Voltando ao mercado de desenvolvimento(3 anos fora). Frameworks para me recolocar no mercado

Olá a todos. Faz bastante tempo que não frenquentava este forum, mas não o esqueci. :slight_smile:

Estou trabalhando atualmente com área de negócio mais voltado para o SAP.

Existe a possibilidade de voltar para o mercado de desenvolvimento, logo
gostaria da ajuda de vocês sobre quais frameworks começar a estudar.

Lendo os foruns vi muita coisa. Mas queria o opinião da comunidade.

Antes de parar de programar, eu usava JBoss Seam, Hibernate e o servidor Jboss AS.

Qual caminho seguir ?

Conto com a ajuda dos senhores.

Abraços !!!

Se está falando de Java, recomende que estude as especificações web que evoluíram bastante e são muito utilizadas no mercado. JPA, JSF, JAX-RS, CDI e etc. Fora as especificações e ainda muito utilizados estão Spring, Spring MVC e Hibernate.

Se quer fora do mundo Java, recomendaria que estude JavaScript, Node JS e seus frameworks.

[quote=fredericomaia10]Se está falando de Java, recomende que estude as especificações web que evoluíram bastante e são muito utilizadas no mercado. JPA, JSF, JAX-RS, CDI e etc. Fora as especificações e ainda muito utilizados estão Spring, Spring MVC e Hibernate.

Se quer fora do mundo Java, recomendaria que estude JavaScript, Node JS e seus frameworks.[/quote]

Obrigado Frederico. Meu foco é JAVA mesmo.

Com relação ao JSF… O pessoal não está utilizando o Jboss Sem com implementação ?

Não vejo mais ninguém falando sobre o Jboss Seam.

Abraços !!!

Pessoal, continuo aceitando sugestões.

Agradeço pela boa vontade dos senhores !!! :stuck_out_tongue:

Jboss Seam foi descontinuado. Foi doado pra Apache e quebrado em vários projetos separados. Não vejo falarem sobre ele. Até porque praticamente tudo que ele fazia foi incorporado ao Java EE, então recomendo que estude as novas versões do JSF e CDI por exemplo e nem vai sentir falta do Seam.

Vagando pela internet, vi algumas boas recomendações sobre utilizar :

FRONT END

  • >Baseado em componentes JavaScript

BACK END
-> Java com arquitetura Spring MVC

Esse é o futuro mesmo ?

Tem muitas empresas usando dessa forma sim. BackEnd Rest e FrontEnd com JS.
Os mais populares são FrontEnd com AngularJS e backend em Spring MVC ou similares como VRaptor ou JAX-RS.

[quote=clebiovieira]Vagando pela internet, vi algumas boas recomendações sobre utilizar :

FRONT END

  • >Baseado em componentes JavaScript

BACK END
-> Java com arquitetura Spring MVC

Esse é o futuro mesmo ?[/quote]
Front-end: HTML5, CSS3, JavaScript, AngularJs.
Back-end (caso escolha Java mesmo): Resftful com Spring Boot.

JSF sempre foi ruim, ficou famoso na era RAD e por “portar” programadores desktop para web, só que limitada a mesma cultura. Hoje é totalmente fora de cogitação.

Se seu objetivo é recolocação, melhor pesquisar as oportunidades disponíveis na sua região, pra saber o que o mercado está pedindo.

[quote=javaflex][quote=clebiovieira]Vagando pela internet, vi algumas boas recomendações sobre utilizar :

FRONT END

  • >Baseado em componentes JavaScript

BACK END
-> Java com arquitetura Spring MVC

Esse é o futuro mesmo ?[/quote]
Front-end: HTML5, CSS3, JavaScript, AngularJs.
Back-end (caso escolha Java mesmo): Resftful com Spring Boot.

JSF sempre foi ruim, ficou famoso na era RAD e por “portar” programadores desktop para web, só que limitada a mesma cultura. Hoje é totalmente fora de cogitação.[/quote]

Realmente… Pra mim que saiu de Delphi para JAVA, o JSF na época foi o que me deixou mais relaxado.

O problema é quebrar o paradigma na cabeça… E aprender o básico de layout e pensar Client-side…

Me indicam algum CRUD, tutorial que gostaram para começar ?

Começa seguindo o direcionamento das apostilas abaixo, e em paralelo vai se reforçando com google.


Obrigado Pessoal.

Estou estudando Spring MVC e arranhando o angular JS…