Dá uma respirada funda.
Tá sentindo o cheiro?
Eu to sentindo daqui o cheiro da merda.
ÓBVIO, QUE VAI DAR MERDA CAPITÃO.
Cara a coisa já começa toda errada quando não se respeita o cliente. A nossa mentalidade (da área como um todo) está toda errada. Não existe preocupação com o cliente, existe preocupação com o prazo e acham que isso é respeitar o cliente. Entregou foda-se, fatura e já era.
10 entre 10 clientes preferem que se atrase a entrega mas que seja entregue um sistema decente, em vez de entregar “no prazo” (utopia) cheio de bugs nojentos.
Isso pq o cliente nem vê o código por dentro.
Isso pq o cliente dificilmente sabe se o sistema está rápido ou pesado pois não tem essa referência.
Cara não tenho dados para afirmar isso com precisão, mas acredito que os entregáveis gerados hoje no mercado como um todo estão bem abaixo de um padrão mínimo de qualidade. Gambiarras imperam.
Já passei por uma situação dessas como a do autor do tópico, de ter que mexer em sistema podre, direto no cliente, etc…fiz o que dava.
Claro que poderia melhorar absurdamente o sistema com calma depois, mas levaria meses, nem citei pq sabia que não teria budget para isso e nem interesse da empresa que represento, o que é um absurdo, produto podre no mercado.
Esse negócio de que os gerentes autorizaram e depois a culpa não é sua é balela. É seu nome que estará lá no controlador de versão amigão, daqui 6 meses quando alguém mexer nos fontes nem vão olhar quem fez a merda desde o começo, o último que mexeu foi você, a culpa é sua, é teu nome se queimando.
É que não temos muita escolha, mas tendo o poder da escolha, entrar em projeto porco nunca é uma boa. Como eu disse é seu nome que está lá no projeto, no project, no histórico, em qualquer lugar. Não importa se tem o nome de mais 10 desenvolvedores, eu NÃO gosto de ver meu nome em projeto que não dá certo. Depois quando o cliente bate o pau na mesa violentamente e a bomba estoura em um diretor fodão ou no presidente da sua empresa, ninguém quer saber quem errou o IF amigão, o efeito cascata vem legal, você se queima em 2 lugares, na sua empresa e fecha uma porta no cliente também pois sempre tem a possibildade de um dia vc ir pra lá. Acontece aos montes de atuar em um projeto do cliente X via consultoria e depois “virar cliente”. Só que quando dá uma merda dessas esquece. Torça ainda para nunca pedirem recomendação sua lá.
Quer pegar essa bucha de canhão pega, mas faça um dossiê detalhado antes e deixe bem claro, antecipe a merda que vai dar, pq vai dar, cliente besta só conheci um até hoje que não reclamava de nada.