Você pensa em se mudar para trabalhar com Java? p/ onde?

Algumas idéias que já passaram na minha cabeça:

Canadá (precisaria aprender o Francês antes): custo de vida bom ao que se ganha, não existe conselho de profissão (ou seja, eh chegar e começar a trabalhar), pessoas educadas, cultura interessante… salário médio para prog. java entre 40 e 55 mil ao ano o que daria para viver tranquilo, mas sem muito conforto/luxo…

No Brasil:

Rio de Janeiro: salários altos (foram os mais altos que achei no Brasil), no entanto existe a insegurança (tenho muito medo disso… de verdade), aluguel mais caro do Brasil… ou seja, seus meros 5K podem ser reduzidos para 4K em um mero AP de 1 quarto :-\

Belo Horizonte: Me parece uma cidade boa de morar, qualidade de vida boa… isso pelo que me contam (quem já foi lá…) não é uma São Paulo/Rio mas não perde tanto cenário assim… salário médio eu não sei, de certo que é menor que o Rio, mas dando para viver que mal tem?

Onde não quero viver/trabalhar:

Salvador: Nasci aqui e já tive oportunidade de viajar para o exterior e para outras cidades e só o que consigo dizer sobre Salvador é que apesar de ser uma cidade com uma cultura extremamente rica, as pessoas são estupidamente mal educadas (transito então nem se fala), caos urbano é a definição certa pra essa cidade, 18:00 a cidade PARA de tanto congestionamento e para chegar em casa é um verdade suplício… além disso já foi eleita Nx a cidade mais mal educada do Brasil e a de praias mais sujas também… sem falar que o mercado de T.I é uma verdadeira escravidão… programador Java pode ter 10 anos de experiência, inglês fluente e o que for, não ganha mais do que 3K aqui… 3K é o teto salário para programador de qualquer espécie :O! por isso que só tenho certeza que quero me mudar, pra onde, não sei… e vc?

Abraços!!

Acho que no canada, o inglês já basta.

Eu gosto de Floripa, mas não sei como anda os salários por lá, mas canada é bem interessante.

Tenho um amigo em Londres, ele fala que a Nova Zelandia está com um mercado de trabalho muito bom para estrangeiros.

Eu estou mudando de São Paulo para São Paulo, so que para um bairro mais perto do trabalho. Demorar 1h30 para chegar no trabalho, é mais facil morar em outra cidade !! :lol: :lol: :lol:

Falando de São Paulo, que eu conheço:
Não vejo um “teto” salarial…você pode ganhar muito bem, e quanto mais competente (e marketeiro) for, mais oportunidades terá… Risco mínimo de desemprego.

A cidade tem vários problemas: trânsito, caos, falta de segurança, pessoas estressadas e mal educadas também.

Por outro lado a cidade oferece várias opções de lazer, cultura e educação. Todos as vantagens e desvantagens de uma cidade grande.

Falando do que quero para mim:

Tenho vontade de sair do país por alguns motivos: aprender novos idiomas, trabalhar com tecnologia mais nova e lidar com pessoas mais educadas (a disputa para entrar no metrô sé de manhã é algo bestial, na minha opinião).

No entanto, ainda não sei como vou fazer para conseguir algo fora.

Trabalhava numa empresa no Centro que tinha quase 30% dos funcionários morando na praia (Santos, São Vincente, etc)…Levavam uma hora pra chegar no trabalho… eu levava uma hora e meia.

Por essas q eu nem cito São Paulo pra trabalhar/morar… levar 1h30 pra chegar no trabalho pra mim é absuuurdo!!! no meu atual eu saiu de casa 8:50 e chego no trabalho 9:05… ajuda que eu moro perto (6km), mas mesmo assim no retorno (18hras) eu levo 30 minutos a mais para fazer o mesmo percurso :-!! eu avalio tranquilamente a possibilidade de viver um lugar em que eu ganhe menos, desde que exista qualidade de vida… e 1h e meia pra chegar no trampo não é qualidade de vida :(!!

