Você se considera inteligente por ser um programador?

95 respostas
P

Galera,

Vocês se consideram inteligentes por serem programdores???

Tendo em vista, que quando respondemos a alguém que somos programadores, elas ficam admiradas!!

Falow!!

95 Respostas

davidbuzatto

Não acho que o fato de ser programador faça com que uma pessoa seja inteligente…

Se você visse os códigos mal feitos que ando convertendo (delphi -> java), vc ia ver que uma pessoa não precisa ser inteligente para ser programador/desenvolvedor.

cv1

Eu me considero inteligente, e ser programador eh JUSTAMENTE uma das coisas que ainda me faz duvidar disso.

rissato

Raciocínio lógico aguçado: Sim.

davidbuzatto

Faltou responder a pergunta :smiley:

Me considero sim inteligente :smiley: :smiley: :smiley:

rdantas

A inteligência está na forma em que vc aplica seus conhecimentos, e não no que vc sabe fazer. Já pensou se as dançarinas do tchan se achassem inteligentes por rebolar como poucas mulheres sabem!?
Me considero inteligente por acreditar que o comodismo profissional será o túmulo da minha carreira. Bom, mas cada um tenho seus critérios pra se achar ou não inteligente.

Rdantas

ramilani12

Ser inteligente é resolver um problema de forma simples ao meu entender … :wink:

jPscoralicK

Inteligência em si não tem uma definição padrão.

Cada um cria sua definição e se apresenta de uma maneira particular.

erickcellani

a profissão talvez obrigue vc a ter raciocínio lógico, pesquisar, ler(em diversas línguas), pensar mto…

isso ajuda um pouco neh!

Javabuntu

me considero inteligente sim, porque tenho facilidade em resolver os problemas, mas para ser programador não ncecessariamente precisa inteligência, o mesmo problema pode ter diversas soluções, a maneira como resolver pode dizer sua capacidade…

LPJava

bom… acho que o topico poderia ser mudado para a seçã doe arquivos-offline… mais assim na minha opiniao… inteligentes sao pessoas que pensam de forma inteligente… e nao o fato de ser programador ou nao… sempre vejo reportagem de pessoas que mal sabe ler… porem sao inteligentes e muito… que consegue ser cientistas… um exemplo ontem no globo reporter… pessoas que usaram sua inteligencia… e conservam, a natureza… usando oleo de frituras usado… para gasolina… porem eles nao eh visto por cientista pq nao tem um curso na area… porem se essa pesquisa… fosse feita… por um cientista ele seria considerado um cientista e talz… o bam bam… mais nao a globo colocou como uma engenhoca do cara uhauau… entao concluido para mim “inteligentes sao pessoas que pensam de forma inteligente”… parece redudante…mais… não é… :smiley:

erickcellani

Maracuja:

A inteligência pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair idéias, compreender idéias e linguagens e aprender. Embora pessoas leigas geralmente percebam o conceito de inteligência sob um escopo muito maior, na Psicologia, o estudo da inteligência geralmente entende que este conceito não compreende a criatividade, a personalidade, o caráter ou a sabedoria.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Intelig%C3%AAncia

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

ctrl+c ctrl+v na caruda!!! hahHhHahahahah

B

Estamos em um pais subdesenvolvido. Dependendo para quem vc disser que é programador, podem ficar admirados ou podem ter pena.
Se vc conversar com uma pessoa de origem humilde ela ficará adminirado, mesmo não sabendo ao certo o que é ser programador.
Se vc conversar com um economista bem sucedido, ou um político(por profissão) vc vai notar que estas pessoas vão dizer aquela famosa frase: “ah tá…”, não dando importância nenhuma para o que vc faz, e ainda vai ter pena de vc por ter optado por não ter uma vida social comum… (conversar com pessoas somente por msn, ICQ, Orkut, etc. não é ter uma vida social comum)

Não acho que sou inteligente por ser programador, acho que sou inteligente por ter a capacidade de escolher o que faço da minha vida.

Sami_Koivu

Respondendo a pergunta: Não.

[size=7]E acho que estou fazendo alguma coisa errada, pois a reação que eu recebo normalmente não é de “admiração” e sim algo ao efeito de “ah, você tá com cara de geek, mesmo”[/size]

marcushlm

Sami Koivu:
Respondendo a pergunta: Não.

E acho que estou fazendo alguma coisa errada, pois a reação que eu recebo normalmente não é de “admiração” e sim algo ao efeito de “ah, você tá com cara de geek, mesmo”

verdade, não me acho inteligente, e sempre me chamam de geek/nerd ao invés disso hehehe

Vinicius_Java

Acho que estou na média nem muito e nem pouco inteligente, com esforço se consegue tudo…Mas quando se gosta fica mais fácil de aprender.

E existe um certo preconceito com a profissão, hoje comentei com uma amiga minha que estou fazendo ciência da computação e aprendendo a programar ela além de me chamar de nerd me chamou de louco(louco eu já estou acostumado :stuck_out_tongue: mas nerd…)acho que subestimam as pessoas que fazem coisas relacionadas com computação…

vitenho

nao me acho muito inteligente não, mas pelo menos quando eu falo que trabalho numa empresa de “SOFTWARE”, soa um tanto intelectual…

hhehe
abraço

fsquadro

Respondendo a pergunta,

Geralmente me acho um tanto quanto inteligente sim.

:slight_smile:

junioma

Danto uma volta antes de responder a pergunta …
Eu concordo com o que o Vinicius_Java disse , ah um pouco de preconceito mesmo com o pessoal da computação , no comesso do curso(Ciencia Da Computação) fiquei meio desanimado com isso rsrs … Medico é sinonimo de Doutor , povo da engenharia Engenheiro (sooooa bonito) e o povo da computação? … nerds ¬¬

aff rsrsrsrs

quanto a pergunta do topico , não , não devido a programaçao , isso ja vinha de antes hehehehe porem minha inteligencia é um pouco desperdicada devido a preguiça huahuahahua

ouch mas concordo tb que isso eh um off-topic , sem querer ser xato :stuck_out_tongue: :roll:

nbluis

Se fosse inteligente não seria programador, seria político.

