E aí, como foi a vida de universitário (Ciência da Computação)? Foram bancados pelos pais? Se viraram trabalhando de noite e se matando de dia estudando? Arrumaram um bando de gente pra morar junto e dividir despesas?
Minha mãe pagou apenas as 2 primeiras mensalidades, porque eu não estava trabalhando, mas me arrumei logo em seguida. Dali em diante eu banquei 100% da minha faculdade. Aliás, como meus pais nunca tiveram muita condição, tudo o que eu tenho hoje foi graças ao meu próprio esforço (claro que meus pais me ajudaram um bocado pra que eu crescesse e me botaram pra estudar, mas eu estou falando de bens materiais).
Eu estudo em universidade pública, por isso não tive que me preocupar com mensalidade. Como a universidade é na cidade que eu já morava, não tive que sair da casa dos meus pais. Isso já é um alívio e tanto nos gastos.
As demais despesas sempre foram pagas do meu bolso, com as bolsas de estágios e, atualmente, salário. Livros, transporte, notebook, internet, tv a cabo, farras, viagens, etc.
eu ainda to estudando e estou no quinto semestre… mas a faculdade desde do primeiro semestre sempre paguei…nos dois primeiro semestre eu morava na minha cidade e ia todo os dias de Sprinter para a facul… cerca de 1h de viajem pois é em um outra cidade de 90 km… no terceiro eu achei um emprego melhor na cidade onde faço facul e to aki ate hoje… na luta pagando facul, aluguel(hoje moro sozinho, mas ja dividir ap com mais dois amigos e uma amiga), alimentação, agua, luz, secretária(para nao falar empregada) e condominio, transporte para facul(fica na entrada da cidade) e quando dar compro alguns livros no cartao porem pegando promoção dividindo em ate em 8x sem juros pagando 22,00 hehehe é complicado mais acho que ta perto desse sofrimento acabar falta 1 ano para me formar… e nao pretendo continuar na bahia por muito tempo… mas é isso… ta sendo legal… pois ate o segundo grau meus pais sempre me bancaram em tudo… menos meu ensino medio que fiz no cefet…(qdo morava em Salvador) mas tem outros gastos hehe…
Balada quase não vou… primeiro que não gosto muitoooo, prefiro ficar em casa , no guj etc hehe o diario que vou gastar em uma entrada nessas boates ou festas… dar pra comprar duas revistas no mundo java ou mais heehe!!!
valeu!!
fui bancado pela minha mãe até concluir a graduação… meu curso era tempo integral (engenharia), não dava pra trabalhar “regularmente” e outra… pelo menos na nossa área, a cidade que fiz meu curso era uma negação (pasmem! Não tinha nem 1 softwarehouse)… claro que fiz um monte de bico, tirava o meu trocado, mas nao dava pra me sustentar… acabou a faculdade, na semana seguinte me mudei e estou aqui por conta propria até hoje
Eu ainda estou fazendo faculdade, mas meu curso aqui também é integral mesmo sendo ciências da computação então não consigo trbalhar mais que 20 horas semanais, e não conseguiria me sustentar só com isso mesmo estando numa faculdade federal. Então minhas despesas são meio-a-meio com meus pais.
[]'s
Hã? :shock:
eu fui bancado até o terceiro ano da faculdade
meus pais NÃO DEIXAM eu pagar a faculdade, porque eles dizem que pagaram pro meu irmão e vão pagar pra mim também, que “foi o investimento” deles etc
mas assim, eu sempre trabalhei, no inicio ganhava pouco, não dava pra pagar nem metade do custo do curso. Um dia eu pedi muito pro meu pai pra ele medar um monde de livros (foi um bom gasto), nessa brincadeira virei SCJP, tranquei a faculdade e vim pra São Paulo pra trabalhar com EJB3, JSF, SOA etc. Agora tenho 21 anos e aqui eu já moro sozinho, me sustento e tal, mas o que eu fico mais feliz, é que os meus pais não só bancaram a faculdade e o investimento em livros, como me bancaram de apoio e compreensão, minha mãe foi comigo fazer as duas provas de certificação, sempre esteve no meu lado e meu pai também, então assim, se eu tiver o meu filho e se eu tiver grana, eu vou investir nele de toda a forma possível como meus pais fizeram. Eu mesmo quando era adolescente, não podia ir pras festas, não podia tirar nota baixa no colégio, meus pais sempre foram super rigorosos, nem vídeo-game dia de semana não liberavam
pretendo voltar pra minha cidade pra terminar a facul e fazer a pós ao mesmo tempo trabalhando com home office (tá dificil de achar, fazer o que) mas assim, eu até me considero meio playboy, mas eu ví muitos amigos meus que os pais ganhavam mais do que o meu pai e eles próprios pagavam a faculdade. Quando eu estava conversando com os pais desses amigos meus, eles disseram que se eles parassem de trabalhar e só estudassem, eles fariam questão de bancar toda a faculdade e o que for necessário, eu até entendi o que eles quiseram dizer com isso… “bancar” é algo muito abstrato… mas entendível na maioria dos casos
Eu morava no interior de São Paulo(Birigui, a Massachussets brasileira) e meu pai é dono de uma software house lá. Assim que terminei o ensino médio comecei a cursar sistemas de informação lá na cidade mesmo. Depois de um tempo, vi que tinha tudo na mão(papai pagando faculdade, dando carro na mão e futuro praticamente garantido, afinal, um dia a empresa seria minha) e assim, mesmo sem querer, comecei a me acomodar.