Por essas q eu nem cito São Paulo pra trabalhar/morar… levar 1h30 pra chegar no trabalho pra mim é absuuurdo!!! no meu atual eu saiu de casa 8:50 e chego no trabalho 9:05… ajuda que eu moro perto (6km), mas mesmo assim no retorno (18hras) eu levo 30 minutos a mais para fazer o mesmo percurso :-!! eu avalio tranquilamente a possibilidade de viver um lugar em que eu ganhe menos, desde que exista qualidade de vida… e 1h e meia pra chegar no trampo não é qualidade de vida :(!!
[/quote]

Mas isso depende de onde você mora e onde você trabalha…há sempre opções…
Hoje em dia gasto 18 minutos (cronometrado) entre fechar a porta de casa e ligar meu monitor…rs

[quote=romarcio]Acho que no canada, o inglês já basta.

Eu gosto de Floripa, mas não sei como anda os salários por lá, mas canada é bem interessante.

Tenho um amigo em Londres, ele fala que a Nova Zelandia está com um mercado de trabalho muito bom para estrangeiros. [/quote]

Depende do processo de imigração que vc for… no caso do federal que é o mais complicado o inglês já basta sim… mas vc precisa ser um baita profissional… tipo artigos/livros publicados… + de 5 anos de experiência e tal… pelo que li a respeito o mais fácil de ir é no processo da província de Quebec, o único porém é que vc precisa saber Francês…

Por isso estou em São José dos Campos. Demoro 20 min pra chegar no trabalho, isso pq moro do outro lado da cidade. Salário um pouco mais baixo que são paulo em termos absolutos. Mas como o custo de vida é baixo, acabo ganhando mais que o pessoal de lá. Inclusive a empresa tem sede em São Paulo e expandiu pra cá agora, inclusive está fazendo processo seletivo para estags:

A Touch Tecnologia e Informática está iniciando um processo seletivo para contratação de estagiários.

Somos uma empresa de tecnologia com mais de 10 anos de experiência no mercado, especializada no desenvolvimento de aplicações para a área de saúde, utilizando tecnologia Java (JEE). Dentre as tecnologias utilizadas, destacam-se:

Web: Struts, Struts 2, JSP, Ajax, Flex
Java Enterprise: EJB 2, EJB 3, JMS, Spring
Servidores de Aplicação: Weblogic, Tomcat, Glassfish
Nossa equipe hoje conta com 80 desenvolvedores sendo maioria da USP (POLI e IME), UNIFESP, PUC e ITA.

Fomos eleitos uma das 60 Melhores Empresas para Trabalhar em TI e TELECOM em 2009 no Brasil pelo Great Place to Work® Institute.

Seguem as informações da vaga:

Requisitos:

Orientação a Objetos, UML, Java e SQL.
Cursando o último ou penúltimo ano de Engenharia, Ciência da Computação ou faculdades afins.
Benefícios:

Bolsa auxílio de R$ 12,00/hora
Vale Transporte
Horário Flexível
Ótimo ambiente de trabalho
Treinamento interno nas tecnologias utilizadas, ferramentas e processos de desenvolvimento.
Local de Trabalho:

São José dos Campos ou São Paulo
Processo seletivo:

1a. fase: Prova de conhecimentos técnicos e aptidão, abordando lógica de programação, conhecimentos de Orientação a Objetos, Java, UML e SQL.
2a. fase: Entrevistas
Envie o seu currículo no link Carreira do site http://www.touchtec.com.br.

Ah, e aproveitando a propaganda, ainda tem o meu curso na cidade: Nuccitec. Mesmo sendo suspeito pra falar, eu recomendo :smiley:

[]s

eu acho que tudo depende dos seus objetivo de vida e carreira.

eu estou de mudança, mas nao pra onde hehe. As cidades que estão na lista na ordem:

1. São Paulo (hortolandia,campinas, capital)
  2. curitiba
  3. porto alegre

bem, eu nao tenho essa preocupacao de pegar o transito de 1:30h e talz, desde que eu possa estar atingindo meus objetivo profissionais e vendo os resultados financeiros, matematicos indo como planejado, estou tranquilo. isso pq eu nao estou preocupado com qualidade de vida, sei que eh importante, mas no momento nao tem prioridade com isso.
Entao, respondendo a pergunta do topico eu, iria para SP, é onde tem mais oportunidades e paga melhor. E os custos de vida de SP nao sao tao altos como dizem, exceto aluguel se for morar no centro, mas compensa. Falo para quem nao tem familia. E as outras cidades, tb tudo depende do seu objetivo e perfil da vaga, tem que somar isso.