Até.

Luiz_Aguiar

Todo programador é um idiota sem vida até que se prove o contrário.

adriano.ferranti

Me considero inteligente, mas não pelo fato de ser programador… Principalmente pelo fato de que hoje em dia qualquer um que arrasta um grid para a tela faz um bind de dados no editor de propriedade do .NET já se considera programador :evil:

nbluis

Quando ele consegue isso ele deixa de ser programador.

L

Sim, sou inteligente e modesto (kkkkkkkkk) porem um tanto quanto preguiçoso, mais o urubatan disse que isso é qualidade :stuck_out_tongue: , então não tem problema em ser preguiçoso :stuck_out_tongue:

clodoaldoaleixo

nbluis:

Todo programador é um idiota sem vida até que se prove o contrário.

Quando ele consegue isso ele deixa de ser programador.

Programador/Desenvolvedor/Garoto de Programas : É uma profissão como outra qualquer, em termos de inteligência, realmente tem essa mística de que programador é um ser superior por ele mexer com os niveis mais baixos de um PC(pra muito ainda é um bicho de oito cabeças e não sete).

Mas em termos de dificuldade, acho a profissão de Neuro-Cirurgião muito mais complexa… :smiley:

L

Maracuja:

ctrl+c ctrl+v na caruda!!! hahHhHahahahah

Não… copiei com papel e caneta e passei pela minha linha telefônica.

dãdãdã

Eu apenas citei parte do texto.

Realmente não é preciso ser inteligente para ser um programador.

O que realmente isso importa?

Veja Inteligência Emocional:

"A Inteligência Emocional está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns. (Gilberto Vitor)
Daniel Goleman, em seu livro, mapeia a Inteligência Emocional em cinco áreas de habilidades:

1. Auto-Conhecimento Emocional - reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre.
  2. Controle Emocional - habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação.
  3. Auto-Motivação - dirigir emoções a serviço de um objetivo é essencial para manter-se caminhando sempre em busca.
  4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas.
  5. Habilidade em relacionamentos inter-pessoais.

As três primeiras acima referem-se a Inteligência Intra-Pessoal. As duas últimas, a Inteligência Inter-Pessoal.

Inteligência Inter-Pessoal: é a habilidade de entender outras pessoas: o que as motiva, como trabalham, como trabalhar cooperativamente com elas.

1. Organização de Grupos: é a habilidade essencial da liderança, que envolve iniciativa e coordenação de esforços de um grupo, habilidade de obter do grupo o reconhecimento da liderança, a cooperação espontânea.
  2. Negociação de Soluções: o papel do mediador, prevenindo e resolvendo conflitos.
  3. Empatia - Sintonia Pessoal: é a capacidade de, identificando e entendendo os desejos e sentimentos das pessoas, responder (reagir) de forma apropriada de forma a canalizá-los ao interesse comum.
  4. Sensibilidade Social: é a capacidade de detectar e identificar sentimentos e motivos das pessoas.

Inteligência Intra-Pessoal: é a mesma habilidade,  que voltada para si mesmo. É a capacidade de formar um modelo verdadeiro e preciso de si mesmo e usá-lo de forma efetiva e construtiva.

Os tipos de inteligência

O psicólogo Howard Gardner da Universidade de Harward, nos Estados Unidos, propõe ?uma visão pluralista da mente? ampliando o conceito de inteligência única para o de um feixe de capacidades. Para ele, inteligência é a capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos valorizados em um ambiente cultural ou comunitário. Assim, ele propõe uma nova visão da inteligência, dividindo-a em 7 diferentes competências que se interpenetram, pois sempre envolvemos mais de uma habilidade na solução de problemas.

Embora existam predominâncias, as inteligências se integram:

?     Inteligência Verbal ou Lingüística: habilidade para lidar criativamente com as palavras.
  ?     Inteligência Lógico-Matemática: capacidade para solucionar problemas envolvendo números e demais elementos matemáticos; habilidades para raciocínio dedutivo.
  ?     Inteligência Cinestésica Corporal: capacidade de usar o próprio corpo de maneiras diferentes e hábeis.
  ?     Inteligência Espacial: noção de espaço e direção.
  ?     Inteligência Musical: capacidade de organizar sons de maneira criativa.
  ?     Inteligência Interpessoal: habilidade de compreender os outros; a maneira de como aceitar e conviver com o outro.
  ?     Inteligência Intrapessoal: capacidade de relacionamento consigo mesmo, autoconhecimento. Habilidade de administrar seus sentimentos e emoções a favor de seus projetos. É a inteligência da auto-estima.

Segundo Gardner, todos nascem com o potencial das várias inteligências. A partir das relações com o ambiente, aspectos culturais, algumas são mais desenvolvidas ao passo que deixamos de aprimorar outras.
  Nos anos 90, Daniel Goleman, também psicólogo da Universidade de Harward, afirma que ninguém tem menos que 9 inteligências. Além das 7 citadas por Gardner, Goleman acrescenta mais duas:

?     Inteligência Pictográfica: habilidade que a pessoa tem de transmitir uma mensagem pelo desenho que faz.
  ?     Inteligência Naturalista: capacidade de uma pessoa em sentir-se um componente natural.

