Você sabe lidar com pessoas ?

download
Uma coisa que me veio a questionar, é se o desenvolvedor sabe lidar com clientes, que também é uma ferramenta de trabalho, então surge aquele impacto , eu nunca vi essa tecnologia e tenho que me manter a frente de problemas, hora alguém por acaso sabe tudo, até parece que o mercado de TI é uma receita de bolo, pois bem mais não é. Então eu lhe pergunto , você sabe lidar com pessoas ?

No meu curso, disciplinas que fogem da ciência são escanteadas. Mas há outros cursos da área de TI que enfatizam mais, claro.

O jeito é você mesmo valorizar pra poder sair com algumas skills de relacionamento da faculdade. Quando fiz estágio, inclusive, foi muito importante e consegui aprender coisas das quais nem em sonho iria ver em aula.

Você não aprende a ser social, então aprende tecnologia mas lidar com pessoas é a experiência aliada a expertise, mas como eu disse , se vier coisa nova você vai ter que saber lidar com o cliente e com o novo produto.

Existe nos cursos de graduação uma disciplina chamada “Administração de recursos e relacionamentos” que geralmente vem no curso de Sistemas de Informação e Engenharia de Software.
Esse assunto é mais voltado para gestão organizacional.

Temos que ter psicologia para ligar com situações de comportamento com as pessoas , senão não, adianta ser o melhor desenvolvedor do mundo , você não vai chegar a lugar nenhum.

Aprender eu diria também que não, mas eu não disse que você aprenderia, mas sim agregaria algumas técnicas e conhecimentos pra lidar melhor com essa parte “não cientifica” da computação, que há algum tempo sequer existia. Sem contar que estaremos sempre estudando.

Sim, mas veja o cliente é um motor psicológico que temos saber lidar, o produto é sempre mutável . As tecnologias mudam justamente porque o avanço faz isso por si só.

1 curtida

Salve!Salve!
O computador é uma ferramenta maravilhosa, porém não esqueçam que além de criada por humanos, ele só faz o que “mandamos”, por meio de regras e comandos. Quando criamos um programa, um sistema, um jogo, não estamos simplesmente escrevendo o que nós desenvolvedores queremos, mas algo que vai atender a necessidade de alguém. Mesmo que eu e você saibamos tudo sobre as ferramentas que temos nas mãos, se não entendermos como criar o que vai servir outras pessoas, não serve para nada. A necessidade de alguém é a razão de nossa existência.
Um exemplo clássico é o Steve. Porém o Steve sem o outro Steve não geraria os resultados que gerou. Estou falando do genial Steve Wozniac, um nerd genial, que em parceria com Steve Jobs o gênio dos negócios e em compreender a necessidade das pessoas, juntos criaram a Apple. Sem Wozniac, Jobs não seria nada. Sem Jobs, Wozniac seria mais um programador de porão. E é isso aí.
Entender gente, gostar de gente, compreender gente, ou então ter alguém muito bom nisso, para fazer isso por você.