Algumas idéias que já passaram na minha cabeça:
Canadá (precisaria aprender o Francês antes): custo de vida bom ao que se ganha, não existe conselho de profissão (ou seja, eh chegar e começar a trabalhar), pessoas educadas, cultura interessante… salário médio para prog. java entre 40 e 55 mil ao ano o que daria para viver tranquilo, mas sem muito conforto/luxo…
No Brasil:
Rio de Janeiro: salários altos (foram os mais altos que achei no Brasil), no entanto existe a insegurança (tenho muito medo disso… de verdade), aluguel mais caro do Brasil… ou seja, seus meros 5K podem ser reduzidos para 4K em um mero AP de 1 quarto :-\
Belo Horizonte: Me parece uma cidade boa de morar, qualidade de vida boa… isso pelo que me contam (quem já foi lá…) não é uma São Paulo/Rio mas não perde tanto cenário assim… salário médio eu não sei, de certo que é menor que o Rio, mas dando para viver que mal tem?
Onde não quero viver/trabalhar:
Salvador: Nasci aqui e já tive oportunidade de viajar para o exterior e para outras cidades e só o que consigo dizer sobre Salvador é que apesar de ser uma cidade com uma cultura extremamente rica, as pessoas são estupidamente mal educadas (transito então nem se fala), caos urbano é a definição certa pra essa cidade, 18:00 a cidade PARA de tanto congestionamento e para chegar em casa é um verdade suplício… além disso já foi eleita Nx a cidade mais mal educada do Brasil e a de praias mais sujas também… sem falar que o mercado de T.I é uma verdadeira escravidão… programador Java pode ter 10 anos de experiência, inglês fluente e o que for, não ganha mais do que 3K aqui… 3K é o teto salário para programador de qualquer espécie :O! por isso que só tenho certeza que quero me mudar, pra onde, não sei… e vc?
Abraços!!