Importância das Emoções

o Sobrevivência: Nossas emoções foram desenvolvidas naturalmente através de milhões de anos de evolução. Como resultado, nossas emoções possuem o potencial de nos servir como um sofisticado e delicado sistema interno de orientação. Nossas emoções nos alertam quando as necessidades humanas naturais não são encontradas. Por exemplo, quando nos sentimos sós, nossa necessidade é encontrar outras pessoas.Quando nos sentimos receosos, nossa necessidade é por segurança. Quando nos sentimos rejeitados, nossa necessidade é por aceitação.
      o Tomadas de Decisão: Nossas emoções são uma fonte valiosa da informação. Nossas emoções nos ajudam a tomar decisões. Os estudos mostram que quando as conexões emocionais de uma pessoa estão danificadas no cérebro, ela não pode tomar nem mesmo as decisões simples. Por que? Porque não sentirá nada sobre suas escolhas.
      o Ajuste de limites: Quando nos sentimos incomodados com o comportamento de uma pessoa, nossas emoções nos alertam. Se nós aprendermos a confiar em nossas emoções e sensações isto nos ajudará a ajustar nossos limites que são necessários para proteger nossa saúde física e mental.
      o Comunicação: Nossas emoções ajudam-nos a comunicar com os outros. Nossas expressões faciais, por exemplo, podem demonstrar uma grande quantidade de emoções. Com o olhar, podemos sinalizar que precisamos de ajuda. Se formos também verbalmente hábeis, juntamente com nossas expressões teremos uma possibilidade maior de melhor expressar nossas emoções. Também é necessário que nós sejamos eficazes para escutar e entender os problemas dos outros.
      o União: Nossas emoções são talvez a maior fonte potencial capaz de unir todos os membros da espécie humana. Claramente, as diferenças religiosas, cultural e política não permitem isto, apesar dar emoções serem "universais".

"

L

Ah tá, respondendo a pergunta…
Me considero burro o suficiente para saber o quanto preciso aprender,
sobre computadores,
e principalmente sobre a vida.
Mas não desisto, um dia me torno inteligente, o suficiente para saber que todos somos inteligentes, o que nos falta é a capacidade de acreditar em nós e superar as dificuldades. E entender, sim, que inteligência é a capacidade de aprender (sobre tudo), e não nos vangloriar do que sabemos hoje.
[]'s

Gabriel

Pitágoras:
Tendo em vista, que quando respondemos a alguém que somos programadores, elas ficam admiradas!!

Falow!!

Na verdade, quando elas me olham, acham que tenho cara de nerd.

Quando digo que sou programador, elas têm certeza disso.

Bani

É tudo muito relativo…

Quando eu andava com “gente normal” (escola, faculdade de administraćão) e minha capacidade de raciocínio era melhor que o da maioria, me achava inteligente.

Aí fui fazer bacharelado de matemática aplicada e computacional na USP e passei a me achar normal.

E agora estou num curso meio “seleto” onde dá para eu me sentir uma total idiota incompetente. :roll:

CarlosEduardoDantas

inteligente pra mim é quem consegue abstrair conteudos complexos transformando-os em simples besteiras que qq um pode entender… :wink: :wink:

P

No meu ponto de vista a inteligência é muito relativa vejam:

1° Eu acredito q é necessário um certo tipo de inteligência para fábricar uma bomba atômica.

2° Agora lançá-la em duas cidades e matar milhares de pessoas ñ é necessário inteligência nenhuma e sim ter a capacidade de agregar em si mesmo o cúmulo da ignorância.

Já ouviram falr de Hiroshima e Nagazaki

Como o ser humano é inteligente, mas, ao mesmo tempo é o pior ser vivo do universo. Não Acham??

Luiz_Aguiar

Alguém lembra qual é a pergunta inicial deste post? rs

fsquadro

Gabriel:
Pitágoras:

Falow!!

Hehehe!
E daí acham que só vivemos na frente de um computador 24h por dia (que em alguns casos, realmente se aplica), que não temos vida social e que só bebemos café o dia todo (que em alguns casos também se aplica).
Ahhh… eles pensam que vida sexual nem pensar, que nosso prazer está no computador (e o pior é que, em alguns casos isso também se aplica. hehehe)

duvidante

Pergunta original:

R.: Não.

Justificativa: Não vejo relação alguma com a programação x inteligência. As vezes, a programação é meio que um dom, ou as vezes, é um aprendizado ao longo do tempo, etc. Ou seja, não há nada q fale q programação tem relação com a inteligência. Acho isso até, um tanto quanto utópico e achismo da parte de quem se acha inteligente só por ser programador. As vezes, acho totalmente o contrário. Programar sempre a mesma coisa, Cadastros, Pesquisas, Relatórios (dá um loop infinito nisso), para uma empresa vender para outras empresas fechadas, é um tanto quanto triste, dum ponto filosófico. Mass…

Meu Deus, quanta gente nesse mundo q é inteligente, e não tem a oportunidade de demonstrar, pois a vida os limitaram.

Rumo que o tópico tomou:

R.: Não.

Justificativa: Eu simplesmente não conheço 0,00001% do q há no mundo pra conhecer. Além disso, eu só posso usar 10% da minha capacidade mental total. Isso me desespera, e me leva ao óbvio: de q eu sou só mais uma agulhinha no palheiro, o começo da evolução macaco para homem, incapaz de sequer imaginar o q poderia fazer com os 100% da capacidade total.

Mas como temos de pensar positivo e ser otimistas, a única coisa q eu posso fazer é comprar revistas científicas e livros pra aprender, mesmo q aprender com escritores q possuem a mesma capacidade mental: 10%. :shock: (mas claro, q sabem mais q eu).

Gabriel

fsquadro:
Gabriel:
Pitágoras:

Falow!!

Hehehe!
E daí acham que só vivemos na frente de um computador 24h por dia (que em alguns casos, realmente se aplica), que não temos vida social e que só bebemos café o dia todo (que em alguns casos também se aplica).
Ahhh… eles pensam que vida sexual nem pensar, que nosso prazer está no computador (e o pior é que, em alguns casos isso também se aplica. hehehe)

Pois é.

Bem, eu não passo 24h por dia na frente do computador, mas umas 10-12 horas eu passo sim.
Café? Bebo fácil uns 500ml diários, mas estou parando devido à problemas estomacais…que acredito ser normal também em uma grande parte da galera.
Eu gosto de programar, mas me abdicar de sexo pra ficar na frente do computador hahaha, ai já é demais.

Leozin

Tenho que admitir que faz 15 dias que estou nesse “alguns casos que se aplica”

final de projeto -> melhor época EVER

duvidante

caduengenheiro:
inteligente pra mim é quem consegue abstrair conteudos complexos transformando-os em simples besteiras que qq um pode entender… :wink: :wink:

Paulo Coelho? :roll:

:stuck_out_tongue:

R

Se eu soubesse que na área de TI eu iria encotrar tanto nego bitolado, arrogante, duas caras e recalcado como encontro diáriamente, teria estudado mais pra prova do exército.