Só que eu não quero ser simplesmente mais um(aka looser), eu quero ser um vencedor e conseguir as coisas com minhas próprias mãos. Então no começo desse ano, eu vim praticamente sozinho e sem lugar pra morar pra São Paulo, acabei encontrando uma republica em São Bernardo do Campo(colado na Zona Sul) que me aceitou e logo depois consegui um (ótimo) emprego, e agora estou aqui…
Tenho 20 anos, moro sozinho, estou no 4º semestre da faculdade e quem paga todas as minhas contas sou eu.
Cheguei a cursar um ano de Engenharia da Computação na UFRN, mas surgiram umas broncas em casa. E como o curso era integral e eu passei a precisar trabalhar de qualquer jeito, tive que deixá-lo. Então surgiu o curso superior de Tecnologia em Desenvolvimento de Software no CEFET-RN, noturno, que salvou minha pele…
Atualmente trabalho na UFRN como programador e faço este curso. :-o
Paguei e ainda pago até hoje meus cursos, desde o colegial técnico.
E acho uma vergonha, se você tem condição de pagar, deixar isso a cargo dos seus pais, porque já desde cedo aprendendo a pagar contas, será um profissional muito mais controlado.
Mas que é difícil é…
[]'s
Hã? :shock: [/quote]
era o $$$$$ nao diario que nem tenho uhahauh!
É incrivel como existe mundos diferentes né…o Brasil é muito grande mesmo, existe muita diversidade.
Eu trablho desde os 14 anos, fiz faculdade a noite…algo bem normal aqui em SP…todo mundo faz assim.
[quote=camilolopes]Balada quase não vou… primeiro que não gosto muitoooo, prefiro ficar em casa , no guj etc hehe o diario que vou gastar em uma entrada nessas boates ou festas… dar pra comprar duas revistas no mundo java ou mais heehe!!!
valeu!! :)[/quote]
Não tinha lido esse comentário seu…
Podem dizer o que quiser, mas esse foi um comentário 100% nerd.
O dia em que eu disser uma coisa dessas podem me amarrar haha.
Mas bem…seja feliz.
[quote=clodoaldoaleixo]É incrivel como existe mundos diferentes né…o Brasil é muito grande mesmo, existe muita diversidade.
Eu trablho desde os 14 anos, fiz faculdade a noite…algo bem normal aqui em SP…todo mundo faz assim.
[/quote]
Não precisa ir muito longe não. Também sou de São Paulo, comecei a trabalhar aos 18 por que eu quis(meu pai não), tô sem faculdade ainda, guardando dinheiro para poder me manter pelo menos 1 ano fazendo engenharia.
Até!
[quote=Gabriel][quote=camilolopes]Balada quase não vou… primeiro que não gosto muitoooo, prefiro ficar em casa , no guj etc hehe o diario que vou gastar em uma entrada nessas boates ou festas… dar pra comprar duas revistas no mundo java ou mais heehe!!!
Mas bem…seja feliz.[/quote]
Sem contar que duas MundoJava não dão nem pra começar direito a balada.
Sobre o tópico, minha faculdade foi bancada, mas depois dela não teve mais moleza. Inclusive, hoje em dia eu dou uma ajudinha pros meus pais.
[quote=#@®®¡$][quote=Gabriel][quote=camilolopes]Balada quase não vou… primeiro que não gosto muitoooo, prefiro ficar em casa , no guj etc hehe o diario que vou gastar em uma entrada nessas boates ou festas… dar pra comprar duas revistas no mundo java ou mais heehe!!!
Mas bem…seja feliz.[/quote]
Sem contar que duas MundoJava não dão nem pra começar direito a balada.[/quote]
Bom, ai depende…
Quanto custa uma MundoJava, a propósito?
No momento eu estou cursando o 5º período de Sistemas de Informação, e quem bancou a minha faculdade até agora foram os meus pais, já que nunca trabalhei ou estagiei. Mas agora eu estou procurando um estágio, e tão logo ache um, eu pretendo ajudá-los nisso.
R$ 11,90
Já paguei mais num chopp (caro, eu sei).
R$ 11,90
Já paguei mais num chopp (caro, eu sei).[/quote]
Bom, então com duas MundoJava eu pago as baladas que eu geralmente vou, mais o metrô até chegar lá e se bobear da até pra tomar uma cerveja ainda.