Vontade de abandonar tudo

Caros colegas,

Sábado me reuni com diversos colegas e amigos, sendo que nenhum deles é da área de TI.

Quando cheguei em casa, me lembrando das conversas, fiquei com vontade de abandonar tudo (faculdade TI, emprego TI, tudo).

Hoje faltei no trabalho e não avisei. Tô pensando em fazer a mesma coisa amanhã.

Preciso de palavras acolhedoras do pessoal aqui do GUJ, fico muito chateado de ver que tenho amigos advogados, engenheiros, e até mesmo de publicidade ganhando mais do que eu!!

Um engenheiro júnior, de acordo com o CREA, tem que ganhar, no mínimo 5 mil.

Para ganhar isso com Java tem que ser PLENO, e torcer muito (ou ser puxa saco de chefe) para arrumar alguma empresa que te pague isso CLT.

Quer dizer, as milhares de vagas engenheiro júnior para ganhar 5 mil, são TODAS CLT…

enquanto que para desenvolvimento, a maioria das vagas são em regime “sacana” (leia-se PJ; empresa legal contrata CLT! a não ser que a pessoa realmente TENHA uma empresa com funcionários).

Alguém aqui já viu vaga de engenheiro, contabilidade, etc que não seja CLT ?

alguém aqui conhece uma profissão que, além da parte técnica difícil, inclua aturar pessoas com má educação (quando usuários ficam bravos que os sistemas não funcionam).

E mais uma, se não, a principal: pessoas respeitam médicos, advogados e principalmente engenheiros…

Analista de Sistemas??
rs , tem gente do RH que descarta nosso CV se numa entrevista a gente disser que gosta de sair a noite…

as pessoas acham que quem é da informática não gosta de sexo, vida social e de ganhar dinheiro $ decente!! (e isso inclui donos de empresas e usuários!!)

tô muito triste com isso, mas o pior é que vou ter que fazer outra coisa da vida “forçado”.

Meu sonho é um dia ter um emprego em que as pessoas respeitem o meu trabalho, já to de saco cheio de ser “o cara da informática”, que não tem namorada e não precisa de dinheiro.

Alguém mais passa por isso?

Sim, já vi.

Sobre os salários, é complicado, mas tive amigos recém formados que ralaram muito na engenharia para conseguir um emprego descente. Acho que qualquer profissão, logo que você se forma é complicado.

Mas tem muita vaga de TI por ai, basta você começar a procurar outro emprego.

Tem um ditado que diz: “A grama do vizinho é mais verde.”

Não são todos os engenheiros que ganham 5000, ou advogados que 5000. Tenho em meu ciclo de amizades profissionais nessas áreas e não é assim tão fácil conseguir emprego e ganhar bem.

Acho que TI tem bastante oferta de vaga, mas é necessário as vezes muito conhecimento para ganhar bem.

Fique em seu emprego, até conseguir um melhor, enquanto isso faça cursos na área também.

Você pode tentar algum concurso público de TI (geralmente pagam mais de R$ 5000 iniciais pra analista) ou tentar fazer algum programa próprio. Eu invisto nos 2

rapah…
é complicado!!
mas concordo com romarcio que postou acima!
nao fique desiludido com sua área
isso depende muito do empenho da pessoa como profissional
eu sinto muito orgulho da minha profissão e também sou muito respeitado entre minha família!
Meu pai, minha mãe, irmã, sogra, mulher… rsrs
todos me admiram muito por conseguir cuidar d meus 2 filhos, nunca faltar nada em ksa e sempre estar d bom humor e feliz com meu trabalho!
:slight_smile:
lembrando que já tive momentos muito ruins…
já fui até cobrador de ônibus nos tempos de desemprego, minha mulher xorava pelas dificuldades e contas ainda por pagar
mas agora foi tudo superado e vivo bem com minha família
aprendi muito com isso e com a experiência que tenho nesses meus 26 anos de vida, lhe digo:
jamais deixe que pensamentos negativos minem sua cabeça. tenha ambição(sem maldade, sem atropelar ninguem) de crescer, imagine que nunca vai conseguir o suficiente, isso vai t incentivar a sempre procurar o melhor!
porém, consiga tudo por mérito.

fica aih minhas palavras

Realmente um engenheiro junior de acordo com o CREA tem que ganhar aquele valor… Mas será que todos os Engenheiros Juniors tem esse cargo assinado na carteira?