[]´s

R

Galera, estou começando na área de programação agora, e não vejo uma associação direta inteligência X Programador, o que acontece é que uma pessoa esforçada pode se sair bem em qualquer área! Trabalho duro tem bons resultados! :lol:

dreamspeaker

Não.

Olha, as pessoas que conheço que não são de TI, me consideram “o cara que mexe com computador”. Eu poderia ter especialização em AI no MIT, e continuaria sendo “o cara que mexe com computador”.

Sei lá se isso é ser inteligente…

Luca

Olá

Garoto de programa, micreiro, code monkey ou programador são razões para se sentir inteligentes? O cara pode até ser inteligente mas para trabalhar em baia de fábrica de software ou de consultoria de 3 letras, se for muito inteligente atrapalha. Melhor ser burro mesmo mas do tipo “Get things done”.

[]s
Luca

CarlosEduardoDantas

duvidante:
caduengenheiro:

que eu saiba nao… fui lendo post por post e bolei essa resposta… mas caso eu tenha o plagiado sem querer… nao foi minha intenção :wink: :wink:

CarlosEduardoDantas

Rafaelprp:
Se eu soubesse que na área de TI eu iria encotrar tanto nego bitolado, arrogante, duas caras e recalcado como encontro diáriamente, teria estudado mais pra prova do exército.

[]´s

esse tipo de gente vc encontra em qq area em qq lugar

duvidante

caduengenheiro:
duvidante:
caduengenheiro:

que eu saiba nao… fui lendo post por post e bolei essa resposta… mas caso eu tenha o plagiado sem querer… nao foi minha intenção :wink: :wink:

Foi isso q eu quis dizer não. Não sei se já leu Paulo Coelho, mas mesmo assim, já deve ter ouvido falar de sua linguagem simples. Para muitos, simples até demais, em q qualquer um pode entender.

Desfazendo rolo:

caduengenheiro:

Como Paulo Coelho? :roll:

R

Acho q para a lógica a inteligência é mais desenvolvida…
Difícil rotular. Cada um tem a inteligência desenvolvida para alguma coisa.

De repente vc é inteligente para programar e ruim para se relacionar, ou escrever ou praticar algum esporte…

duvidante

caduengenheiro:
Rafaelprp:

[]´s

esse tipo de gente vc encontra em qq area em qq lugar

Em TI, no exército, na classe alta, na classe baixa, nas favelas, no metrô, na venda da esquina, no shopping, na festa, embaixo da cama, no lar dos velhinhos, nos hospitais, nos bancos (dinheiro), nos bancos das praças, na pista de caminhada, na família, no GUJ, no JavaFree, na Sun, na Microsoft, na Nike, na NASA, na faculdade, no msn, no e-mail, na livraria, nas rádios, na TV, na fórmula 1, no futebol, no basquete, no filme, no banheiro, na rodoviária, no aeroporto, no céu, na terra, no mar, na revista, no carro, no mato, no trânsito, na lojinha, dentro de casa, no bloglines, no google readers, na google, na apple, na software house de 1 programador, na de 100, ou na de 500, no Brasil, nos EUA, na Europa, na África, na Ásia, no pólo norte e no pólo sul, na órbita dos satélites, no foguete, na lanchonete, no barzinho, no restaurante, no posto de gasolina, na estrada, na ONU, na Cruz Vermelha, no Greenpeace, na ONG da esquina, no P2P, no podcast, no ônibus, no armário, na igreja, no templo, na mesquita, no internet explorer, no firefox, no media player e no itunes, no videoclip, na fita cassete, no início dos tempos, na idade antiga, entre os apóstolos, na idade medieval, na idade moderna, na contemporânea e no futuro, no site de compras, no canil, na praia, no albergue, no vizinho, no curso, no ramo dos negócios, no canavial de cana, na equipe de engenheiros (construção) e entre os pedreiros, na equipe de marketing, na assistência técnica, nos camelôs, no bordel, no motel, no hotel, na pousada, no prato de comida, no prato q pede comida, entre os mendigos, e entre a família nobre, no quintal, no terreiro, no prédio, no apartamento, na calçada, no meio fio, no bueiro, na rua, no calçadão, no túnel, no buraco, na montanha, no vale, no rio, no açougue, na plantação, no amor, no ódio, na academia brasileira de letras, na ordem dos advogados do Brasil, na empresa pública e na privada, na colméia, no bando, na madrugada, na manhã, de noite e de tarde, na relva, debaixo de sol ardente, na fossa, na aldeia, na guerra, na paz, no cemitério, no Paquistão, no Casaquistão, no Iraque, na França, no parlamento inglês, na Casa Branca e no Palácio da Alvorada, no caminhão, no paiol, no chiqueiro, ali e lá, fora e dentro, na alegria e na tristeza, na pobreza e na riqueza, na saúde e na doença.

Uma hora eu sou, outra hora vc é, outra hora ele é. No fim, todos somos, fomos ou seremos. No fim, todos aguentamos, aguentaremos e teremos de aguentar isso. No fim, morreremos, e seremos meros cadáveres bitolados, arrogantes, duas caras e recalcados.

tucamefe

Rapaz …

Eu concordo com o cv … ser programadora é o que me fez duvidar se sou inteligente!!!
Tem coisas na área muito mais interessantes … programar é legal, se eu programasse em bytecode eu ainda me consideraria um monstro.

=P

CarlosEduardoDantas

duvidante:
caduengenheiro:
duvidante:
caduengenheiro:

Foi isso q eu quis dizer não. Não sei se já leu Paulo Coelho, mas mesmo assim, já deve ter ouvido falar de sua linguagem simples. Para muitos, simples até demais, em q qualquer um pode entender.

Desfazendo rolo:

caduengenheiro:

Como Paulo Coelho? :roll:

não sei se é bom ou ruim, mas nunca li nenhum livro dele apesar de respeitar seu trabalho, portanto o meu texto nao tem nenhuma conexão com o que Paulo Coelho escreve.

