Você usa Linux? Qual versão?

Estou pensando em migrar para linux… mais estou em duvida sobre qual versão… se alguem usa ai… me da uma mão… lembrando que ainda não usei… vou começar do zero… e se tiverem algum material, apostilas, fico grato se me passarem…

Obrigado

Valdos

se vai começar do zero…
vai de ubuntu…
é muito tranquila… configuro tudo automático
rede… samba… todo o resto…

Tem bilhões de coisas na net amigo, só usar o google.
Comece pelo (k)Ubuntu mesmo, ou SuSE, não vai se arrepender.

Atualmente considero o (k)ubuntu a melhor distro Linux, pois é muito simples e nem por isso perde em funcionalidade e recursos para as demais distribuições.

usa slack 11 pq eh o melhor!

tenho o dvd aki, se quiser eu mando uma cópia pra vc…só paga o sedex :smiley:

Não sei qual é a realidade de vocês, mas eu só vejo empresas (grandes) usando Linux RedHat ou Suse. E recentemente em um projeto que participei, com produtos IBM, só foi dado como opção, pela propria IBM, o uso desses dois .

Com esses fatos, a minha opinião é que se você quer tanto assim usar um linux use um RPM-based como o Fedora ou o OpenSuse. Assim todo o conhecimento que você vai adquirir vai servir para alguma coisa quando você participar de um projeto que vai usar Linux.

Eu pessoalmente gosto muito do OpenSuse.

eu usei bastante tempo o SuSE… é muio bom, e bunito tbm…
mas o cara pergunto pra começar a usar linux… ubuntu é o mais fácil, não deixando a qualidade de lado como disse o cassio.
sei lá, cada um acha o que quizer mas pra min não há mta diferença em dar um clique em um .rpm ou um .deb

Trabalhei com o Suse no meu antigo emprego e, pra falar a verdade, a única diferença real que vi entre ele e distros “debian like” mais amigáveis, como o ubuntu, foi o esquema de pacotes… Mas isso é só aprender a mexer no Yast(Suse) ou no Adept/Synaptic ((k)ubuntu) que já era. O resto não sei se tem tanto diferença assim que a pessoa não possa se adaptar rapidamente se mudar de distro…

Fedora é bom?

Eu me apeguei ao Slack…

Slackware 11 quando posso :slight_smile:

A N I M A L !!!

[quote=peron]Slackware 11 quando posso :slight_smile:

A N I M A L !!![/quote]

que nada…animal era Jaspion :smiley:

apesar que eu gostava de Jiraya e acho que o Jiraya daria um pau no Jaspion! aseuihsauie :twisted:

Pow… outra briga de distros não… assim num dá!

Não é questão de quem é melhor ou pior, eu não acredito que o Fedora ou o Suse sejam tecnicamente melhor, mas existe sim uma diferença absurda entre os linuxs RPMbased e o outros, sistema de inicialização (init.d, rc.1,…) e configuração (não, não a parte visual) só para começar.

Não quero discutir se o rpm é melhor ou não, nem tenho conhecimento para isso, mas os rpm-based são os mais utilizado no mercado. E isso têm que pesar na escolha de uma distro.

hahahahhaa
tem o tópico sobre IDE que já tá uma zona…
4 páginas de quebraçera ¬¬

os RPM-based (red hat, suse, etc…) são mais utilizados por serem mais antigos e são mantidos por grandes empresas… diferente do debian que é uma comunidade espalhada pelo mundo… dai vem a questão do suporte e todo o resto que uma empresa tem que levar em consideração…
acho que é isso… ;p

Se você quiser aprender Linux e de tabela Sistemas Operacionais, o melhor que eu acho é o Slackware… Para fazer qualquer configuração é necessário um básico de sistemas operacionais e conhecer bem seu equipamento (hardware) também. Portanto, distribuição completa.

Agora se quiser apenas utilizar o Linux para programação e outras coisinhas mais, sugiro começar com o Ubuntu mesmo, ou até o Kurumin.

[quote=davidhc][quote=peron]Slackware 11 quando posso :slight_smile:

A N I M A L !!![/quote]

apesar que eu gostava de Jiraya e acho que o Jiraya daria um pau no Jaspion! aseuihsauie :twisted: [/quote]

Pow, Jiraya era legal pra caramba, mas acho que o Black Kamen Rider detonava o Jaspion e o Jiraya juntos…

[quote=juzepeleteiro]Não é questão de quem é melhor ou pior, eu não acredito que o Fedora ou o Suse sejam tecnicamente melhor, mas existe sim uma diferença absurda entre os linuxs RPMbased e o outros, sistema de inicialização (init.d, rc.1,…) e configuração (não, não a parte visual) só para começar.

Não quero discutir se o rpm é melhor ou não, nem tenho conhecimento para isso, mas os rpm-based são os mais utilizado no mercado. E isso têm que pesar na escolha de uma distro.[/quote]

Faz tempo q nao uso um RPM-Based mas todas as pessoas q instalaram o Fedora o chamam de Fedorento, pq? Não sei, essas pessoas odiaram. Sei q ele ocupa muito espaço na instalação (não é tao configuravel) o SuSE foi a primeira distro linux q eu vi, achei ótimo na epoca, hoje nao sei como está. RedHat tbm nunca usei, mas tbm ouvi falar q é só marketing.
Slackware é um dos melhores, ja usei e adorei. Mas não aconselho pra quem é iniciante.
Entao eu sugiro que no começo vc use ou Kubuntu ou Kurumin. Mas o Kurumin é soh pra vc conhecer mesmo, nem pense em instalar em um servidor. rsrsrsrs

E hoje eu estou feliz com meu Debian. APT é o q há. :lol:

qqr coisa estamos ai. :wink:

[quote=clodoaldoaleixo][quote=davidhc][quote=peron]Slackware 11 quando posso :slight_smile:

A N I M A L !!![/quote]

apesar que eu gostava de Jiraya e acho que o Jiraya daria um pau no Jaspion! aseuihsauie :twisted: [/quote]

Pow, Jiraya era legal pra caramba, mas acho que o Black Kamen Rider detonava o Jaspion e o Jiraya juntos…[/quote]

Que nada…o Jiraya era o cara…ele copm a cordinha iria capotar o black kamen raider enquanto ele usava a motokinha dele!

E depois iria roubar o robozinho do jaspion! haha :smiley:

Acho que a ajuda já foi dada né.