Vontade de abandonar tudo

Já passei por isso, e reavaliei os prós e contras de largar tudo e mudar radicalmente de carreira. Cheguei a conclusão que o tempo gasto em aprender novos conceitos, novas formas de trabalho levariam um tempo demasiadamente grande para chegar onde cheguei como desenvolvedor web.

Não acho que seja fácil. Vale tentar, mas não apostar todas as suas fichas nisso.

Fato.
Independentemente da sua área, aprenda a ser empreendedor.

Não acho que seja fácil. Vale tentar, mas não apostar todas as suas fichas nisso.

Fato.
Independentemente da sua área, aprenda a ser empreendedor.[/quote]

E, como empreendedor, aprenda a lidar com o fracasso. Afinal de contas, a gente só aprende a andar caindo muito.

na real… uma coisa que não falta é advogado que mudou de profissão por que como advogado não conseguiu nada.

na real, conheci engenheiro que era pj, mais de um.

medico… bem nesse caso eu concordo, acho o fim da picada, é uma coisa relativamente normal o cliente ir ser atendido pelo médico, ser mau atendido e ainda abaixar a cabeça para o “doutor”…

publicitário… meu nessa área eu conheci 4, o geral é que a maioria ganha mal pra caramba, tem poca vaga e elas pagam mal e uma minoria extrema ganha horrores de bem.

TI é uma merda na valorização do profissional? Concordo em partes, tem uma certa falta de respeito, falta de valores mas isso é pelo excesso de gente que “permite” que isso aconteça, que abaixa a cabeça para ignorantes que não procuram ter o minimo de educação ao reclamar sobre coisas que muitas vezes nem sabem o que estão falando. Por outro lado apesar de ter áreas que pagam melhor, muuuitas e muitas áreas pagam pior ou bem pior do que desenvolvimento de software e tem menos vagas facil…

quanto a exigência de conhecimento eu até concordo que poucas áreas cobram tanto quanto, ou se for o caso mais, nestas posso citar medicina e engenharia, algumas outras áreas relacionadas a saúde ou quimica mesmo… mas a maioria não…

não é as mil maravilhas, o ambiente muitas vezes é ruim (parcela de culpa nossa como disse), certas vezes não, o rendimento é razoável (tem muito lugar ruim mas também tem os que pagam melhor), a cobrança de conhecimento é alta mesmo mas muitas vezes os rendimentos acompanham (muitas vezes não). Tem seus prós e contras mas poderia ser beeeem pior… não mudo ainda pelo mesmo motivo que o marcio, para chegar no mesmo nivel que to agora em outra área demoraria bastante (e não acho que melhoraria tanto não)…

Marcio_Nogueira

Ja conversei com muitas pessoas que fizeram engenharia após os 35, na verdade acho que foi maioria…

eu talvez por preconceito, escolheria um engenheiro mais velho “com mais idade”, do que um mais novo

vou explicar: o engenheiro tem muita responsabilidade, ele nao pode largar tudo e se aventurar, provavelmente alguem mais velho, é casado, tem filho, casa, uma vida que precisa de estabilidade financeira, dessa forma ambos entram em acordo…, você nao tem medo do cara te deixar na mão em um projeto grande.

Problema de advogado eles pensam que são frodis …mas tem muitos que não sabem nd e se engasgam no final…
sonham muito alto no começo da carreira!

publicidade…jornalismo…marketing…

o salário é terrivel, o “QI” IMPERA nessas profissões…

trabalhei 1 ano e 6 meses como designer grafico, tive contato com váriossss profissionais dos citados acima.

essas eu não indico jamais, só filho de emprésário, sobrinho do ricao, neto do milhonário, pra ser bem sucedido…

você pode ter a idéia de marketing/publicidade mais fantastica do universo, ser o melhor profissionais, sem QI…vai ser mal pago.

[quote=maior_abandonado]na real… uma coisa que não falta é advogado que mudou de profissão por que como advogado não conseguiu nada.

na real, conheci engenheiro que era pj, mais de um.

medico… bem nesse caso eu concordo, acho o fim da picada, é uma coisa relativamente normal o cliente ir ser atendido pelo médico, ser mau atendido e ainda abaixar a cabeça para o “doutor”…

publicitário… meu nessa área eu conheci 4, o geral é que a maioria ganha mal pra caramba, tem poca vaga e elas pagam mal e uma minoria extrema ganha horrores de bem.

