Seguinte, queria saber a opinião de vocês a respeito de um fato que aconteceu comigo a algumas semanas atrás.
Estava eu em casa num belo sabadão de folga e me chamaram para ir a BH resolver um problema de um sistema foi que concebido de maneira bem errada. Fui até lá vi que o problema era grave e isso me custou duas semanas de trabalho ininterrupto. Eu avisei os diretores que eu poderia trabalhar em cima de uma emergência, mas que não recomendaria vender o sistema a outros clientes justamente pela quantidade excessiva de gambiarras e bugs. Agora eles querem que eu faça customizações e outras implementações em cima de emaranhado de gambs.
E eu pergunto algum de vocês já disse: “-Não vou fazer isso!” a seus diretores?
Interessante pergunta, a um ano atrás eu me faria a mesma, porém, não sei se é a decisão mais certa que eu tenho tomado … Daqui pra frente eu apenas alerto e quando possível tento dar uma solução melhor para os possíveis problemas “e” dos problemas que de fato que vão ocorrer, e caso eles ocorra, a culpa não será minha. Foi se a época que por aqui você podia vestir a camisa pelas empresas … Uma boa parte das empresas só visam o lucro a curto prazo e não se importam muito com a qualidade dos sistemas que vendem … :?
edit: Faça das minhas palavras as mesmas do Roger75
Se os diretores estão cientes dos problemas que implicam essa customização e ainda sim querem que você o faça, então não acho que você tenha como falar não. Seria insubordinação. A não ser que tecnicamente, não seja possível realizar essas alterações. Aí você terá argumentos para embasar sua negativa.
Mande email “com cópia para todo mundo” documentando suas preocupações e a decisão dos seus gestores.
[quote=WRYEL]Interessante pergunta, a um ano atrás eu me faria a mesma, porém, não sei se é a decisão mais certa que eu tenho tomado … Daqui pra frente eu apenas alerto e quando possível tento dar uma solução melhor para os possíveis problemas “e” dos problemas que de fato que vão ocorrer, e caso eles ocorra, a culpa não será minha. Foi se a época que por aqui você podia vestir a camisa pelas empresas … Uma boa parte das empresas só visam o lucro a curto prazo e não se importam muito com a qualidade dos sistemas que vendem … :?
edit: Faça das minhas palavras as mesmas do Roger75 [/quote]
Concordo, mostra a melhor solução e a M**** que pode dar usando o XGH, ai eles que decidam!
Afinal oq importa é o dinheiro né?! Então pode-se fazer qualquer porcaria por dinheiro e quem comprar que se lasque.
Ai depois ficam “xingando muito no twitter” quando o banco online não funciona, quando o sistema de telefonia manda fatura errada, quando net muda a velocidade da sua conexão por engano… e assim caminha a humanidade capitalista.
O ideal seria pedir para refazer o sistema de maneira apropriada. Provavelmente eles não vão aceitar, mas já passei por uma situação semelhante e recebi sinal verde(com um prazo apertadíssimo, é claro) para a nova versão. Caso não tenha jeito, procure deixar da maneira mais clara possível que não foi uma decisão sua continuar com o projeto. Se for possível veja até se tem como assinar um documento. Digo isso porque gerente não escreve código, logo a responsabilidade vai cair na sua mão…
[quote=Luiz Aguiar]Afinal oq importa é o dinheiro né?! Então pode-se fazer qualquer porcaria por dinheiro e quem comprar que se lasque.
Ai depois ficam “xingando muito no twitter” quando o banco online não funciona, quando o sistema de telefonia manda fatura errada, quando net muda a velocidade da sua conexão por engano… e assim caminha a humanidade capitalista.
[]s
[/quote]
Foda né…
Realmente pagando bem que mal tem. A única coisa que me chateia é a forma com a qual ficam referindo depois, tipo, “fulano é quem fez… chama o fulano a culpa é dele… ah fulando que se vire quem mandou fazer assim…”
Infelizmente a maioria das empresas que eu conheço trabalham dessa forma.
Já passei muita raiva com a postura de alguns gerentes/diretores em algumas empresas onde trabalhei. Hoje em dia, alerto o gerente sobre o problema e fico com a consciência tranquila. A decisão de vender ou não um sistema mal feito foge do meu escopo. Então, cada um com seus problemas… Sei que vai ser ruim dar manutenção e/ou acrescentar novas funcionalidades ao sistema gambiarrado, mas são os ossos do ofício.
