Você também se frustra com o HTML? Por que to partindo pro Flash

18 respostas
kicolobo

Olá a todos,

recentemente comecei a estudar o Flex, pois vi que de fato, é dar murro em ponta de faca tentar criar aplicações com interfaces REALMENTE ricas usando apenas Javascript + HTML/CSS.

Postei no meu blog o que me levou a trocar o HTML padrão pelo Flash ( http://www.itexto.net/devkico/?p=558 ) na criação de aplicações ricas e, pro meu espanto, gerou uma discussão bem interessante. Agora gostaria de trazê-la aqui para o GUJ também.

O que vocês acham? É possível HOJE criar aplicações com interfaces realmente ricas usando apenas web standards, ou de fato é mais interessante pular para alguma plataforma como JavaFX, Flex, OpenLaszlo, etc?

Quais as experiências de vocês com estas ferramentas? O que tem achado?

18 Respostas

Felagund

Tudo depende do contexto, generalizar é complicado.

Eu ainda prefiro optar por usar JQuery com HTML na maioria dos casos.

Porém existem soluções onde a necessidade de alta interatividade com o sistema é grande, nesse caso o esforço para criar em JS, o que já existe por exemplo no Flex, não vale nem o esforço de tentar, melhor usar o Flex direto.

O que discordo é do uso indiscrimiado de JavaScript que vemos em muitos lugares e que destroem a aplicacao.

Algumas aplicações são bem melhores com JS do que com Flex. Tudo vai variar do contexto.

• Citei o flex por ser o tema do topico, mas isso inclui as outras tecnologias tbm.
Giulliano

Eu imagino que ninguém (ou poucos) aqui no forúm dominem as três linghuagens HTML + CSS + JavaScript e essa é a maior dificuldade em desenvolver as aplicações web. Por outro lado conheço pessoas que fazem miséria usando apenas as três linguagens.

Utilizo JSF com RichFaces e não me arrependo. Já dei uma olhada no Flex mas achei que não valia a pena financeiramente.

Sou adepto a separar as responsabilidades de construção do software. Quem domina JEE faz o serviço do programador JEE. É muito comum esse mesmo cara ser responsável pela aplicação, interface, infraestrutura, banco de dados e por aí vai. Aí acaba ficando difícil desempenhar todos os pápeis com maestria.

C

Bom dia

Gosto muito de trabalhar com HTML, com relação as interfaces ricas acho que com html+css+javascript é possivel fazer algumas coisas bem legais, por exemplo, se você utilizar frameworks como extJS, jquery e etc, é possivel criar sistemas com uma interface bem atraente para o usuário.

Com relação as tecnologias RIA como flex, javaFX entre outras, acho elas bem interessantes, atualmente trabalho em uma empresa onde todas as interfaces são feitas em flex, por enquanto tudo esta saindo perfeitamente bem, e a inteface é muito atraente para o usuário, e a comunicação com a camada Java é feita através de JSON, deixando a performance ainda melhor.

Acho que as tecnologias RIA são muito interessantes por proporcinar interfaces ricas, mas acho que o HTML em conjunto com CSS, Javascript e Ajax também podem suprir as necessidades, claro que de uma forma mas complexa porque temos a diferença de browsers e etc.

Falou.

Java_Boy

Vislumbrei esses pensamentos na metade desse ano quando entrei em um projeto com Flex.

Com certeza, a tecnologia Flash tira muito das dores de cabeça que geralmente temos na camada de apresentação quando utilizase HTML/CSS/JS, como validar dados, colocar efeitos, etc.

A Adobe com o Flex teve uma grande sacada, tendo um framework opensource com um tremendo suporte de documentação e help para uma comunidade sedenta por melhores soluções web.

Mesmo com a chegada do HTML5, creio que é bem melhor a solução de apenas instalar um plugin no navegador, que te provê cross-browser, poucas preocupações e maiores possibilidades de interação (visuais ou não)

Claro que isso depende das necessidades, não é uma bala de prata, pois também há desvantagens em perfomance e outros fatores.

Sei que foge do tópico mas também dá pra acrescentar o SilverLight e JavaFX(já citado) nisso.

P

Comecei a mexer com Flex e Air há ± um ano. Apesar de só ter desenvolvido pet projects, achei simplesmente fabuloso como você consegue criar interfaces bonitas e funcionais com muito pouco esforço.