Eu moro em salvador e realmente o mercado aqui nao eh dos melhores, acho que achar algo na area de TI que pague acima de 3k eh dificil. Eu tive sorte que ficava na filial da empresa, mas meu salario era com base no mercado de SP, pq qdo entrei na empresa passei uma temporada entre sp e horto, depois que vim parar aqui.

E a respeito da Nova Zelandia, acabei de chegar de la, e nao vi essas coisas todas com TI por la nao, o salario nao vai dar uma diferença sim, porem o custo de vida la eh alto, morar em um quartinho custa 400,00 dolares por mes e longe do centro, transporte la, nao eh tao barato qdo mora longe do centro, custa uns 5-6,00 dolares, alimentacao nem se fala, pessima e cara, o mais barato é fastfodd que custa 5,00 dolares e vc compra o caixao junto se comer todo dia.
Agora para trabalho braçal, eh o que nao falta, o cara q lava carro la, tira uns 2-3 mil dolares por mes em alta estacao, porem vc recebe o seu trabalho por dia, nao eh carteira assinada nem nada, terminou ta aqui seu dinheiro, se vc conseguir juntar ate 1 mes e chegar seu salario, vc eh um cara de financas.

O lado bom se conseguir um emprego lá de TI, é a experiencia e se qusier juntar a grana, nem pensa em ir para as baladas lá hehe, senao o $ evapora.

[quote=LPJava]
E a respeito da Nova Zelandia, acabei de chegar de la, e nao vi essas coisas todas com TI por la nao, o salario nao vai dar uma diferença sim, porem o custo de vida la eh alto, morar em um quartinho custa 400,00 dolares por mes e longe do centro, transporte la, nao eh tao barato qdo mora longe do centro, custa uns 5-6,00 dolares, alimentacao nem se fala, pessima e cara, o mais barato é fastfodd que custa 5,00 dolares e vc compra o caixao junto se comer todo dia.
Agora para trabalho braçal, eh o que nao falta, o cara q lava carro la, tira uns 2-3 mil dolares por mes em alta estacao, porem vc recebe o seu trabalho por dia, nao eh carteira assinada nem nada, terminou ta aqui seu dinheiro, se vc conseguir juntar ate 1 mes e chegar seu salario, vc eh um cara de financas.

O lado bom se conseguir um emprego lá de TI, é a experiencia e se qusier juntar a grana, nem pensa em ir para as baladas lá hehe, senao o $ evapora. [/quote]

Esse meu amigo que mora em Londres falou que muitos brasileiros e até pessoas de outras nacionalidades que estavam em Londres, estão indo pra Nova Zelândia. Mas como vc veio de lá, deve estar mais por dentro mesmo.

Sobre o tempo de chega ao serviço, eu aqui levo de 30 a 40 minutos de ônibus, e já não aguento mais, quem dirá 1h30.

[quote=romarcio][quote=LPJava]

O lado bom se conseguir um emprego lá de TI, é a experiencia e se qusier juntar a grana, nem pensa em ir para as baladas lá hehe, senao o $ evapora. [/quote]

Esse meu amigo que mora em Londres falou que muitos brasileiros e até pessoas de outras nacionalidades que estavam em Londres, estão indo pra Nova Zelândia. Mas como vc veio de lá, deve estar mais por dentro mesmo.

Sobre o tempo de chega ao serviço, eu aqui levo de 30 a 40 minutos de ônibus, e já não aguento mais, quem dirá 1h30. [/quote]

Quem me dera se eu levasse apenas de 30 minutos de casa até o trabalho.

Mas se você morar no Rio de Janeiro perto de alguma estação do metrô ou do trem e trabalhar no Centro, você pode encontrar um Apartamento para alugar mais barato que na Zona Sul. Eu por exemplo moro em São João de Meriti e gasto de 35 a 50 minutos dentro do trem, mas é melhor do que passar 2 ou 3 (ou mais) horas de ônibus e escutar piadinhas de chefe ao chegar no trabalho.