CarlosEduardoDantas

Se me permite fazer uma brincadeira com seu texto, mas por favor, nao mudem o post para "Você se considera inteligente por ler (ou não) obras de Paulo Coelho? " :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

CarlosEduardoDantas

tive um professor que mencionava muito que programar é “malhar o cérebro”, rsrs… concordo e penso que programar estimula e ajuda a desenvolver o raciocinio logico, porém não me considero inteligente por ser um programador.

P

Um dia seremos inteligentes se reconhecermos q ñ sabemos de nada!!

Sábio é aquele q ñ se gloria em saber e sim aquele que se gloria em que sempre precisa aprender, seja com o livro da Kathy ou com a vida!!

marcosbrandao

Pitágoras:
Um dia seremos inteligentes se reconhecermos q ñ sabemos de nada!!

Sábio é aquele q ñ se gloria em saber e sim aquele que se gloria em que sempre precisa aprender, seja com o livro da Kathy ou com a vida!!

Acho que vocês deviam ter se formado em filosofia… rsrsrsrs

Agora respondendo a pergunta:

Eu era inteligente até conhecer a informática… :smiley:

Vinicius_Java

Sei que nada sei…

Dizer “Sou inteligente” é uma das coisas mais difíceis hoje em dia… você sempre encontra algo que não sabe ou alguém que sabe mais que você…

enfim… inteligência é relativa…

abraço…

cassio

Inteligente é o cara que pensa em tudo o que sabe, olha tudo o mais que ele tem que aprender (não só de programação, seus nerds) e pensa: putz, não sei merda nenhuma…

evil.hunter

Eu não me considero inteligente, mas normalmente existem pessoas que são boas em determinadas coisas. Eu sou assim, e quando surge algo que tenho dificuldade o negocio e ralar pra aprender. So que existe muitas pessoas que tem dificuldades e preferem desistir do que correr atras pra aprender e depois correr o risco de ser tachado de nerd, cdf ou outras coisas… preferem o ócio, fazer o que né…

duvidante

Bom, talvez eu esteja errado, mas o modo como programamos hoje em dia para as empresas, não é muito questão de cérebro, eu acho. Não sei explicar direito, mas é o q eu sinto.

Agora, se quer malhar, fazer flexão e umas abdomenais com o cérebro, Matemática é o que há.

duvidante

Enquanto estava fazendo café, comecei a pensar sobre o post.

O Universo é relativo.

Algumas pessoas se acham inteligentes por acreditarem em Deus, outras por não acreditarem. Umas, por ler jornais, outras, por não ler. Umas, por saber da vida dos outros, outros, por se preocuparem com a sua própria. Umas, por ter feito faculdade, outros, por terem vencido na vida sem ela. Umas, por serem bonitas, outras, por não ligarem pra beleza. Umas, por gostar de música clássica, outras, por não gostar. Umas, por escrever um bom português, outras, por ligarem não para isso, mas para o conteúdo. Umas, por saberem inglês e postarem notícias em inglês em lugares pt, outras, por gastar um bom tempo traduzindo para o pt. Umas, por ler Paulo Coelho, e outras, por ler autores de escrita complexa. Enfim… UMAS, POR SEREM PROGRAMADORES, OUTRAS, Q ACHAM Q BURRICE É PROGRAMAR.

No final, a inteligência também é relativa. O que importa realmente, é o q queremos e como queremos ser inteligente.

:shock: É claro, tudo o q eu acabei de dizer foi apenas uma grande viagem insana na minha mente de 10% de capacidade usada. Ou menos. :?

A propósito, se alguém souber de um bom psicólogo q tenha experiência com mentes decepadas pelo café+código, por favor, entre em contato. :roll:

CarlosEduardoDantas

Bom, talvez eu esteja errado, mas o modo como programamos hoje em dia para as empresas, não é muito questão de cérebro, eu acho. Não sei explicar direito, mas é o q eu sinto.

Agora, se quer malhar, fazer flexão e umas abdomenais com o cérebro, Matemática é o que há.

o prof que mencionava que “programar é malhar o cérebro” ministrava aula de Estruturas de Dados…rs, ou seja… o programar dele não era escrever loops, ifs, elses, prints nem chamar componentes… mas sim pensar em como bolar solucoes inteligentes para os problemas =)

neohacker

duvidante:

:shock: É claro, tudo o q eu acabei de dizer foi apenas uma grande viagem insana na minha mente de 10% de capacidade usada. Ou menos. :?

Só comentando (atualizando) o Ser Humano utiliza cerca de 3-4% da capacidade cerebral.
Comentário 2: O Ser Humano é um ser idiota por usar 3% da capacidade dele para “bolar” jeitos de matar outros seres de sua própria espécie e de outras, ainda bem que usa só isso da mente, se usasse mais nem planeta mais nós teriamos.
Comentário 3(Mais Importante): Não me considero Inteligente por ser programador não, me considero esperto por ter a facilidade de resolver problemas de uma forma talvez mais rápida e talvez eficiente (nem sempre sai do gente que agente quer neh :slight_smile: ), como não sou inteligente sempre busco aprender, entender e conhecer cada vez mais, se fosse inteligente realmente não seria programador, porque provavelmente estaria rico.

Y

Eu me considero inteligente sim. É que o que entendo é: “Sou programador pq sou inteligente” e não “Sou inteligente pq sou programador”.

E acho que não, a pessoa não precisa ser inteligente para ser um programador. Mas uma coisa pode-se ter certeza: não existem bons programadores burros. ^^

G

Programar exercita o cérebro, da mesma forma que qualquer atividade o faz.

O problema é que cada vez mais nossa sociedade se depara com problemas mais abstratos. E por isso se considera inteligente quem tem facilidade de resolver tais problemas.

Y

Só um comentário: essa porcentagem é apenas uma “idéia” da utilização. Os neurologistas declaram, sempre, que toda essa ponderação que fazem sobre o quanto o ser humano usa seu cérebro é apenas uma estimativa, de modo que nenhuma estatística pode ser levada veementemente em conta.