TI é uma merda na valorização do profissional? Concordo em partes, tem uma certa falta de respeito, falta de valores mas isso é pelo excesso de gente que “permite” que isso aconteça, que abaixa a cabeça para ignorantes que não procuram ter o minimo de educação ao reclamar sobre coisas que muitas vezes nem sabem o que estão falando. Por outro lado apesar de ter áreas que pagam melhor, muuuitas e muitas áreas pagam pior ou bem pior do que desenvolvimento de software e tem menos vagas facil…

quanto a exigência de conhecimento eu até concordo que poucas áreas cobram tanto quanto, ou se for o caso mais, nestas posso citar medicina e engenharia, algumas outras áreas relacionadas a saúde ou quimica mesmo… mas a maioria não…

não é as mil maravilhas, o ambiente muitas vezes é ruim (parcela de culpa nossa como disse), certas vezes não, o rendimento é razoável (tem muito lugar ruim mas também tem os que pagam melhor), a cobrança de conhecimento é alta mesmo mas muitas vezes os rendimentos acompanham (muitas vezes não). Tem seus prós e contras mas poderia ser beeeem pior… não mudo ainda pelo mesmo motivo que o marcio, para chegar no mesmo nivel que to agora em outra área demoraria bastante (e não acho que melhoraria tanto não)…[/quote]

Médico, é? Já leu http://www.meusnervos.com.br/ ?

Quanto à profissão, já disse em mais de um tópico por aqui que a responsabilidade disso é nossa. Afinal de contas, nas outras áreas os profissionais são respeitados porque SÃO profissionais. Se algo não está de acordo, um médico fala, um advogado fala, um engenheiro fala… TI, não, abaixa a cabeça e faz, mesmo sabendo que está fazendo errado. Uma coisa na questão da faculdade eu concordo: se é assim, é porque muitos profissionais não são profissionais de verdade, são micreiros que não aprenderam uma profissão, aprenderam um hobby. Aí, foram pro mercado de trabalho ganhar dinheiro com o hobby.

Não acho que seja fácil. Vale tentar, mas não apostar todas as suas fichas nisso.

Fato.
Independentemente da sua área, aprenda a ser empreendedor.[/quote]

E, como empreendedor, aprenda a lidar com o fracasso. Afinal de contas, a gente só aprende a andar caindo muito. [/quote]

O problema é que para ser emprendedor, tem que ter dinheiro, e não apenas isto tem que jogar, apostar, apostar dinheiro alto, pode perder ou ganhar, a vida é um jogo! Mas o foda é que como desenvolvedor vc não tem dinheiro, vc não ganha dinheiro de verdade, então a questão é de onde vc vai tirar dinheiro para ser emprendedor?
E medico não é todos que ganham bem… Conheço um que ganha menos que eu…

Só não se iludam com esses possíveis salários: Engenheiro 5000, Químico 3600, Advogado 4000, Contador 3500…

Isso existe? Sim existe, mas não é qualquer um que consegue.

Por exemplo, um Contando precisa ter registro para poder assinar a contabilidade de uma empresa. Porém, nem o registro vai garantir que ele ganhe o salário almejado. O mesmo acontece com o Engenheiro, Advogado, Químico…

Porque? Porque você pode ser contratado para uma equipe de engenheiros e não ser o engenheiro responsável. Como pode não ser o Contador, Advogado e Químico responsável, então não vai ganhar essa bolada toda inicial.

Vão sonhando que é assim tão fácil. Vocês acham que vão sair da faculdade de Engenharia Civil e ganhar 5000 assinando uma obra de milhões, podem sonhar que não é assim. Vai levar muitos anos até se conquistar isso.

Como também acontece nas outras áreas.

Nem tudo é uma mar de rosas como os outros falam. Nem mesmo a área TI.

Antes de participar de qualquer projeto que seja, busco avaliar os riscos e conhecer cada membro da equipe para ver quem realmente são. Durante o projeto a verdadeira cara de cada um aparece.

Não acho que seja fácil. Vale tentar, mas não apostar todas as suas fichas nisso.

Fato.
Independentemente da sua área, aprenda a ser empreendedor.[/quote]

E, como empreendedor, aprenda a lidar com o fracasso. Afinal de contas, a gente só aprende a andar caindo muito. [/quote]

O problema é que para ser emprendedor, tem que ter dinheiro, e não apenas isto tem que jogar, apostar, apostar dinheiro alto, pode perder ou ganhar, a vida é um jogo! Mas o foda é que como desenvolvedor vc não tem dinheiro, vc não ganha dinheiro de verdade, então a questão é de onde vc vai tirar dinheiro para ser emprendedor?
E medico não é todos que ganham bem… Conheço um que ganha menos que eu…[/quote]

Bom… esse é o lado ÓTIMO de ser programador: em geral, pra todas as idéias que a gente tem, a maior parte do capital envolvido pra viabilizar é o intelectual. Pra lançar uma app na internet só precisa pagar hospedagem. E se jogar numa nuvem tipo a EC2, a grana só começa a sair do bolso depois que a app já está bem estabelecida.

Precisa nem sair do emprego pra empreender alguma coisa

Fale um pouco sobre isto, Alexandre.
Que tipo de contrato é esse?
Onde obtenho mais informações?
Obrigado!