Cansei de ver empresas contratando para um cargo, mas na carteira, assina outro. -_-’’

Gostaria de saber se algum de seus amigos ja estão com um salario como este, aqui onde moro advogados que ganham bem ja estão a muito tempo na area, pessoas que estão começando acabam dependendo muito de QI.
Tenho 2 amigos que ja são formados em direito, e não conseguem achar absolutamente nenhum trabalho na area , e por necessidade estão trabalhando como auxiliar administrativo(ganhando bem pouco).
Além do mais, em uma conversa de amigos cada um quer supervalorizar sua profissão, não caia na onda de ninguem , afinal se você resolver sair de sua area só porque um amigo seu disse que sua profissão remunera com salarios de 15 mil para cima e ele ainda é estagiario ganhando 500 conto , você pode se decepcionar muito ao fazer a burrada de mudar de area.

Não digo que um engenheiro ganhe 5 mil OU 10 mil , mas ele vai ter que soar MUITO para conseguir, assim como você na sua area.

Pense duas vezes antes de cair em papo dos outros, pois advogados e engenheiros a cada semestre são formados milhares pelo Brasil afora mas só se da bem quem for bem esforçado , ou tiver bastente QI :lol: .

Caro brunobra,

Primeiramente, estar insatisfeito não dá a você o direito de ser irresponsável. Ficar faltando sem avisar, por mais puto que você esteja, só vai prejudicar a sua carreira.

Vou contar o que aconteceu comigo e como eu passei pelo mesmo problema:

em 2010, eu estava muito puto com onde eu trabalhava. Já tinha pedido aumento umas 3 vezes sem ser atendido, e estava ganhando o mesmo do início de 2008. Depois de um fato que eu achei o cúmulo (um dos chefes foi passar um mês na Europa 5 dias após eu pedir um aumento e ele negar dizendo que a empresa estava passando por um momento muito difícil financeiramente), eu simplesmente mudei de cidade, comecei a procurar emprego em outros lugares e fiquei na minha.

Dois meses procurando e achei muitas propostas (a maioria, CLT), com salários iguais ou maiores pelo qual eu estava trabalhando (sábados, domingos, feriados e madrugadas estavam inclusas no meu emprego anterior) e fechei com uma delas.

Uma semana antes de começar na nova empresa, avisei que iria sair. Foi um Deus nos acuda na antiga empresa. Me pediram um mês e eu não aceitei. Propuseram dobrar o salário (não iria dobrar de fato) e eu ainda sim recusei.

Não gosto de vinganças, retaliações e coisas do tipo, mas me senti muito bem de ter saído do jeito que saí. Não souberam dar valor, então não podem reclamar que me perderam abruptamente.

E o pior foi que esse tipo de coisa aconteceu com pelo menos outras 5 pessoas na mesma empresa.

Por issu eu digo para você. Continue trabalhando, mas vá acionando os seus contatos, pague um Ceviu, vagas.com.br ou netcarreiras pois vale muito a pena e procure todo santo dia. Mande Cvs para TODAS as vagas que você ache que vale a pena.

E, se perguntarem do teu trabalho pq vc precisa sair, invente qquer coisa (pagar conta, ir no banco, socorrer o cachorro, qquer coisa mesmo).

Você vai ganhar muito mais saindo de onde não te valorizam. As empresas tem o pensamento que é você que depende deles, quando na realidade, o que acontece é o contrário. Eles precisam muito mais de você que você deles.

Amigo, sendo bem preto no branco, tem alguns fatos na nossa carreira:

  1. Muitos, muitos mesmo, fazem isso porque gostam, não por causa do dinheiro. Deveria ser o caso de todos;
  2. Esforçando-se o suficiente, você consegue SIM escolher onde vai trabalhar;
  3. Não é a vida de todos os advogados e engenheiros que são só flores (como já falaram acima). Na verdade, até onde sei, dificilmente é só flores;
  4. Quanto à analista do RH, depende mais de você se valorizar do que do RH. Quem é do RH não entende mesmo bulhufas do que a gente faz, até porque software é intangível. O que as pessoas vêem que é ‘palpável’, elas entendem. Se elas não vêem, não entendem. Aliás, essa regra vale pra todo mundo que nos cerca;
  5. Existem, sim, lugares para se trabalhar que são maravilhosos, mesmo sendo TI. Acontece que você não vai trabalhar nunca num lugar bom se também não for bom. Isso independe da profissão.