Isso é fato apenas pensando-se assim: não pode-se definir porcentagem de algo que não se sabe o total. O que quero dizer é que ainda não sabe-se por completo qual a capacidade máxima de um cérebro humano bem desenvolvido, portanto, não é possível dizer que usamos 3/X (3% sobre x que seria a capacidade total) da capacidade se não sabemos o valor de x.

T+.

duvidante

Yky Mattshawn:
neohacker:

Só comentando (atualizando) o Ser Humano utiliza cerca de 3-4% da capacidade cerebral.

Só um comentário: essa porcentagem é apenas uma “idéia” da utilização. Os neurologistas declaram, sempre, que toda essa ponderação que fazem sobre o quanto o ser humano usa seu cérebro é apenas uma estimativa, de modo que nenhuma estatística pode ser levada veementemente em conta.

Isso é fato apenas pensando-se assim: não pode-se definir porcentagem de algo que não se sabe o total. O que quero dizer é que ainda não sabe-se por completo qual a capacidade máxima de um cérebro humano bem desenvolvido, portanto, não é possível dizer que usamos 3/X (3% sobre x que seria a capacidade total) da capacidade se não sabemos o valor de x.

T+.

Fui pesquisar pra ver se eu estava mesmo errado, e a real capacidade seria 3-4%, e acabei me deparando com isso:

http://www.pesquisapsi.com/linhacetica/article/38/o-ser-humano-nao-usa-so-10-da-capacidade-cerebral

:roll:

CarlosEduardoDantas

giulianocosta:

O problema é que cada vez mais nossa sociedade se depara com problemas mais abstratos. E por isso se considera inteligente quem tem facilidade de resolver tais problemas.

entao vai exercitar o cerebro cortando cana…rs

G

caduengenheiro:
giulianocosta:

entao vai exercitar o cerebro cortando cana…rs

Hehehehe… Não vou nem responder…

jack_ganzha

Verdade, Luca. Seu comentário me fez lembrar desse post no blog da Katty Sierra.

Sobre a pergunta, depois de ler tantos blogs por aí, não sei se me acho tão esperto assim. Mas ao menos ser curioso me ajuda bastante.

valeuz…

Proteu_Alcebidiano

Podemos dizer que o que fazemos é uma mistura entre uma esponja e um saco sem fundo: Sempre tem alguém que escreve ou diz coisas que te faz sentir-se um estúpido. :slight_smile:

Quem acha que está usando bem sua inteligência sendo um programador, vá em frente. Pessoalmente, preciso de dias melhores e uma vida mais saudável e não sei se é com programação que isso vai acontecer.

Percebi que alguns posts acabaram relacionando inteligência com senso de oportunismo. De fato, tem um fundo de verdade nisso.

T+

Calvin

Luca:
Olá

Garoto de programa, micreiro, code monkey ou programador são razões para se sentir inteligentes? O cara pode até ser inteligente mas para trabalhar em baia de fábrica de software ou de consultoria de 3 letras, se for muito inteligente atrapalha. Melhor ser burro mesmo mas do tipo “Get things done”.

[]s
Luca

Bom, eu trabalho em uma “consultoria de 3 letras” e acrecento o seguinte no que você disse. Além da inteligencia da pessoa poder virar um ponto negativo dentro do ambiente de trabalho, se não tomar cuidado, a empresa acaba atrofiando o seu cerebro, pois tem tanta gente e tantos cargos para fazerem coisas simples e geralmente as tarefas já vem quase todas mastigadas. E o que você acaba virando com isso? um code monkey!

Sobre o tópico …
Não me considero uma pessoa fora do normal, apenas tenho facilidade com algumas atividades.

Masssss adicionando um comentario sobre o tópico, não acho que a inteligencia seja o principal atributo para desempenho ou classificação de capacidade de um ser humano!

Que que adianta ser inteligente e ficar com a bundona na sala assistindo televisão ou milhares de dvds. Inteligente para mim é quem coloca na prática as suas idéias e usa a massa cefalica em prol de alguma coisa!

Conheço pessoas que se fizer teste de Q.I. vão se suicidar, porém são tão determinadas que são tão capazes quanto os super-dotados!

Abraços.

cgomesnet

Eu ainda não me considero um programador pois não domino nenhuma linguagem, mas entendo de regra de negócio (sistemas comerciais)… acho isso mais fácil doq programar o.O

Anime

Coloquei no Google porque ser programador e em primeiro no ranque apareceu essa pergunta… :roll:

Ressuscitando tópico… :wink:

Me considero inteligente,mas não por ser programadora… :stuck_out_tongue:

L

inteligente é a pessoal que estuda, isso sim se torna uma pessoa desse nivel.

fantomas

Se vc entende linguagens de computadores (qualquer uma), trabalha em empresa que não é sua, obedece “ordens” de pessoas que muitas vezes nem formação na àrea tem, é assalariado (PJ de uma nota só tambem conta), etc, etc, etc e ainda assim pensa que é inteligente. Deixe de tolices e reflita novamente.

Perceba:

a) A maioria das pessoas consideradas perigosas (lideres de gangues, administradores do trafico, assassinos,…) na nossa sociedade possuem QI BEM ACIMA do normal.

b) A universidade (ao menos as nossas) formam mão de obra, não objetivam identificar ou melhorar a inteligencia de ninguem.

c) Individuos considerados realmente inteligentes na nossa era criam coisas ou idéias que irão durar por centenas de anos e consequentemente muda a vida de milhares e milhares de pessoas. Fique a vontade para lembrar do Mr. Bill Gates, Mr. Steve Jobs, Mr. Henry Ford e outros neste momento.

d) Associar computadores a inteligencia diferenciada é coisa da decada de 80.

flws

johnny_quest

Inteligência na minha percepção é alguém que
consegue resolver um problema complexo com extrema facilidade.

Na nossa área eu considero as pessoas que criam entidades utilizando
técnicas de inteligência artificial os mais inteligentes,
pois é preciso pensar e saber o que está fazendo, antes de implementar algo.

Não é qualquer um que consegue criar um software com comportamento
inteligente.