Mesmo que não pretendam adotar essas tecnologias, recomendo a qualquer um que pelo menos dê uma estudada nelas…

jurunaloco

pow… flex com flexbuilder… é como programar desktop…
mto prático… e roda filé no browser… ou desktop mesmo…
usando o blazaDs pra fazer comunicação http de dados por trás…

fica show…
html e css nao sou mto fã não…

jurunaloco

mas isso se tratando de aplicações web direcionadas…

L

Não, não me frusto com HTML, mas talvez a razão disso seja um fato peculiar na minha carreira de programador: eu NUNCA programei em desktop. Ao contrário, desenvolvia aplicações, normalmente em C, para serem rodadas em Sparc ou HP-UX, e tudo o que eu via era uma tela preta onde os dados iam e voltavam. Quando programo em Web hoje, ainda tenho essa visão, de que o HTML não é nada mais que um documento, algo que eu tenho que fazer transitar.

Como nunca vi uma linha de Delphi ou uma linha de VB, me surpreende as pessoas que amam qualquer coisa que possa ser feita como se fosse um Desktop. Afinal, pra que imitá-lo? Pra criar uma aplicação com a mesma complexidade de um Office, com seus trocentos menus? Pra que dê medo a um usuário iniciante? Chamar uma aplicação de “rica” distorce qualquer argumentação racional, já que qualquer um pensa que “rico” é melhor que “pobre”. O grande pulo do gato da Web é que o combo HTML+CSS+JS não é rico, pois, não permitindo qualquer web designer encher a aplicação de “riqueza”, esta torna-se simples e acessível.

Quem duvida disso, um exemplo: eu vou comprar um carro, mas não sabia qual modelo. Fui ver sites das montadoras para comparar o que cada veículo tinha de melhor. Todos os sites visitados são aplicações “ricas”, porém todas enchem o saco, pois não me deixavam ver de cara as especificações técnicas, já que eu era interrompido por animações sem sentido. (Experimente procurar especificações de carros vocês também.)

Portanto, não largo do HTML tão cedo.

fabiofalci

Normalmente me frustra mais sites em flash, com música, lerdo, onde não consigo fazer o que pretendo de forma não traumática.

xjunior

Bom, domino bem HTML, CSS e JavaScript como disse o amigo Giulliano,
Creio que depende do seu projeto…
Para sistemas acho melhor usar Uma ferramenta própria para construir RIA, mas o método normal também satisfaz, igua, aqui na empresa estamos criando um application builder, ou seja, uma framework para desenvolver sistemas grandes e complexos facilmente com uma imensa arquitetura embarcada em php, e aqui, toda a parte front-end é feita em javascript, então depende da sua necessidade!

AUser

Opa Kicolobo,

Noticia boa rapaz! Tenho uma boa experiência com Flash/Flex e no que precisar de ajuda, só mandar MP.

Bem, eu não usaria o OpenLazslo. A versão aberta da FlashVM que eles usam é sempre 2 versões anteriores a estável. Ou seja, agora eles estão na versão 8. É pesado, e cheio de bugs.

Eu acredito muito no Flex, o Silverlight também promete muito mas ainda é bem recente, mas o negócio é realmente monstruoso e caso o Flex não se cuide vai se ferrar com o Silverlight. Acredito muito na capacidade do HTML, mas desacredito em browsers e em gambiarras que você precisa fazer sempre pro negócio ficar certo e alinhado.

Bom, eu posso te dizer que com Flex você vai encarar vários bugs e uma IDE horrível, mas tudo isso tem jeito. E sempre que precisar, só falar!

Uma outra coisa que te recomendo, não sei o que você está usando atualmente mas, dê um olhada no padrão de comunicação AMF, da Adobe. Já que você vai usar Flex ele é bem interessante e vai te poupar muito tempo de trabalho.

E como já disse, reforço: qualquer coisa, MP!
[]'s!

xjunior

OFF -> Galera, falando em html, vcs já ouviram falar no HTML 5, parece que vai ter muita coisa bakana, tipo animação bidimensional, suporte multimídia, entre outros…

fredferrao

Acho que o Leonardo falou algo que importante, ele não veio do Desktop.