[quote=wellington.nogueira]Esse tópico é esclarecedor http://www.guj.com.br/java/243635
Olhe com cuidado para os itens: 8, 10. Mas não se esqueça de ler os demais. Creio que teu projeto deva se encaixar ;)[/quote]
Realmente a urgência das modificações seguiram essa metodologia.
[quote=Luiz Aguiar]Afinal oq importa é o dinheiro né?! Então pode-se fazer qualquer porcaria por dinheiro e quem comprar que se lasque.
A situação é complicada, mas creio que as coisas devam realmente serem colocadas no papel, que é assim que esse tipo de empresa funciona, quase como um contrato mesmo.
Como alguns colegas falaram, depois a bagaça cai no teu colo e ninguém lembra que foi avisado previamente, todo mundo vem te perguntar o que aconteceu de errado e a culpa passa a ser tua…
Sério, se for pra fazer, jogue a responsabilidade para quem realmente a tem.
“Pagando bem, que mal tem”… seguindo essa lógica, transforme-se em assassino de aluguel Moacir, paga melhor e o trabalho sujo não precisa de manutenção… heuehueheuehueheueheuheueh
[quote=raf4ever][quote=Luiz Aguiar]Afinal oq importa é o dinheiro né?! Então pode-se fazer qualquer porcaria por dinheiro e quem comprar que se lasque.
[]s
[/quote]
E ele faz oq então,perde o emprego? [/quote]
Não é o caso… o que é discutido é o simples fato de cagar e andar para o problema desde que estejam pagando por isso…
Isso é leviano e na minha opnião totalmente anti-profissional. Não a toa, nossa profissão é marginalizada e depois muitos desenvolvedores ficam P. da vidas quando são chamados de peões…
Ser profissional é ir muito além do quanto se paga, ser profissional é ser responsável, principalmente para com o trabalho que se entrega… Porque não perder o emprego ?? eu pergunto que futuro há em uma empresa onde um profissional diz que um trabalho está porco e ainda assim o gerente manda fazer e entregar porco mesmo ???
[quote=adriano_si][quote=raf4ever][quote=Luiz Aguiar]Afinal oq importa é o dinheiro né?! Então pode-se fazer qualquer porcaria por dinheiro e quem comprar que se lasque.
[]s
[/quote]
E ele faz oq então,perde o emprego? [/quote]
Não é o caso… o que é discutido é o simples fato de cagar e andar para o problema desde que estejam pagando por isso…
Isso é leviano e na minha opnião totalmente anti-profissional. Não a toa, nossa profissão é marginalizada e depois muitos desenvolvedores ficam P. da vidas quando são chamados de peões…
Ser profissional é ir muito além do quanto se paga, ser profissional é ser responsável, principalmente para com o trabalho que se entrega… Porque não perder o emprego ?? eu pergunto que futuro há em uma empresa onde um profissional diz que um trabalho está porco e ainda assim o gerente manda fazer e entregar porco mesmo ???
Sim, já me recusei a fazer alguns trabalhos. Até porque, seus mesmos diretores irão exigir que você dê garantias após a entrega do produto, que vc não poderá dar.
Eu prefiro deixar claro para eles também o custo que isso está representando. Mostre que as manutenções nesse sistema são caras e onerosas, e quantifique em horas de trabalho o tempo necessário para correção de bugs e a frequência que eles ocorrem.
Para falar com administradores, use a lingua dos administradores: planilhas de custos, prazos e horas.
[quote=ViniGodoy]Sim, já me recusei a fazer alguns trabalhos. Até porque, seus mesmos diretores irão exigir que você dê garantias após a entrega do produto, que vc não poderá dar.
Eu prefiro deixar claro para eles também o custo que isso está representando. Mostre que as manutenções nesse sistema são caras e onerosas, e quantifique em horas de trabalho o tempo necessário para correção de bugs e a frequência que eles ocorrem.
Para falar com administradores, use a lingua dos administradores: planilhas de custos, prazos e horas.[/quote]
Isso depende muito também da situação do profissional,vc é experiente e conhece o “jogo”,como fica um estagiário/iniciante numa situação dessas?
Sim… ele não perde o emprego… ele vai procurar uma empresa mais decente para trabalhar, simples assim.
já passei casos reais assim que realmente a primeira opção que parecia era ser demitido, mas a empresa acabou revendo vários conceitos de trabalho e de como lidar com seus projetos e clientes… mas isso seve ser um caso mais de exceção do que regra.