Dica pessoal: já passei muuuuito por situações como a que você está passando. Aí, estudei, me tornei especialista num conjunto de tecnologias que pouquíssimos conhecem (no caso, SOA) e, moral da história, passei a escolher o lugar onde trabalho. Se não me respeitam, eu saio. Se me olharem com descaso na entrevista, eu levanto e saio. Se me obrigarem a fazer tarefas idiotas, eu saio. Mas até aqui, o caminho foi longo, foi um monte de sapos engolidos, uma tarefa ‘idiotizante’ atrás da outra. Mas valeu a pena. Principalmente porque se eu seguisse outra carreira, os passos seriam exatamente os mesmos. Pense nisso. Se quiser virar médico, por exemplo, aconselho dar uma lida em http://www.meusnervos.com.br/ . Se quiser virar publicitário, leia http://fuckyeahpubliciotarios.tumblr.com/ . Se quiser virar designer, leia http://divasca.blogspot.com/ . Lembre-se que médicos especializados em algo são muitíssimo respeitados. Mas não os clínicos gerais. Pense nisso quando quiser mudar de profissão.

Justamente hoje, eu estava conversando com meu colega de trabalho sobre gênios de TI. Acho que não conheço nenhum gênio, e mesmo os que mais se aproximam já engoliram muitos sapos. Eu perdí as contas de quantas vezes a já tive que virar a noite trabalhando por causa de alguma merda muito grande… acontece. Do meu ponto de vista financeiro, compensava? Coisa nenhuma. Mas hoje em dia eu olho pra experiência adquirida e digo: valeu a pena. Do ponto de vista financeiro, da experiência adquirida (tanto em termos de competência profissional quanto de vida), e tudo o mais. Não poderia ser diferente.

P.S: Thomas Edison, considerado um dos grandes gênios da história, disse que aquilo era 1% de inspiração e 99% de transpiração. Depois de algumas (várias) invenções, ele se tornou o fundador da General Electric, e morreu rico. Pense nisso.

Pois é…

A secretária aqui da empresa falou hoje para um engenheiro quando ele sugeriu ao filho adolescente dela estudar informática: “não quero essa vida para meu filho”…

É por isso que sou tratado como um m**** aqui na empresa, aliás, sempre fui tratado como um b**** em todos os lugares que já trabalhei como programador, pessoas de informática são muito mal vistas.

E ganham pouco também!

[quote=mistico]Pois é…

A secretária aqui da empresa falou hoje para um engenheiro quando ele sugeriu ao filho adolescente dela estudar informática: “não quero essa vida para meu filho”…

É por isso que sou tratado como um m**** aqui na empresa, aliás, sempre fui tratado como um b**** em todos os lugares que já trabalhei como programador, pessoas de informática são muito mal vistas.

E ganham pouco também![/quote]

Cara, se vc acha que é tratado como um b*** em TODOS os lugares em que você trabalhou, então o problema não é a TI. O problema é você.
Qualquer área que você for, será a mesma coisa.

Mas agora uma dica prática: Nesse lugar que você está atualmente, a partir de hoje (ou amanhã, depende de quando você for ler), faça o seu trabalho de forma EXCEPCIONAL. Sim, é sério.

Trabalhe como se estivesse montando a sua multinacional de um bilhão de dólares. Das duas uma. Ou será valorizado neste mesmo lugar, ou então alguém perceberá que você tem talento e pode mais e, COM CERTEZA, te levará para um lugar onde você possa se sentir valorizado. Mas tudo só dependerá ÚNICA e EXCLUSIVAMENTE de você.

"meu pai ja dizia…para de brincar com computador e arrume um emprego de verdade…

Adoro TI e atualmente é o meu trabalho, mais no futuro será meu hobbie…, vou seguir os conselhos do meu pai…"

você comentou de Engenharia, o que paga menos é o da computação…os mais cotados são Mecanica e Civil…dentre os 2…prefiro Mecanica…

estude essa frase: “se seu trabalho é legal, te pagam pouco por isso”, advocacia/medicina é um sacao gigante

faça como eu, deixe como objetivo que TI na sua vida será um hobbie e não um meio de viver.

pode ser que eu ganhe exatamente igual ao que eu ganharia em TI,
porém detalhes que jamais serão entendidos…menos stress, uma vida mais estavel, uma vida mais madura

faz isso não cara, tenta fazer outra coisa…tbm pensava assim, mas enfim começei a malhar e estou em TI e danço em casas de swing …tiro uma grana otima e bastante…com esse emprego novo comprei minha casa meu carro e motos dentro de 1 ano depois do 2 emprego…me ajudou e muito…e agora to abrindo um comércio…

bora pra frente !!!

Inveja vai vir de todos os lados, mas não veja isso como um mal…

se vier pra SP tu vai ganhar bem mlkote…
boa sorte.