Roger75

Faça um teste para entrar na Mensa, para saber se tem um QI elevado:

http://www.mensa.com.br

Jesuino_Master

Se eu fosse inteligente já teria entendido que tudo que temos não vale de nada e teria voltado a ser um primitivo…

Hoje ser programador é uma coisa qualquer. Talvez na faculdade exija algo a mais, mas na vida real o que vejo é a construção de CRUDs nas mais variadas formas e me parece que quanto mais mecânico melhor para o “mercado de trabalho”.

Talvez na época dos criadores da linguagem C e até o final dos anos 80 era algo que realmente fosse para pessoas intelectuais. Ou não.

Marky.Vasconcelos

Jesuino Master:
Se eu fosse inteligente já teria entendido que tudo que temos não vale de nada e teria voltado a ser um primitivo…

Hoje ser programador é uma coisa qualquer. Talvez na faculdade exija algo a mais, mas na vida real o que vejo é a construção de CRUDs nas mais variadas formas e me parece que quanto mais mecânico melhor para o “mercado de trabalho”.

Talvez na época dos criadores da linguagem C e até o final dos anos 80 era algo que realmente fosse para pessoas intelectuais. Ou não.

De certa forma, para a maioria é, mas os projetos que eu entro não são nada CRUD, e exigem bastante de mim. Eu pessoalmente acho melhor, pois eu acabo procurando soluções novas quase todos os dias.

Eu estou vendo o Mensa, nem sabia que isso existia.

Jesuino_Master

Marky.Vasconcelos:
Jesuino Master:

De certa forma, para a maioria é, mas os projetos que eu entro não são nada CRUD, e exigem bastante de mim. Eu pessoalmente acho melhor, pois eu acabo procurando soluções novas quase todos os dias.

Eu estou vendo o Mensa, nem sabia que isso existia.

Alguns tem essa sorte :slight_smile: Também conheço pessoas que mexem com compiladores, programação em tempo real, programação baixo nível. Esses comem livros e são muito exigidos! Mas na WEB (arrumarei inimigos por isso…), muitas vezes, as coisas são tão repetitivas que chega uma hora que ler sobre novos Frameworks MVC chega a ser tediodo, pois o novo diz somente ao nome, já a técnica é a mesma de um outro projeto pré pronto com o mesmo objetivo (com ligeiras variações…).

É mais ou menos isso que to falando ó::

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/rede/gestao20/software/fabrica-de-software-e-uma-besteira/

Também curto muito quando dá a louca no cliente e inventa coisas diferentes para fazermos aqui. Mas é raro :frowning: .

adriano_si

Marky.Vasconcelos:

Como eu faço pra conseguir isso cara ?? nem que seja um estágio na indústria… Só sei que na situação atual tá ruim… Coisa repetitiva em cima de coisa repetitiva… já encheu…

Abs []

Edufa

isto é lenda urbana

Marky.Vasconcelos

adriano_si:
Marky.Vasconcelos:

Como eu faço pra conseguir isso cara ?? nem que seja um estágio na indústria… Só sei que na situação atual tá ruim… Coisa repetitiva em cima de coisa repetitiva… já encheu…

Abs []

Bastante força de vontade e esperar as oportunidades certas aparecerem e correr atrás, foi assim que consegui o meu.

x111

Não me considero inteligente, me considero esforçado! Isso eu acho mais importante.

Tive um colega que dormia nas aulas de cálculo diferencial e integral na faculdade e ia super bem enquanto a turma ia mal. Um dia ele estava dormindo e a professora o acordou e pediu que ele resolve-se um exercicio no quadro, ele levantou resolveu perguntou se estava certo, a profe boquiaberta falou que sim e ele sentou e voltou a dormir. Esse colega a meu ver tinha uma inteligência fora do comum!

Agora, tem cada programador arrastador de botão, que mais burro impossível, e olha que eles fazem uns softwares que funcionam!
Então não creio que seja necessário inteligência para ser um programador! Agora já para ser um bom programador já é outra questão!

adriano_si

Marky.Vasconcelos:
adriano_si:
Marky.Vasconcelos:

Abs []

Bastante força de vontade e esperar as oportunidades certas aparecerem e correr atrás, foi assim que consegui o meu.

Tinha certeza disso… a pergunta foi mais em forma de desabafo e um pouco de inveja… Em breve isso mudará… tenho certeza…

Abs []

A

Eu me acho inteligente, mas não por ser programador.
Sobre isso me acho sortudo: poucas profissões que eu conheço tem tanta oportunidade, não importando o quão medíocre você seja.

Sobre os comentários do Jesuino Master e do adriano_si eu concodo, com ressalvas.
É realmente extremamente chato fazer tarefas repetitivas e CRUDs.

Mas me pergunto, por que ainda temos tanto trabalho com isso?
Nossa tarefa é criar sistemas para automatizar processos mas ainda não criamos um para automatizar nossas tarefas.

Desde que vi este framework/idéia (que não sei se funciona, apenas gostei da idéia) minha visão mudou.
Hoje em dia sou meio obcecado por automatizar meu trabalho e sempre penso duas vezes antes de repetir alguma coisa.

Acredito também que ainda fazemos isso por uma certa resistência dos programadores em eliminar esse tipo de repetição.
Geralmente você acha que não é preciso pensar para fazer uma tela nova, mas se disserem que existe uma ferramente para o usuário criar a tela sozinho, você simplesmente irá achar ridiculo, que nunca vai funcionar, etc.

Jesuino_Master

AbelBueno:
Eu me acho inteligente, mas não por ser programador.
Sobre isso me acho sortudo: poucas profissões que eu conheço tem tanta oportunidade, não importando o quão medíocre você seja.

Sobre os comentários do Jesuino Master e do adriano_si eu concodo, com ressalvas.
É realmente extremamente chato fazer tarefas repetitivas e CRUDs.

Mas me pergunto, por que ainda temos tanto trabalho com isso?
Nossa tarefa é criar sistemas para automatizar processos mas ainda não criamos um para automatizar nossas tarefas.

Desde que vi este framework/idéia (que não sei se funciona, apenas gostei da idéia) minha visão mudou.
Hoje em dia sou meio obcecado por automatizar meu trabalho e sempre penso duas vezes antes de repetir alguma coisa.

