Você lê livros por inteiro?

Conversei com dois programadores, e ambos me disseram que nunca leram um livro sobre Java “por inteiro”.

Eu também, já li diversos livros, mas sempre “em partes”, nunca por inteiro… :roll: Quero ver se para 2009 eu mudo isso, “fechando o ciclo” da leitura de cada livro.

E você, consegue ler um livro sobre Java “por inteiro”?

Consegue “fechar o ciclo” de leitura? Ou lê apenas “partes”? :?

Eu li o Refatoração, Effective Java, Effective C++ e More Effective C++ inteiros. O design patterns eu já li inteiro também, mas não na sequencia linear. Quando eu percebi que faltava pouca coisa, decidi sentar e ler o que restava.

Mas a maioria dos livros não só não leio inteiro, como também é fácil de perceber que não foi a intenção do autor. Não é à toa que muitos são chamados de livros de “referência”.

Ah sim, excetuando os “livros de referência”. :wink:

Entendo que ler tudo, ainda que “por cima”, é importante para “fechar o ciclo”.

Mais alguém pensa assim?

Eu nunca terminei de ler um livro técnico por completo. Acredito que seja válido sim, mas cá entre nós, é chato pra dedéu ler livro técnico, não?

Livro de certificação SCJP 1.4, Head First Servlets & JSP, Head Rush Ajax, Head First HTML.
Acho que, por serem uma leitura mais agradável, foram os únicos que consegui ler completamente.

Eu acho importante ler mesmo que por cima. Pelo menos pra ficar ciente do que há no livro. Já pensou vc dizer pra alguém que leu um livro e a pessoa te perguntar algo do livro e vc nem sequer saber que foi dito no livro? Perde o crédito. :slight_smile:

Eu tb tenho muitos livros lidos pela metade.

Eu leio o índice. hehehe

No mais, só as partes que me interessam…

especialmente os livros da serie head first… mto bons de ler do inicio ao fim…

mas especialmente qdo era universitario… li muitos livros linha a linha… eletronica 1 e 2 do malvino, uns livros mais curtos (250 paginas) de C… aquela serie da UFRGS … sistemas operacionais, lfa, compiladores… sistemas operacionais modernos. . etc…

enfim…

Li o Head First da Kathy Sierra e Bert Bates, SCJP 1.4 inteiro. E o da SCJP 5 inteiro também.

Li o Concorrência em java inteirinho também.

Li aquele livro de Netbeans 6 com Hibernate, Spring e JSF inteiro.

Li o Head First de HTML, XHTML e CSS inteiro também.

Há dois livros de compiladores que li inteiros também. E também um livro de projeto e análise de algoritmos.

Pois é… :roll:

Por enquanto está se confirmando um “padrão”: a maioria de nós [color=red]não[/color] lê livros técnicos por inteiro.

Se é sobre assunto que não conheço leio por inteiro.

Mas se é sobra algo que já tenho uma base… costumo ler só o que eu tenho dificuldades, ou o que não conheço, não gosto de ler livro técnico com informações no qual já obtive (muitas vezes lendo quando eu ainda não conhecia.)

O problema é que as pessoas acham que ler um livro de TI é a mesma coisa que ler um gibi, uma playboy, um livro de literatura ou uma bíblia.

Eu de fato nunca lí por inteiro um livro de TI, só o de SCJP e do SCWCD (e o Head First Design Patterns)

O resto é mais como referência.

Um livro que eu sugiro a todos é o “How to Read a Book”. Ele abre bastante a cabeça e nos dá formas interessantes de se ler diferentes livros e aproveitá-los melhor.

Cada livro possui a sua forma de leitura. Não existe forma comum entre todos. E é algo justificável.

[quote=andrepestana]Eu acho importante ler mesmo que por cima. Pelo menos pra ficar ciente do que há no livro. Já pensou vc dizer pra alguém que leu um livro e a pessoa te perguntar algo do livro e vc nem sequer saber que foi dito no livro? Perde o crédito. :slight_smile:

Eu tb tenho muitos livros lidos pela metade.[/quote]
E pra que você diria que leu um livro sem ter lido?

De TI, nunca li um inteiro…o maximo que devo ter lido são uns 65% do livro.

[quote=pcassiano]E você, consegue ler um livro sobre Java “por inteiro”?
[/quote]
Não, leio on-demand, ou seja, apenas para consulta

Sobre Java, só o Core Java 2 e o Effective Java, de resto só o que eu precisava.
Ah, li inteiro o livro do Skiena de algoritmos nesse semestre.

Até!

É dificil TODOS os assuntos de um livro serem importantes no momento…

Normalmente eu leio os assuntos que mais me interessam até duas, três vezes se preciso
os outros assuntos ficam de referência

eu gosto muito de ler, mas não consigo ler o mesmo livro por muito tempo

Eu acho que existem livros para serem lido e livros para serem estudados. Eu não vejo muita utilidade em ler um livro como Projeto de SO do Tanembaun de cabo a rabo. Os livros da série Head First são outro exemplo, se você simplesmente lê-los, você não assimila nada.

que isso xaará, se você não entender os livros da HeadFirst você não vai entender nenhum outro. livro mais didático que os deles estão para serem lançados ainda.