisa estudar pra ser lider de projeto?!?!?!?!? Então me indica alguem que estudou!!! :twisted:
Um cara da equipe foi substituindo ele aos poucos, e foi o melhor líder que tive. Era um cara que não tinha faculdade e começou naquele ano, sempre estudou através de cursos, sempre conversava com a gente, ou seja, o poder não lhe subiu à cabeça.
Estudo somente não faz o líder, ele tem que ser muito mais que isso, tem que ser humano e justo, principalmente.
Enfim, o nosso projeto ganhou o prêmio e-finance como “Melhor Solução de Portal de Relacionamento com Clientes” do ano passado e sabe o que TODOS ganahram? Nada. Pra falar a verdade, eu recebi um e-mail porque alguém encaminhou.
Ser terceiro é uma merda neste ponto. Fico chateado só de pensar. Tanto trabalho e nenhum mérito, alguém que não fez porra nenhuma com certeza deve ter ganho o prêmio pela equipe.
E vc quer coisa melhor que isso? Pra que perder a vida trabalhando? pq é vida pedida, vc poderia estar viajando, conhecendo lugares, pessoas, cuidando das coisas que interessam pra sua vida, e não digitando o dia inteiro igual um retardado pra uma pessoa que “não faz nada” ganhar muito mais que vc.
É a diferença entre o pedreiro e o engenheiro, é exatamente igual, embora muita gente não goste dessa comparação. hehehe
A maioria é pedreiro, então tem que ficar pianinho e saber a posição que está. Quer crescer? tira a mão do teclado e vá para as outras áreas.
Luiz, eu nao me incomodo com o crescimento alheio, o que me incomoda é que as pessoas ganham em cima do trabalho dos outros e se acham superiores, achando que o que elas ganham é fruto de seu próprio trabalho…hehehe… Isso eu não tolero, a pessoa tem que ganhar e estar ciente de que o que ela ganha é fruto do trabalho alheio.
Eu já trabalhei como CLT, carreira solo e como PJ… em todas as vezes o problema foi o mesmo: lider de projeto que viaja nos prazos e analista que acha que tudo é possivel no mesmo espaço de tempo…No último projeto que fiz, o líder de projeto, um cara que tinha sucrilhões de certificados MS, era instrutor, era fodão blá blá blá saiu fora porque não aguentou o tranco.Tirando isso, eu me considero um cara satisfeito com a profissão…
P.S.: :twisted: Precisa estudar pra ser lider de projeto?!?!?!?!? Então me indica alguem que estudou!!! :twisted:
Um cara da equipe foi substituindo ele aos poucos, e foi o melhor líder que tive. Era um cara que não tinha faculdade e começou naquele ano, sempre estudou através de cursos, sempre conversava com a gente, ou seja, o poder não lhe subiu à cabeça.
Estudo somente não faz o líder, ele tem que ser muito mais que isso, tem que ser humano e justo, principalmente.
Enfim, o nosso projeto ganhou o prêmio e-finance como “Melhor Solução de Portal de Relacionamento com Clientes” do ano passado e sabe o que TODOS ganahram? Nada. Pra falar a verdade, eu recebi um e-mail porque alguém encaminhou.
Ser terceiro é uma merda neste ponto. Fico chateado só de pensar. Tanto trabalho e nenhum mérito, alguém que não fez porra nenhuma com certeza deve ter ganho o prêmio pela equipe.
O problema do terceiro é que ele se vê parte da equipe ou empresa. Acredito que o erro está nessa postura.
Sei que não é fácil, pois já vivi isso na pele, de construir e não ter o devido mérito. Mas à partir do momento que você se encara como empresa e o resultado é fruto do seu trabalho prestado e seu cliente ficou satisfeito, essa sensação tende a atenuar.
Se desligar da sensação funcionário, pode lhe motivar a se posicionar como empreendedor.
Quanto aos “GEPONES” (gerente de porra nenhuma), sinceramente não penso que um gerente necessariamente precisa conhecer programação ou ter sido programdor para gerenciar. Entretanto o mesmo deve conhecer métricas de gestão apropriadas, como PMI, processo de engenharia de software, métricas de mensuração como FPA, UCP, ter o controle da produtividade de acordo com o cenário e plataforma, medidos com bases em informação oriunda da sua própria equipe e por aí vai.
O grande problema é que existem “GEPONES” que acham que gerenciar é montar um cronograma no Project e ficar dando chicotada. Por isso defendo o Coordenador ou analista líder … sei lá qual nomeclatura, esse sim deve ser um líder que conhece programação e dar suporte ao projeto.
Métricas como análise da qualidade, risco, mensuração do esforço … entre outras tantas, não estão ligadas às atividades de um programador, então mesmo esse se um dia quiser gerenciar de forma correta, deverá aprender tais métricas a fim de alcançar um nível de maturidade e profissionalismo.
Agora no Brasil um outro problema está nisso que estamos debatendo. Se o caboclo é programador e fera em arquitetura java - exemplo, e quer transpor a barreira dos 15 paus mensal, ele precisa ir pra área gerencial. Isso é um erro e um reflexo da falta da indústria de software (propriedade intelectual) de venda do Brasil.
Acredito que um super programador, se ele quiser continuar desempenhando seu papel, deveria ser remunerado de acordo com sua expertise e anos de experiência em projetos chave, ocupando cargos como Arquiteto de Software - como Bill Gates ocupava na sua companhia.
Aqui, infelizmente não existe isso … e o cara acaba virando muitas vezes um “GEPONE” que gerencia com estimativas PERT até onde sua percepçaõ consegue alcançar. Se sua base de conhecimento for substituída, exempo Ruby e ele não se adequar, vai ter estimativas erradas, processos errados e provavelmente vai se limitar a um project …
Eu não vejo aqui no Brasil cargo técnico rompendo nem os 8k, quem dirá os 15.
Eu não vejo aqui no Brasil cargo técnico rompendo nem os 8k, quem dirá os 15.
8k é ruim hein? Ou eu to totalmente desatualizado ou nao sei mais nada. Desenvolvedor aqui em Poa o maximo que eu vi é 5k, e é mosca branca!
Eu não vejo aqui no Brasil cargo técnico rompendo nem os 8k, quem dirá os 15.
Nossa, desenvovedor ganhando 8K aqui no Brasil. Existe isso? Talvez o pessoal do SAP… mas Java nunca vi não 
Desenvolvedor aqui em Poa o maximo que eu vi é 5k, e é mosca branca!
:?: “Mosca branca”? O que significa essa expressão?
Desenvolvedor aqui em Poa o maximo que eu vi é 5k, e é mosca branca!
:?: “Mosca branca”? O que significa essa expressão?
Significa algo raro de acontecer.
Vc já iu alguma mosca branca?
Mais ou menos por ai…
Não espere ganhar 10k numa consultoria brasileira commodity. O princípio básico duma consultoria commodity é que você… é commodity.
Você prefere comprar um clipe de papel de R$0,01 ou de R$1,00?