#ficadica

Aqui não é o lugar certo pra perguntar isso.
Como vc viu, 99% das opiniões são de apaixonados por TI que vão te estimular a ficar na área.
Baseado na minha experiência, eu te digo:
SAI DESSA ENQUANTO É TEMPO!
O amor pela programação não vai pagar as suas contas.
Pode até pagar as suas festas e a prestação do carro enquanto vc é guri baladeiro, mas não paga moradia, alimentação, escola para os seus filhos.
Esta profissão tá uma casa da mãe joana, uma zona do baixo meretrício, uma putaria desenfreada.
90% das vagas são em empresas terceirizadoras atravessadoras de mão-de-obra, qua fazem o possível pra explorar ao máximo o seu trabalho pagando o mínimo possível, estuprando a CLT e os seus direitos com as mais esdrúxulas falcatruas para contratação, tipo PJ, cooperativa, etc. Tudo 171.
Claro que existem exceções, tem uma galera que s dá bem.
Mas é uma insanidade entrar numa profissão onde vc tem que estudar muito, se atualizar constantemente para o resto da vida, concorrer com milhares de recem formados e não formados que aprenderam a programar no Google, tudo isso para sonhar em ser uma exceção!
Faz uma pesquisa rápida na faculdade e com os seus amigos e veja quantos profissionais de TI eles cohecem que realmente se destacaram e tem uma vida tranquila.
Faz outra tambem: quantos profissionais de TI tem mais de 40 anos? Aqui vc vai encontrar bem poucos. A maioria já enveredou para cargos gerenciais, e outro tanto mudou de área para salvar a sua saúde mental.
Claro que vc pode ficar e tentar criar uma empresa, ou desenvolver um app matador para iOS que vai enriquecê-lo. Mas é uma loteria. E vc pode tentar isso como um hobbie nas horas vagas, enquanto se prepara para uma profissão de verdade.
É isso.
#prontofalei.

vc ve mto disso em curitiba?

[quote=pinto]Aqui não é o lugar certo pra perguntar isso.
Como vc viu, 99% das opiniões são de apaixonados por TI que vão te estimular a ficar na área.
Baseado na minha experiência, eu te digo:
SAI DESSA ENQUANTO É TEMPO!
O amor pela programação não vai pagar as suas contas.
Pode até pagar as suas festas e a prestação do carro enquanto vc é guri baladeiro, mas não paga moradia, alimentação, escola para os seus filhos.
Esta profissão tá uma casa da mãe joana, uma zona do baixo meretrício, uma putaria desenfreada.
90% das vagas são em empresas terceirizadoras atravessadoras de mão-de-obra, qua fazem o possível pra explorar ao máximo o seu trabalho pagando o mínimo possível, estuprando a CLT e os seus direitos com as mais esdrúxulas falcatruas para contratação, tipo PJ, cooperativa, etc. Tudo 171.
Claro que existem exceções, tem uma galera que s dá bem.
Mas é uma insanidade entrar numa profissão onde vc tem que estudar muito, se atualizar constantemente para o resto da vida, concorrer com milhares de recem formados e não formados que aprenderam a programar no Google, tudo isso para sonhar em ser uma exceção!
Faz uma pesquisa rápida na faculdade e com os seus amigos e veja quantos profissionais de TI eles cohecem que realmente se destacaram e tem uma vida tranquila.
Faz outra tambem: quantos profissionais de TI tem mais de 40 anos? Aqui vc vai encontrar bem poucos. A maioria já enveredou para cargos gerenciais, e outro tanto mudou de área para salvar a sua saúde mental.
Claro que vc pode ficar e tentar criar uma empresa, ou desenvolver um app matador para iOS que vai enriquecê-lo. Mas é uma loteria. E vc pode tentar isso como um hobbie nas horas vagas, enquanto se prepara para uma profissão de verdade.
É isso.
#prontofalei.[/quote]

True History

Já que os comentários do douglaskd e do pinto estão levando para a saída desta carreira, o que vocês acham do mercado para eng. química e para nanotecnologia?

existe também a de petróleo, que ninguem faz por que tem medo do futuro…então a remuneração é blaster

a de química, o mercado é bem vasto, podendo trabalhar em vários tipos de usinas,

o piso para engenheiro 6h é de 6*salario_minimo,

ou seja, apartir de 01/01/2012… 6 * R$622,00 = R$3732,00 recem formado

automação / eletronica…querendo ou não você ainda estará pisando em TI…

nanotecnologia desconheço…

Soh uma pergunta: Quanto tempo vc trabalha na area?