Mas agora, se o local do seu novo trabalho for na Barra da Tijuca, prefira morar um local para morar na Freguesia ou Taquara (Jacarepaguá).

Cara, vou ser sincero quanto a isso… Sou do interiorzão do PR, morei até os 18 anos em Cornélio Procópio e depois me mudei pra londrina onde morei 5 anos e trabalhei com Java… depois me mudei pra Blumenau (polo de ti) para trabalhar com Java também e agora estou em Curitiba.

A experiência que adquiri nesse tempo é que não adianta tentar morar no interior para se trabalhar com TI, ambos os mercados de Londrina e de Blumenau são péssimos. Então já posso descartar todas as opções que são interior. Aqui de Curitiba se eu penso em algum lugar é SP ou exterior. SP pela grande quantidade de oportunidades e exterior por curiosidade e experiência de vida…

[] ´s

bom moro em santo andre grande abcd ja demoro 1 hr ou as vezes 1 : 30 só por essa maldita bandeirantes que sempre tem acidentes e para tudu,quase todos os dias chegando estressado,
vontade de descontar a raiva em alguem …só me descontraio na academia msm !!!

Uns amigos meus que já moraram em SP, falaram que é muito complicado devido aos imensos engarrafamentos, e o custo de vida cai muito, apesar de ter muitas oportunidades lá. Agora falando em exterior, um amigo meu que trabalhava comigo, foi para Nova Zelandia e falou que o mercado lá é muito bom e paga bem.
Salarios em media de 6k a 8k em dolares(da Nova Zelandia).

Conheco pelo menos duas pessoas aqui na NZ que estao trabalhando de limpar chao de restaurante e lavar pratos que trabalhavam com TI no Brasil.
Se voce tiver o conhecimento/experiencia/graduacao que eles precisam voce ainda tera que contar com a empresa pra patrocinar seu visto.
Hoje em dia isso esta bem mais complicado/dificil/raro - em 2008(quando eu vim) as coisas eram BEM diferente.

Ja conheci Brasileiros que vieram pra ca(em 2009) que tinham pos-graduacao, ingles bom, e experiencia e nao conseguiram trabalho/visto e voltaram.
O mercado da NZ e’ BEM pequeno, um ex-colega de trabalho demorou 3 meses pra conseguir um outro emprego e ele ja tinha o visto de trabalho!
Um outro ex-colega de trabalho foi dispencado e esta procurando emprego a mais de dois meses - esse ja tem o visto de residencia!
Sinal de que o pais continua sofrendo com a recessao, todos as duas pessoas citadas tem ingles fluente.

Trabalho bracal e’ o que nao falta realmente, porem nao da visto de trabalho e voce se torna ilegal fazendo o mesmo.
Unico lugar que conheco que da visto de trabalho para trabalho bracal e’ na ilha sul - e ainda assim voce vai precisar de sorte.
*PS: Para fazer um trabalho ‘bracal’ voce precisa de visto, obvio nao?! Trabalho = Visto de Trabalho.

Sobre o assunto comida, a maioria dos NZ’ers comem em casa e levam comida pro trabalho.
Se voce comer fora e’ extremamente caro e voce tem que saber aonde ir.

PS: Camilo, burguer bom e’ o do Burguer Fuel. :wink:

Olá,

Eu estava com cabeça feita para ir para São Paulo, quando então o meu processo de obtenção do visto canadense começou a andar, portanto agora estou indo para o Canadá. Estou em Curitiba no momento e faço a ressalva de que o mercado aqui é limitado (pequeno) e os valores praticados aqui são baixos, além de que o custo de vida tem subido muito.

Acho, pelo menos pelo que tenho visto que muitos profissionais de curitiba (principalmente os mais seniores) acabam sempre indo para SP, onde não é dificil achar salários duas, ou até três vezes melhores que aqui. Sem contar o tamanho do mercado que deve ser umas 20 vezes maior.

Então, pensem bem antes de virem para Curitiba.

[]'s