Eu trabalhava com Delphi, assim como o kiko tambem, depois fui pra java, mas ainda desktop, quando vou pra web realmente me sinto totalmente limitado, no desktop tu tem o dominio de tudo e faz o que quer com a interface, na web, bom, eu não sou webdesigner então me frusto geral, sou capaz de passar uma manha intereira pra fazer uma tela e no final sai um troço feio, cor de burro quando foge :lol: , ja um amigo meu que domina CSS até as entranhas, faz a tela em 10 minutos e fica a coisa mais linda do mundo.
RichFaces, foi a melhor coisa que podia me aparecer, pois ja estava tudo ali pronto.

Penso que Flex, assim como JavaFX e até mesmo o RichFaces, quebram um galho tremendo na criação dessas interfaces para pessoas como eu que sou programador e nao desenhista/webdesigner.

Agora quem tem pleno dominio nos dois lados designer e codificação, esta bem de vida.
Diz o mito que quem é bom de código nao sabe desenhar e quem é webdesigner nao codifica nada :lol: :lol: são duas raças distintas, mas existem uns mestiços por ae hehehehe

kicolobo

Na realidade, o que ficou nítido pra mim foi o seguinte:

O trio HTML/CSS/Javascript é ótimo pra se trabalhar com interfaces nas quais nosso conteúdo é textual/pictórico. De fato, são feitos pra isto. No entanto, se eu começo a precisar de interações mais interessantes como um drag and drop e uma múltimidia mais pesada, o bicho já começa a dar pra trás, pois a incompatibilidade entre os browsers é um fato (e sou bem pessimista com relação a este problema).

Além disto, percebi que por muito tempo eu estava me auto enganando com relação à criação de interfaces web. Cara: a arquitetura web é baseada em documentos. A idéia toda é ter documentos interligados, conteúdo que eu possa pesquisar, e não formulários com eventos avançados, animações, etc (podem até fazer parte, mas são acessórios no máximo, e não a essência).

Foi neste momento em que percebi que muita gente (me incluindo com certeza) ainda confunde web com desktop. Sim: HTML é a lingua franca da web, mas há situações em que eu não quero uma aplicação para tratar conteúdo textual: quero uma aplicação para outros tipos de interatividade (desenho, vídeo, entretenimento interativo de fato, etc), ou seja, eu quero um híbrido entre a web (quero puxar meus dados e armazená-los nesta rede que basicamente sempre está disponível) e, ao mesmo tempo, quero ter a funcionalidade de um desktop. E com os web standards eu trabalho MUITO mais para obter o que já vêm de fábrica com estas plataformas RIA.

Acho importante salientar a diferença entre os dois ambientes, conforme foi mencionado aqui, pois é somente neste momento em que as plataformas RIA mostram de fato o seu porquê de existir. Na realidade, eu não larguei de fato o HTML/CSS/Javascript. Só parei de dar murro em ponta de faca ao tentar implementar uma interfaces MUITO ricas 100% funcional e cross browser.

kicolobo

tenho más notícias pra você. Infelizmente o HTML 5 está previsto para ser recomendado pela W3C somente a partir de 2022 (http://wiki.whatwg.org/wiki/FAQ#When_will_HTML5_be_finished.3F)

E pior, vendo como está sendo implementado nos browsers, torna o sonho ainda mais distante (http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_layout_engines_(HTML5)).

Da até depressão só de olhar…

P

Eu uso o AXDT, que é um plugin pro eclipse. Não tem muitas das funcionalidades do FlexBuilder, mas é gratuito e me atende muito bem!

xjunior

tenho más notícias pra você. Infelizmente o HTML 5 está previsto para ser recomendado pela W3C somente a partir de 2022 (http://wiki.whatwg.org/wiki/FAQ#When_will_HTML5_be_finished.3F)

E pior, vendo como está sendo implementado nos browsers, torna o sonho ainda mais distante (http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_layout_engines_(HTML5)).

Da até depressão só de olhar…

Foda né, mas o lançamento está previsto para 2012 e para chegar no nível de atualização desejado, é previsto para 2022, muito puuuxxxxaaaadddoooo…
dá desânimo mesmo…

xjunior

Dizem q esses sites são em html 5, olha o link aí:

http://html5gallery.com/

Criado 7 de janeiro de 2010
Ultima resposta 13 de jan. de 2010
Respostas 18
Participantes 12