Voce trabalha com o hardware adequado?

Uma questão que me vem a mente é porque na minha casa eu tenho um PC decente mas em toda empresa que eu vou trabalhar os caras me dão maquinas ruins não só para mim mas pra minha equipe inteira.
esse problema será recorrente no mercado pois por exemplo trabalhar com windows XP, um sistema defasado de 11 anos atras apenas pra economizar licença do win7 nao me parece algo inteligente, pois quem trabalha com java ee usa muita memoria RAM e precisa de um sistema 64 bits com 4gb de ram pra cima o que o XP nao é capaz de endereçar isso sem falar de processador.
Vejo isso com muita ressalva pois falo de empresas que faturam pelo menos 100 milhões por ano e querem economizar em maquina depois forçam o empregado a prazos ridiculos.
Se querem produtividade pelo menos invistam no hardware pois nao custa tanto assim, garanto que o investimento é coberto no primeiro mes pois por 1800 reais eu fiz um upgrade completo de desktop quanto mais eles que compram em alto volume conseguiriam preços muito melhores.

trabalho em um i7 + 8gb de ram. Tem até placa NVidia.

Uma alternativa ai, pelo menos com relação ao S.O. é utilizar o Ubuntu…

Quanto a empresa não fornecer o hardware adequado, realmente é difícil… Eu não passei por isso…

A maioria dos casos onde isso ocorre é quando a empresa não tem foco em tecnologia. Justificar o investimento de qualquer valor para a aquisição ou substituição de equipamentos para os desenvolvedores é extremamente difícil. Apenas se o gestor for realmente muito bom ou tiver uma visão a respeito de tecnologia muito bem elaborada, caso contrário, é chover no molhado.

“Trabalhei” em uma máquina com 1GB de RAM livre (tinha 2, mas 1 já ia pro Windows 7) num Core 2 Duo para usar o Weblogic + SOA Suite + JDeveloper (com os plugins SOA/BPM). Usei aspas porque acabei usando meu notebook pessoal pra continuar o trabalho. Algum tempo depois arrumaram uma máquina pra deixarmos pelo menos o Weblogic e o SOA Suite instalados… depois de muito tempo (tanto que o projeto já estava em produção e já tinha sido usado no ciclo do ano) trocaram as máquinas de desenvolvimento.

O mais legal foi ouvir do gerente, quando dissemos que as máquinas não aguentavam o desenvolvimento, a frase “é nessas horas que a gente vê a competência do desenvolvedor”…

Hoje eu continuo trabalhando no meu computador pessoal, já que trabalho administrando os servidores Linux e criando Shell Scripts, mas as máquinas daqui só rodam Windows (e não posso instalar um Linux)…vai entender…

Mas eu nem me importo…aprendi a trabalhar com meu computador pessoal e a não me incomodar com isso.

Disse tudo! Onde a tecnologia é um mero meio, o investimento é visto como um gasto.

A melhor política, nesse caso, seria o “BYOD” - bring your own device.
Uma máquina boa sai muito mais barato que o tempo que o desenvolvedor perde esperando que a máquina faça alguma coisa, mas o custo na verdade é o de atualizar a tal máquina frequentemente.
O problema é que nessas empresas você não pode simplesmente trazer sua máquina de casa, espetá-la na rede, e trabalhar :*(

Estava com um desktop i5 com 4gb de ram, agora estou com um notebook i3 com 4gb de ram.

Não tenho o que reclamar.

[quote=entanglement]A melhor política, nesse caso, seria o “BYOD” - bring your own device.
Uma máquina boa sai muito mais barato que o tempo que o desenvolvedor perde esperando que a máquina faça alguma coisa, mas o custo na verdade é o de atualizar a tal máquina frequentemente.
O problema é que nessas empresas você não pode simplesmente trazer sua máquina de casa, espetá-la na rede, e trabalhar :*([/quote]
sim só empresa pequena deixa voce levar sua propria maquina que alias nem é justo pois voce ficar carregando notebook? correndo risco de assalto e ainda por cima depreciando um equipamento que voce pagou do proprio BOLSO?
ALGUEM ACHA ISSO MESMO CERTO?
Nunca vi pedreiro comprar carrinho de mão e espatula pra trabalhar, pensem nisso.

Não estou dizendo que é para levar seu notebook :slight_smile:

O que fico irritado aqui é que tenho uma máquina relativamente boa para trabalhar (Core i5 - 2400 @ 3.1 GHz, 4GB de memória, HD de 500 GB) mas ela é terrivelmente lerda para trabalhar porque:

a) Em vez de usar um Windows de 64 bits está instalada com um Windows de 32 (e nessa brincadeira 1 GB de memória vai pro lixo)
b) Há dois softwares de segurança instalados - DOIS, sendo que um atrapalha o outro - se um deles está desativado, a máquina vira um avião. Como um atrapalha o outro, então ela fica uma verdadeira carroça - pense em um Pentium 133 tentando rodar o Eclipse.

Eu preferiria simplesmente instalar uma máquina Linux, acessar a rede corporativa e usar só softwares open-source.

No momento também estou na categoria “não é top de linha mas não tenho o que reclamar”

É um i5 com 4Gb (3Gb reconhecidos pelo Windows 32bits), surpreendentemente roda bem 2 IDEs (uma para trabalho e outra para estudar nas horas vagas), Weblogic, editores e às vezes até uma pequena VM.

Tb nao tenho o que reclamar nao, trabalho com um i5, 8gb de ram e 1 tera de hd e monitor 22"

Acho que isso é coisa de falar com seu superior… pedir maquina melhor… se nao der pra trocar totalmente, pedir pelo menos mais memoria ram e/ou hd

[quote=igor_ks]Tb nao tenho o que reclamar nao, trabalho com um i5, 8gb de ram e 1 tera de hd e monitor 22"

Acho que isso é coisa de falar com seu superior… pedir maquina melhor… se nao der pra trocar totalmente, pedir pelo menos mais memoria ram e/ou hd [/quote]

Eu tbm nao tenho do que reclamar, tirando o que é especifico para games a maquina na qual trabalho eh melhor que a que tenho em casa.

[quote=igor_ks]Tb nao tenho o que reclamar nao, trabalho com um i5, 8gb de ram e 1 tera de hd e monitor 22"

Acho que isso é coisa de falar com seu superior… pedir maquina melhor… se nao der pra trocar totalmente, pedir pelo menos mais memoria ram e/ou hd [/quote]
não adianta nao amigo, a empresa inteira é assim, toda equipe que eu conheço usa maquina muito defasada.
boa parte é Core 2 duo e 3gb de ram com XP chorando…