Acredito também que ainda fazemos isso por uma certa resistência dos programadores em eliminar esse tipo de repetição.
Geralmente você acha que não é preciso pensar para fazer uma tela nova, mas se disserem que existe uma ferramente para o usuário criar a tela sozinho, você simplesmente irá achar ridiculo, que nunca vai funcionar, etc.

Então Abel,

Eu meio que as vezes não posso fazer isso, tenho que fazer o que é imposto. Acredito que muitos aqui também. É claro que em meus projetos uso meu “sébru” o máximo que posso :).

Mudando um pouco de assunto, eu não lembro onde li, mas tinha um lugar que descrevia o que era necessário pra ser um bom programador: Preguiça era uma das três qualidades :smiley:

Uma leitura agora que estou fazendo sobre programadores X inteligência:

Why Good Programmers Are Lazy and Dumb
http://blogoscoped.com/archive/2005-08-24-n14.html

A

Ah sim, eu também sou um desses. Hoje em dia nem tanto, mas já tive que trabalhar nesses padrões.
Foi justamente numa fábrica de software, com prazos ridiculos e tudo que se tem direito, que tive um dos meus grandes momentos.

O trabalho da equipe era praticamente mecânico…e cada módulo novo costumava ficar pronto em média em 32 horas.
Era a estimativa padrão e raramente fugia muito disso.
Depois de 1 ano trabalhando nesse ritmo, comecei a pensar uma melhoria pra isso com mais dois colegas.
Quando conseguimos implementar, reduzimos o tempo do “módulo padrão” para menos de 4 horas.

Apesar de não ganhar aumento nem nada (e eu recebia por hora), a satisfação do nosso cliente interno valeu a pena.
Saí pouco tempo depois da empresa pois a satisfação dele não pagava minhas contas…rs

A teoria da preguiça eu já tinha ouvido…faz muito sentido!

Marcio_Nogueira

Não, pois sei que ainda tenho muito a aprender e gosto dessa ideía: de estar sempre aprendendo e me aprimorando nos campos do conhecimento, não apenas no tecnológico. :wink:

L

bom …

posso falar que apesar de estar nessa area eu pensava em ganhar grana e etc…

ajuda bastatante mas tenhu o sub emprego de promotor de eventos, contudo pra mim acho isso ser “esperto”
…ou seja não ser uma pessoal ser levado pelos outros.

caso perca o emprego por um tempo ja tenho outro , logo em seguido busco outros e ai vo levando a vida.

é apesar de ser inteligente tem que ser esperto, o que adianta o cara ser inteligente e não ser esperto.(isso é que eu penso me desculpe se vc se julgarem ao contrário)

pense bem…

flou

Anime

Oi,

Vou fugir um pouco do foco do tópico,mas acho que uma pessoa inteligente,não tem nada a ver com estudo,minha avó por exemplo era uma mulher muito inteligente e só aprendeu a ler e escrever na terceira idade… :wink:

bolad

Então quer dizer que podemos comparar com os politicos… || talvez isso não se diverge .

x111

Anime:
Oi,

Vou fugir um pouco do foco do tópico,mas acho que uma pessoa inteligente,não tem nada a ver com estudo,minha avó por exemplo era uma mulher muito inteligente e só aprendeu a ler e escrever na terceira idade… :wink:

Concordo!

marcos1EM

Considero-me inteligente, mas não pelo fato de ser programador e sim por ter facilidade de aprender determinadas coisas.

Confesso que até considerava a programação como sinônimo de intêligencia ná época da faculdade. Tinhamos que entender aqueles algoritmos de ordenação, árvores binárias, funções recursivas e tal. Porém hoje que trabalho com desenvolvimento Web, vejo que a maior parte da programação consiste em fazer testes para entender como funciona determinado framework ou componente, ou seja, não necessáriamente precisa ser inteligente para ser programador, basta ter paciência.
Mas também concordo também com o que foi dito em um post anterior:Os bons programadores são inteligentes. Com inteligência é possível por exemplo, visualizar mais rápido uma determinada solução ou criar um código mais enxuto, e até mesmo para a criação das famosas POGs.

W

Eu nao acho que ser programador = ser inteligente. Pode ate ser que um programador seja bem inteligente, mas eu acho que as vezes a definicao de inteligencia eh um pouco distorcida.

Alguns responderam tipo, uma pessoa inteligente eh uma pessoa que olha pra um problema e consegue resolver de maneira simples e rapido e bla bla bla. As pessoas geralmente conectam inteligencia com calculos e computadores.

Acho que tem varios tipos de inteligencia e a inteligencia pode ser focada pra coisas diferentes, por exemplo, alguem pode ser um otimo desenvolvedor considerado um genio e ser completamente tapado em outras areas. Quantas pessoas que sao otimas em musica, escrever, falar em publico e quase que nao conseguem ligar o micro sozinhos?

A pessoa que eh inteligente nao consegue se sair bem em TUDO o que faz.

lucas_carvalho100

Tem também outro caso…
Tem gente que pensa que só pq trabalhamos com computador a gente deve conhecer tudo… Esses dias me aconteceu uma coisa até meio engraçada. Um amigo veio e me perguntou ."- Você sabe mecher com AutoCad?" e eu respondi “-Não sei.” e ele me retrucou “-Mas como você diz que trabalha com computação?” :shock:

Bem na hora eu ri…

Acho que existem pessoas inteligentes em cada área e pessoas que tem facilidade para aprender várias coisas… E acho que por alguém ser um programador você não pode se considerar um grande gênio… Por exemplo com o visual Studio você faz um programa com um CRUD completo só com alguns clicks… A unica coisa que você deve digitar é os labels rsrsrsr…

Enfim é +/- assim que eu penso…

adrianoneres

Discordo plenamente:

Concordo plenamente:

JMan

http://pt.wikipedia.org/wiki/Intelig%C3%AAncia

JMan

Não… copiei com papel e caneta e passei pela minha linha telefônica.

dãdãdã

Eu apenas citei parte do texto.

Realmente não é preciso ser inteligente para ser um programador.

Criado 26 de maio de 2007
Ultima resposta 26 de mai. de 2007
Respostas 95
Participantes 62