[quote=romarcio]Só não se iludam com esses possíveis salários: Engenheiro 5000, Químico 3600, Advogado 4000, Contador 3500…

Isso existe? Sim existe, mas não é qualquer um que consegue.

Por exemplo, um Contando precisa ter registro para poder assinar a contabilidade de uma empresa. Porém, nem o registro vai garantir que ele ganhe o salário almejado. O mesmo acontece com o Engenheiro, Advogado, Químico…

Porque? Porque você pode ser contratado para uma equipe de engenheiros e não ser o engenheiro responsável. Como pode não ser o Contador, Advogado e Químico responsável, então não vai ganhar essa bolada toda inicial.

Vão sonhando que é assim tão fácil. Vocês acham que vão sair da faculdade de Engenharia Civil e ganhar 5000 assinando uma obra de milhões, podem sonhar que não é assim. Vai levar muitos anos até se conquistar isso.

Como também acontece nas outras áreas.

Nem tudo é uma mar de rosas como os outros falam. Nem mesmo a área TI.[/quote]
Resumindo: O que prometem para as outras carreiras é a mesma coisa que prometem para a nossa, só estando lá para perceber.

[quote=Frantic Avenger][quote=romarcio]Só não se iludam com esses possíveis salários: Engenheiro 5000, Químico 3600, Advogado 4000, Contador 3500…

Isso existe? Sim existe, mas não é qualquer um que consegue.

Por exemplo, um Contando precisa ter registro para poder assinar a contabilidade de uma empresa. Porém, nem o registro vai garantir que ele ganhe o salário almejado. O mesmo acontece com o Engenheiro, Advogado, Químico…

Porque? Porque você pode ser contratado para uma equipe de engenheiros e não ser o engenheiro responsável. Como pode não ser o Contador, Advogado e Químico responsável, então não vai ganhar essa bolada toda inicial.

Vão sonhando que é assim tão fácil. Vocês acham que vão sair da faculdade de Engenharia Civil e ganhar 5000 assinando uma obra de milhões, podem sonhar que não é assim. Vai levar muitos anos até se conquistar isso.

Como também acontece nas outras áreas.

Nem tudo é uma mar de rosas como os outros falam. Nem mesmo a área TI.[/quote]
Resumindo: O que prometem para as outras carreiras é a mesma coisa que prometem para a nossa, só estando lá para perceber.[/quote]

E tempo de experiencia na área. A não ser que o profissional tenha um excelente QI dentro de uma grande empresa, dai talvez, o processo seja mais rápido.

Engenheiro se fode de verde e amarelo por 6 anos, faz estágio, começa ganhando pouco, não é esse mar de rosas não, sem contar que não é todo mundo que aguenta o tranco, muita gente desiste antes de se formar.

Acho que todo mundo já teve essa vontade algum dia. Há alguns anos atrás eu estava assim também, hoje estou em um lugar melhor.

Não sei como é o mercado para engenharia, mas acho que não seja tão fácil arranjar emprego assim não. Conheci vários engenheiros que ficaram desempregados por um longo período de tempo (em alguns casos até anos), ou que tinham empregos em TI. Pode ser que o salário seja maior, mas acho que como programador seja mais fácil arranjar uma posição no mercado.

A situação está melhorando gradualmente. Antigamente tinha muito mais PJ, mas hoje parece que as empresas estão preferindo CLT para evitar problemas legais.

Sobre ganhar dinheiro, acho que não tem jeito mesmo. Se quiser ficar rico vai ter que ser empresário. Como funcionário na melhor das hipóteses você pode conseguir uma certa estabilidade e um salário mais ou menos em alguma empresa grande que forneça condições adequadas de trabalho. Na pior você cairá nessas consultorias que querem que você trabalhe de fim de semana sem pagar a hora extra.

Mudar de área é complicado, pois você precisará começar do zero. Se você tiver dinheiro e tempo para bancar o investimento em educação talvez seja uma opção.

Fale um pouco sobre isto, Alexandre.
Que tipo de contrato é esse?
Onde obtenho mais informações?
Obrigado![/quote]

A Amazon AWS tem uma faixa de precificação que eles chamam de free tier, ou seja, até certo limite de uso, o custo é zero. Eles só começam a cobrar a partir de certo valor. Tem serviços que não possuem essa free tier (o RDS, por exemplo - serviço de bancos relacionais), mas se você usar algum banco NoSQL, por exemplo, seu custo continua sendo próximo do zero. Dê uma olhada nesse link, que logo no topo da página tem as informações sobre a free tier.

[]'s

Salário baixo afasta estudantes do setor de TI

http://www.oficinadanet.com.br/noticias_web/4798/salario-baixo-afasta-estudantes-do-setor-de-ti?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+oficinadanet_rss+(Oficina+da+Net+-+Feed)&utm_content=FaceBook