Primeiro ponto, questao salario eh muito relativo, depende de tanta coisa: experiencia na area, sua formacao, especializacoes e certificacoes, cidade do Brasil que voce reside, tecnologia que vc trabalha e empresa que voce esta.

Outra coisa, vc citou que os seus amigos advogados e engenheiros ganham mais do que voce. Quanto tempo esse pessoal esta trabalhando??? Tipo, advogado em comeco de carreira eh tipo um office boy de luxo, trabalho eh uma merda, salario eh uma merda… soh depois de uns anos que comeca a melhorar. Engenheiro eu nao sei qual a media salarial.
Um coisa que eu tenho notado eh que por exemplo, nos tempos de internet, todo mundo que quer ser programador vira programador, somente lendo blogs, tutoriais na net, foruns e muitas empresas nao estao nem ai se o fulano tem ou nao faculdade, “sabendo programar” eh o que importa. Eh infelizmente essa e a realidade, nos temos que competir com pessoas sem nenhuma formacao e pessoas que estudaram pra caramba em otimas faculdades.
Contrario de engenharia, ng vira engenheiro, advogado, medico, somento navegando na net, a pessoa precisa estudar, ser especializada, o que o mercado filtrar bastante o numero de profissionais e tambem os que estao na area sao mais valorizados.

Nao aparecer no seu trabalho e tambem nao avisar, nao eh solucao… porque voce nao tira uns dias de ferias para pensar o que vc quer fazer ?

//Daniel

[quote=ruivo]Caro brunobra,

Primeiramente, estar insatisfeito não dá a você o direito de ser irresponsável. Ficar faltando sem avisar, por mais puto que você esteja, só vai prejudicar a sua carreira.

Vou contar o que aconteceu comigo e como eu passei pelo mesmo problema:

em 2010, eu estava muito puto com onde eu trabalhava. Já tinha pedido aumento umas 3 vezes sem ser atendido, e estava ganhando o mesmo do início de 2008. Depois de um fato que eu achei o cúmulo (um dos chefes foi passar um mês na Europa 5 dias após eu pedir um aumento e ele negar dizendo que a empresa estava passando por um momento muito difícil financeiramente), eu simplesmente mudei de cidade, comecei a procurar emprego em outros lugares e fiquei na minha.

Dois meses procurando e achei muitas propostas (a maioria, CLT), com salários iguais ou maiores pelo qual eu estava trabalhando (sábados, domingos, feriados e madrugadas estavam inclusas no meu emprego anterior) e fechei com uma delas.

Uma semana antes de começar na nova empresa, avisei que iria sair. Foi um Deus nos acuda na antiga empresa. Me pediram um mês e eu não aceitei. Propuseram dobrar o salário (não iria dobrar de fato) e eu ainda sim recusei.

Não gosto de vinganças, retaliações e coisas do tipo, mas me senti muito bem de ter saído do jeito que saí. Não souberam dar valor, então não podem reclamar que me perderam abruptamente.

E o pior foi que esse tipo de coisa aconteceu com pelo menos outras 5 pessoas na mesma empresa.

Por issu eu digo para você. Continue trabalhando, mas vá acionando os seus contatos, pague um Ceviu, vagas.com.br ou netcarreiras pois vale muito a pena e procure todo santo dia. Mande Cvs para TODAS as vagas que você ache que vale a pena.

E, se perguntarem do teu trabalho pq vc precisa sair, invente qquer coisa (pagar conta, ir no banco, socorrer o cachorro, qquer coisa mesmo).

Você vai ganhar muito mais saindo de onde não te valorizam. As empresas tem o pensamento que é você que depende deles, quando na realidade, o que acontece é o contrário. Eles precisam muito mais de você que você deles.[/quote]
É por aí, concordo quando vc não é valorizado sai fora busca por novas oportunidades. Já vi pessoas darem a alma para a empresa, tipo o cara se matricula na facu e é reprovado em todas as cadeiras para ser o cara só que quando vai pedir o aumento a empresa vem com a mesma justificativa. De fato até que esse sujeito foi burro mesmo, pois dar a alma assim é ser muito burro :wink:

se o seu objetivo é ficar rico não é muito difícil como programador montar uma empesa e faturar uma boa grana…
uma coisa eu sei…
Engenheiro rico de verdade é Engenheiro dono de construtora(Empresário).
Advogado rico de verdade é Advogado dono de escritório(Empresário).
Médico rico de verdade é Médico dono de clínica(Empresário).
Economista rico de verdade é economista dono de consultoria ou investidor(Empresário).

No mais você sempre será da Classe trabalhadora e vai trabalhar pra enriquecer o dono do capital.